Ir para conteúdo

Todas Atividades

Atualizada automaticamente

  1. Ontem
  2. Última semana
  3. Algo importante seria como alterar os programas padrão e extensões de arquivos que cada programa abre, no Windows 11 ficou um pouco confuso para o público geral
  4. Baboo, achei fantástica a decisão de lançar livros impressos. Apesar de estarmos na Era Digital, particularmente prefiro estudar por livros físicos ao invés de e-Books. No meu método pessoal de estudo, sublinho com caneta vermelha os pontos-chave que preciso manter na memória. Este método, funciona muito bem para mim, inclusive me facilitando a revisão rápida de algum ponto. Não me adaptei destacando textos em e-Books. Antigamente, a editora Brasport proporcionava bom percentual para os autores. Não sei se, ainda, continua. Adquiri muitos livros lançados por ela. Se passaram muitos anos e não deterioraram, mesmo expostos em condições climáticas desfavoráveis. Abraço
  5. Obrigado pelas sugestões, mas também quero tutoriais sobre temas mais simples e recorrentes no dia a dia dos usuários
  6. Olá, informação sobre a sua questão: What is Smart App Control? - Microsoft Support
  7. Olá, esse modo vem ativado quando você instala o Windows, ele vem como experiência pois ele vai analisar o seu comportamento quando voce utiliza o SO, se le vir que você não precisa dessa função ele desativa ao fim de 30 dias, a partir da só fazendo uma instalação do zero é que pode tornar a ativar essa funcionalidade. Para isso quando você instala o Windows do zero tem de manter ativado e ele não desativa. Eu já fiz essa experiência instalei o Windows do zero e foi das primeiras coisas que fiz manter sempre ativado, mas posso dizer que se torna um pouco difícil.
  8. Já fazem uns 4 anos que não utilizo o Kaspersky. Um tutorial importante que sempre faço é a configuração do Windows defender, (habilitar o bloqueio de app potencialmente indesejados na proteção baseada em reputação; habilito a integridade de memória no isolamento de núcleo; e também habilitar o "forçar aleatoriamente imagens (ASLR obrigatório) pois vem desabilitado por padrão. Uma configuração que não entendo direito é o controle inteligente de aplicativos, na máquina zerada, essa ferramenta vem no modo avaliação, de forma automática o Windows muda para desativado, e não permite mudar. Também é possível alterar para ativado, mas tem que fazer essa alteração antes do Windows mudar para desativado, e também uma vez ativado também não é permitido alterar. Poderia fazer um tutorial explicando melhor o funcionamento controle inteligente de aplicativos e como funciona esse método de avaliação.
  9. Baboo

    Sugestão de tutoriais

    Eu estou criando novo conteúdo no site novo (que é o mais bonito até hoje) e eu gostaria que vcs sugerissem alguns tutoriais que vcs consideram importantes para constar ali. O ChatGPT e Gemini sugeriram vários (que estou criando), mas considero fundamental saber de vcs, que conhecem o MUNDO REAL, ao contrário deles
  10. Luis Sousa

    Site novo

    Olá, é exatamente o que eu fiz cortar esses produtos da Meta, utilizo o WhatsApp para me comunicar com algumas pessoas. As redes sociais transmiti muita intoxicação, e na maioria do tempo tira a atenção do trabalho de quem as utiliza. No entanto são ótimas para quem quer lançar produtos, e anúncios, etc.
  11. Eu também não uso há muito tempo, evito os produtos da Meta (antigo Facebook), só uso o WhatsApp deles mesmo, pois não tem escapatória. Mas acho a ideia excelente, pois muitos usam o Facebook e Instagram diariamente, além do TikTok e X, por exemplo.
  12. Luis Sousa

    Site novo

    Olá, não utilizo redes sociais, mas virei aqui ao site para me manter atualizado, com esse conteúdo importante e confiável.
  13. Anterior
  14. Baboo

    Site novo

    Seguindo sugestões dos profissionais de marketing digital, eu também usarei as mídias sociais para isso
  15. Exatamente, mas minha ideia sobre a newsletter é justamente para esse conteúdo rico em qualidade e informação. Poderia, por exemplo, disparar um e-mail em algum dia da semana (como por exemplo, toda sexta-feira) contendo links para os artigos publicados nesse intervalo, para que os leitores nunca deixassem de acompanhar algo que por ventura não tenham visto no site devido a correria do dia-a-dia.
  16. JohanBach

    Site novo

    Como profissional da área de TI, entendo e concordo totalmente contigo. Como consumidor do conteúdo, lamento, porque está difícil encontrar conteúdo técnico de qualidade e confiável.
  17. Baboo

    Site novo

    O BABOO novo não será um site focado especificamente em notícias, mas sim em conteúdo mais útil (e muitas vezes técnico) para os internautas. Sites como Canaltech, Adrenaline e outros têm editores que passam o dia copiando/traduzindo/colando notícias (muitas com erros) e o BABOO não será "mais um" nisso.. Aliás esse será o último site BABOO que eu publicarei
  18. Poderia existir uma opção de inscrição em uma newsletter, podendo ser diária ou semanal, contendo o resumo ou links para as notícias mais importantes publicadas no período em questão. Uma que gosto bastante é a do Filipe Deschamps (tem outra abordagem, porém a ideia que sugeri é semelhante). Penso que seria bem interessante disponibilizar essa opção para quem sempre quer estar por dentro dos artigos, mas as vezes acaba esquecendo de abrir o site todos os dias e acompanhar.
  19. Olá, embora já tenha formação a nível de smartphone e outros SO por um especialista em cybersecurity que tem mais de 30 anos de experiência é sempre bom aprender cada dia mais principalmente vindo da parte do Baboo que é sem dúvida um grande especialista em Windows como em cybersecurity. Os smartphones e mesmo telefones fixos estão sobre controle dos Governos, NSA, CIA, Interpol, e até mesmo as operadoras praticamente no mundo todo o que podemos fazer é mitigar o melhor possível. Há países que para obter uma carta SIM só apresentando a carta identidade o número fica ligada a ela só são vendidas em lojas oficiais isso para evitar ataques terroristas.
  20. Sim, mas acho viável e (principalmente) muito útil os internautas saberem o que um profissional de segurança (independentemente da sua área) faz no seu próprio smartphone para evitar problemas de segurança, uma vez que eles já sabem o que usuários comuns e youtubers fazem..
  21. @Baboo Isso se for possível orientar funcionários ou realmente assegurar um aparelho Android funcional caso um técnico for fazer o serviço. São realmente simples, o que pode não fazer diferença. Talvez aprenda algo desconhecido e eficiente caso você ensine sobre. Apenas não parece haver formas eficientes de proteger os dispositivos se não for com métodos mais avançados e espionar seus usuários. Não está sendo descredibilizado pela sua experiência de cybersegurança e apenas espero ótimos conteúdos vindos de quem é respeitado por seu conhecimento em Windows. Só é inusitado ver alguém desde há muito tempo atrás demonstrando foco em apenas uma plataforma.
  22. Pessoal: 1. Evitem postar informações desnecessárias que são claramente copy/paste do ChatGPT ou outra IA 2. Todos nós usamos smartphones, e pelo Android ser uma plataforma muito mais limitada do que o Windows, assuntos de segurança nela são muito mais simples (não precisando de um "especialista" para isso) e por isso acho útil abordá-las. Por eu ter foco em segurança digital e usar Android há mais de 10 anos, e sabendo que muitas falhas nas empresas começam pelos smartphones dos funcionários, eu acho perfeitamente válido abordar segurança no Android - mas antes de fazer isso, eu gosto de saber a opinião daqueles que usam o BABOO e conhecem meu trabalho
  23. Não houve incoerência, apenas falta de interpretação de texto. Eu quis dizer que o Baboo não tem a obrigação de abordar segurança em Android só porque eu e alguns queremos, afinal, o site é dele. Mas eu votei que aborde por haver grandes desinformações, como as que você escreveu. E isso precisa ser combatido.
  24. @JohanBach Generalizações são necessárias para comprovar a maioria. Inclusive, basta observar em qualquer empresa quanto ao mal uso de celulares. Claro, empresas que realmente possuem algo a perder, como em bancos, então essa segurança é mais comum. O Bradesco é um exemplo disso! Não sei em que momento mostrei "inocência" e gostaria que me apontasse isso, pois Android é algo em que muitos sites abordam mal sobre seus problemas de segurança, com os quais muitas das vezes são corrigidos através de atualizações modulares feitos pelo Google Play Services a partir do Android 10, o que é diferente de atualizações de segurança OEM. Infelizmente não são perfeitas, mas diminuíram drasticamente para aplicações obterem acesso a falhas, como colocado pelo próprio time do Android. Inclusive, os dispositivos se tornaram 64 bits nesse período. Nenhum aplicativo possui sequer permissões quando o aparelho está em root. Tais aplicativos possuem certas permissões para acessar o controle do dispositivo. Partições AB asseguram ainda mais isso. De qualquer maneira, qualquer aplicativo que se recuse a ser removido normalmente ou esteja causando grandes falhas pode ser removido ativando o Modo de Segurança. Nem mesmo aplicativos root possuem a permissão de funcionar sem o desbloqueio do usuário desde o Android 9 ou Android 10. E bem, o Baboo pode entender sobre Windows, mas não sobre Android. Seria bom se soubesse, mas é necessário suspeitar se até mesmo das informações que ele passar (se isso acontecer). Por último, gostaria de apontar uma incoerência: Poderia explicar o que quis dizer?
  25. Por favor, não me leve a mal, mas novamente você generalizou a questão dos celulares em ambientes empresariais e também mostrou uma certa inocência sobre Android e segurança. Esse é um dos motivos de ser a favor do Baboo abordar a segurança no Android, desmistificar alguns conceitos amplamente divulgados e incorretos.
  26. @JohanBach Não comento apenas sobre empresas, mas usuários em geral. E, mesmo em empresas, são usados de maneira incorreta, seja para distrações ou mal uso de ferramentas que eram para encurtar tempo. Não descartei a importância deles em situações onde realmente importam e sei o quanto a segurança no dispositivo é importante. Apenas digo que, a produtividade e maior concentração das empresas se baseia em computadores e celulares são muitas das vezes levados a meros dispositivos para coisas fúteis para todos os usuários de dispositivos móveis hoje em dia sem ao menos saber sobre o que podem fazer com ele via root. A segurança do Android não é a prova de falhas, mas todas são remetentes apenas ao nível de superfície, que no caso, são permissões dadas pelo próprio usuário, não sob total controle do dispositivo, como Pegasus, feito pelo governo. Mas sim, a grande parte das vulnerabilidades não são de extrema urgência. Essas matérias exageram em grande parte, categorizando aplicativos com permissões pouco acima de suas permissões como vírus, não em algo que espiona o usuário de todas as maneiras, como o TikTok, sendo um verdadeiro exemplo de malware, onde utiliza de todas as funções possíveis disponíveis do próprio sistema para rastrear o usuário, não alguma linha de código ou permissão que burla os limites do que é capaz de fazer. O aplicativo deixa bem claro em suas permissões. Não baseei a segurança apenas em um antivírus, mas como o Baboo fez a colocação como se fosse apenas isso, então apenas comentei sobre uma coisa sem sair fora do tópico. Sei sobre a segurança ser importante, e sempre que puder, é o melhor até mesmo para aqueles usuários que não se importam muito, mas infelizmente o acesso a tecnologia para aqueles que usam para passar tempo torna tais funções descartáveis. Portanto, apenas empresas grandes deveriam se interessar em um aparelho Android com máxima segurança, sendo aqueles mais atingidos no final, assim como em computadores. Inclusive, as empresas tão sabem quanto a computadores serem melhores para trabalho que nem mesmo em grandes hospitais (exemplo, Unimed) possuem celulares próprios para a empresa, pois sabem que pessoas são muito mais leigas em computadores e apenas usam para acessar o navegador em grande parte das vezes e não se responsabilizam pelo dispositivo pessoal do funcionário. Caso possuam, então que alguém possa assegurar máxima segurança, como não dar a permissão para o usuário instalar o que bem entender. Inclusive, a maioria dos vírus se obtém por engenharia social, o que dependem mais da pessoa. Antivírus são necessários até certo ponto, mas dar total controle a algum aplicativo é o mesmo que instalar um Trojan. Nem sempre apenas instalar um aplicativo para proteger o dispositivo é o melhor e é exatamente a colocação que fiz. Seria interessante aprender mais sobre o sistema, e por isso, precisaria colocar outros aspectos do por que vulnerabilidades não podem simplesmente ser resolvidas com uma solução simples. Infelizmente, muitas coisas poderosas requerem root, o que impede outras funcionalidades do Android, como aplicativos de banco. Então, acaba sendo uma luta para fazer um celular funcionar corretamente e da maneira desejada. Assegurar um servidor próprio acaba sendo a solução mais definitiva. Adoraria aprender mais e talvez tenha errado em algum momento. Estou dizendo baseado em fóruns de Android e em pessoas que usam desses métodos. Grato por responder!
  27. Pensar desta maneira é um erro enorme. Celulares são uma ferramenta poderosa dentro do ambiente empresarial. Tire todos os celulares de dentro da empresa e verá o que acontece. E se esses aparelhos estão dentro da rede da empresa, eles precisam ser levados em conta na hora de prover um sistema de segurança. Do contrário eles serão um calcanhar de aquiles para a rede, podendo comprometer a segurança de toda a rede. Aqui demonstra inocência ou não conhecer muito bem o sistema, pois basta uma rápida busca por android vulnerabilities para descobrirmos vários pontos onde houve falhas. Ou ainda, resumir a segurança de um sistema em antivírus, sendo que este é apenas um pilar da segurança. Quem realmente conhece sobre segurança de Ti sabe que jamais resumirá segurança em um antivírus mas sim vai pensar em camadas de segurança. Eu não estou querendo dizer que o Baboo deve abordar segurança em Android (embora eu votei em Sim). Mas os motivos que você coloca aqui não condizem com a realidade.
  28. @Baboo [Novato no fórum. Qualquer regra quebrada, por favor, avisar para que possa me localizar corretamente onde publicar futuras dúvidas] Conteúdo Android Estaria tirando o foco do site. Apesar de interessante, o site faria muito mais pessoas se sentirem perdidas quanto ao conteúdo a se extrair daqui, pois originalmente surgiu apenas pensando em computadores, e a marca/pessoa "Baboo" são praticamente a mesma coisa. Não só isso, como tornaria-se mais um dentre tantos sites de tecnologia sem foco específico em suas explicações em áreas que pode não entender bem, sem falar que a comunidade de computador e celular são completamente diferentes, sendo um mais profissional e o outro como distração. Celulares são feitos para amadores desinteressados pelo descobrimento e apenas ao prazer. Segurança do Android A respeito da segurança do Android fica meio redundante. Sistemas Linux também não permitem total controle aos antivírus, apenas permitindo acesso via Root, cabendo ao cuidado do usuário, assim como é possível no celular. Não existe praticidade nele, mas assim como no Windows, toda segurança é mais específica. Sistemas Android passaram a ter mais problemas por suas dependências de NFC e Google Play Store. No Android, o próprio sistema e Google Play Services tentam interagir como um Antivírus, oferecendo melhores atualizações de segurança através de suas atualizações modulares, que no caso, são como um aplicativo. De fato, Android é seguro por padrão, e arquivos mais mal intencionados que controlam o sistema precisam passar pelo SELinux, requerida pelo Android 5.0 para os desenvolvedores OEM e aplicada corretamente no Android 6.0. É até raro ver algum problema envolvendo o dispositivo em si senão alguma funcionalidade mal intencionada em que o próprio usuário permitiu, como as inúmeras versões piratas de WhatsApp no passado ou alguns aplicativos para filtros em fotos que acessam a galeria constantemente, e de vez em quando, localização, mas isso também pelo próprio usuário. Antivírus no Android pode ser considerado desnecessário, pois o sistema em si é corrigido, diferente do Windows, que depende muito do Windows Defender. Inclusive, a grande maioria dos usuários instalam à partir da Google Play Store, onde foi aprimorada com o padrão de arquivo AAB, feitas para funcionarem corretamente conforme os requerimentos da Play Store e do que a versão do sistema (SDK) pode fazer. Caso queira maior segurança, aplicações de Firewall existem, como AdAway, que ficam ainda melhores com root, mas infelizmente afetam alguns aplicativos de banco. O mesmo com tráfego de dados, mas funcionam corretamente e os existentes na Play Store são limitados por razões desconhecidas. De qualquer forma, muitas pessoas não se importam com privacidade ou segurança no computador, quem dera no celular, pois tudo o de mais importante está em empresas, não no bolso. Espero que possa aprender mais sobre o universo do Android, mas evite se distanciar de sua essência.
  1. Mais Resultados
×
×
  • Criar Novo...