Ir para conteúdo

Aula 09 - Desfragmentador


Ir para a solução Solucionado por Baboo,

Mensagem Recomendada

Você indica o Defragger por afirmar que o desfragmentador do Windows é muito simples. A MS não tem planos de melhorar essa ferramenta?

 

Quanto maior meu conhecimento mais evidente fica minha ignorância.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Galera, aproveitar o tópico sobre desfragmentação para uma pergunta.

Há uma maneira de forçar a desfragmentação do SSD via Defraggler quando agendado para ser feito no reinício do PC? Quando eu agendo a desfragmentação para antes da inicialização do Windows, o processo de verificação pula a etapa alegando que é prejudicial ao SSD.

Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Carlos Pacheco disse:

Galera, aproveitar o tópico sobre desfragmentação para uma pergunta.

Há uma maneira de forçar a desfragmentação do SSD via Defraggler quando agendado para ser feito no reinício do PC? Quando eu agendo a desfragmentação para antes da inicialização do Windows, o processo de verificação pula a etapa alegando que é prejudicial ao SSD.

Valeu pessoal!

Boa noite Carlos tudo bem? 

 

Pesquisando um pouco sobre isso uma possível maneira de resolver o seu problema seria criando um batch e, posteriormente, criando um agendamento pelo task scheduler do próprio Windows para executar esse batch regularmente...

 

Encontrei esses comandinhos já prontos no fórum do ccleaner:

@echo off

set df="c:\program files\defraggler\df.exe"

%df% "c:\*.*" /s

%df% "e:\*.*" /s

%df% "f:\*.*" /s

c:\Windows\system32\shutdown.exe -s -t 0

Sendo que:

set df="c:\program files\defraggler\df.exe" - é a localização do df.exe, adapte para o seu contexto.

%df% "c:\*.*" /s - é o drive que será desfragmentado, tente colocar a letra do drive do seu SSD aqui.

Temos alguns exemplos úteis também:

df.exe C:\testfile - desfragmenta o arquivo C:\testfile.exe.

df.exe C:\Windows /shutdown - desfragmenta todos os arquivos da pasta Do Windows em C:, e, em seguida, desliga o computador.

df.exe C:\Windows\*.exe - desfragmentações todos . Arquivos EXE na pasta Windows em C:.

df.exe "C:\Program Files\*.exe" C:\Windows C:\new.txt - desfragmenta todos os Arquivos EXE na pasta Arquivos de Programa, todos os arquivos na pasta Windows e o arquivo new.txt na raiz de C:.

df.exe C:\ /large - desfragmenta todos os arquivos na unidade C: e move arquivos grandes para o final da unidade.

 

Aqui está a documentação completa do df.exe, pois junto com a GUI vem essa "versão em command-line" dele: https://www.ccleaner.com/docs/defraggler/advanced-usage/command-line-parameters

Isso pode não resolver definitivamente o seu problema mas acho que vale a pena dar uma olhada a fundo nesse link e estudar um pouquinho... no momento estou sem tempo para fazer isso, se descobrir algo posto uma atualização aqui ok? :)

Editado por Zen-Aku
  • Legal, essa informação é útil 1

assinatura-baboo.png.b91ba240855a23275b8ad0842062ce7f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Zen-Aku disse:

Boa noite Carlos tudo bem? 

 

Pesquisando um pouco sobre isso uma possível maneira de resolver o seu problema seria criando um batch e, posteriormente, criando um agendamento pelo task scheduler do próprio Windows para executar esse batch regularmente...

 

Encontrei esses comandinhos já prontos no fórum do ccleaner:


@echo off

set df="c:\program files\defraggler\df.exe"

%df% "c:\*.*" /s

%df% "e:\*.*" /s

%df% "f:\*.*" /s

c:\Windows\system32\shutdown.exe -s -t 0

Sendo que:

set df="c:\program files\defraggler\df.exe" - é a localização do df.exe, adapte para o seu contexto.

%df% "c:\*.*" /s - é o drive que será desfragmentado, tente colocar a letra do drive do seu SSD aqui.

Temos alguns exemplos úteis também:

df.exe C:\testfile - desfragmenta o arquivo C:\testfile.exe.

df.exe C:\Windows /shutdown - desfragmenta todos os arquivos da pasta Do Windows em C:, e, em seguida, desliga o computador.

df.exe C:\Windows\*.exe - desfragmentações todos . Arquivos EXE na pasta Windows em C:.

df.exe "C:\Program Files\*.exe" C:\Windows C:\new.txt - desfragmenta todos os Arquivos EXE na pasta Arquivos de Programa, todos os arquivos na pasta Windows e o arquivo new.txt na raiz de C:.

df.exe C:\ /large - desfragmenta todos os arquivos na unidade C: e move arquivos grandes para o final da unidade.

 

Aqui está a documentação completa do df.exe, pois junto com a GUI vem essa "versão em command-line" dele: https://www.ccleaner.com/docs/defraggler/advanced-usage/command-line-parameters

Isso pode não resolver definitivamente o seu problema mas acho que vale a pena dar uma olhada a fundo nesse link e estudar um pouquinho... no momento estou sem tempo para fazer isso, se descobrir algo posto uma atualização aqui ok? :)

Boa noite, Zen-Aku!

Muito obrigado por me responder. Mas infelizmente, eu não fui coeso na pergunta e acabei deixando uma ambiguidade aí... Nossa, me desculpe por tomar seu tempo, e de todos que se dispuseram em pesquisar e tentar encontrar o "erro".

É o seguinte, quando eu me refiro ao agendamento, queria dizer que gostaria de executar o defraggler antes de que o sistema carregue. O processo de desfragmentação na inicialização. Bom, quando eu "agendo" esta tarefa, antes de carregar o Windows aparece a mensagem de que será iniciado o processo de defrag. Porém, o programa detecta o SSD e aborta o processo. É isto que eu queria "burlar".

Mais uma vez, mil pedidos de perdão. Uma coisa que eu não tolero é perder tempo e desperdiçar o tempo de outras pessoas. Lamento mesmo o ocorrido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Carlos Pacheco disse:

Boa noite, Zen-Aku!

Muito obrigado por me responder. Mas infelizmente, eu não fui coeso na pergunta e acabei deixando uma ambiguidade aí... Nossa, me desculpe por tomar seu tempo, e de todos que se dispuseram em pesquisar e tentar encontrar o "erro".

É o seguinte, quando eu me refiro ao agendamento, queria dizer que gostaria de executar o defraggler antes de que o sistema carregue. O processo de desfragmentação na inicialização. Bom, quando eu "agendo" esta tarefa, antes de carregar o Windows aparece a mensagem de que será iniciado o processo de defrag. Porém, o programa detecta o SSD e aborta o processo. É isto que eu queria "burlar".

Mais uma vez, mil pedidos de perdão. Uma coisa que eu não tolero é perder tempo e desperdiçar o tempo de outras pessoas. Lamento mesmo o ocorrido...

Boa noite tudo bem?

Sem problemas! Teria alguma foto do "problema" ?
 

assinatura-baboo.png.b91ba240855a23275b8ad0842062ce7f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Baboo gostaria de saber para que serve aquela função "Optimize" do Defraggler... traz algum benefício em questão de performance?

"Then he said to them all: “Whoever wants to be my disciple must deny themselves and take up their cross daily and follow me".

- Luke 9:23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o ideal é somente desfragmentá-lo pois a função "Optimize" não tem serventia,certo?

"Then he said to them all: “Whoever wants to be my disciple must deny themselves and take up their cross daily and follow me".

- Luke 9:23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Lokateu disse:

Já que desfragmentar o SSD é algo comprovadamente funcional, porque os softwares ainda insistem em deixar o comando TRIM por default?

Ao meu ver é porque eles ainda são muito conservadores quanto isso, tal como a própria Microsoft, já que no início os SSDs tinham uma vida útil muito menor que os atuais, onde o TBW aumentou absurdamente e a tecnologia está mais madura. 

Além de, na maioria dos casos, a desfragmentação não afetar tanto assim a performance, exceto quando a desfragmentação for muito alta. Coisa que um usuário comum poderia nem perceber. 

Editado por Ramon

”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” - S. P. Jobs

YouTube: (uma distração nas horas vagas): https://YouTube.com/channel/UCsMIXDMS6owCM9WbWErF8LA


Laptop - MacBook Pro 16" M1 Max | 64GB RAM  | 2TB - macOS Ventura

Laptop - Alienware m15 R7 | i7-12700H | 32GB RAM DDR5 | RTX 3070 Ti | 1TB - Windows 11 Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu desfragmento uma vez a cada 2 meses mais por desfragmentar mesmo, nunca cheguei a perceber lentidão... meu SSD é um Kingston A400 240 GB.

Editado por Frib004

"Then he said to them all: “Whoever wants to be my disciple must deny themselves and take up their cross daily and follow me".

- Luke 9:23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Baboo travou este tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts
×
×
  • Criar Novo...