Ir para conteúdo

Sugestão de tutoriais


Baboo

Mensagem Recomendada

  • Administrador

Eu estou criando novo conteúdo no site novo (que é o mais bonito até hoje) e eu gostaria que vcs sugerissem alguns tutoriais que vcs consideram importantes para constar ali.

O ChatGPT e Gemini sugeriram vários (que estou criando), mas considero fundamental saber de vcs, que conhecem o MUNDO REAL, ao contrário deles ;) 

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fazem uns 4 anos que não utilizo o Kaspersky. Um tutorial importante que sempre faço é a configuração do Windows defender, (habilitar o bloqueio de app potencialmente indesejados na proteção baseada em reputação; habilito a integridade de memória no isolamento de núcleo; e também habilitar o "forçar aleatoriamente imagens (ASLR obrigatório) pois vem desabilitado por padrão.

Uma configuração que não entendo direito é o controle inteligente de aplicativos, na máquina zerada, essa ferramenta vem no modo avaliação, de forma automática o Windows muda para desativado, e não permite mudar. Também é possível alterar para ativado, mas tem que fazer essa alteração antes do Windows mudar para desativado, e também uma vez ativado também não é permitido alterar. Poderia fazer um tutorial explicando melhor o funcionamento controle inteligente de aplicativos e como funciona esse método de avaliação.

PC: Win11 Pro x64 | i5-13400 | 32GB DDR5 | SSD Samsung 970 EVO Plus 1Tb |  HD 4TB| RX 6600- 8GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, esse modo vem ativado quando você instala o Windows, ele vem como experiência pois ele vai analisar o seu comportamento quando voce utiliza o SO, se le vir que você não precisa dessa função ele desativa ao fim de 30 dias, a partir da só fazendo uma instalação do zero é que pode tornar a ativar essa funcionalidade. 

Para isso quando você instala o Windows do zero tem de manter ativado e ele não desativa.

Eu já fiz essa experiência instalei o Windows do zero e foi das primeiras coisas que fiz manter sempre ativado, mas posso dizer que se torna um pouco difícil.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado pelas sugestões, mas também quero tutoriais sobre temas mais simples e recorrentes no dia a dia dos usuários ;) 

  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Baboo disse:

Obrigado pelas sugestões, mas também quero tutoriais sobre temas mais simples e recorrentes no dia a dia dos usuários ;) 

Algo importante seria como alterar os programas padrão e extensões de arquivos que cada programa abre, no Windows 11 ficou um pouco confuso para o público geral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Há 2 semanas...
  • Administrador
Em 15/03/2024 at 21:16, gabriel.camargo3 disse:

Algo importante seria como alterar os programas padrão e extensões de arquivos que cada programa abre, no Windows 11 ficou um pouco confuso para o público geral

Ótima ideia! (Y) 

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Igor M. Martins disse:

Pra usuários...

Prestar atenção quando instalar programas para não colocarem junto os adwares e mais tranqueiras de quem não lê na hora da instalação e, com isso, instala um monte de porcarias junto.
Ex.: Ao instalar o CCleaner ou o AnyDesk ele oferece instalar JUNTO o Chrome. Ao instalar o AVG, instala junto um browser, uma VPN... Esse tipo de coisa que é chato pra caramba.

Bom que o winget resolve isso hehe

  • Legal, essa informação é útil 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/03/2024 at 16:59, Baboo disse:

Obrigado pelas sugestões, mas também quero tutoriais sobre temas mais simples e recorrentes no dia a dia dos usuários ;) 

De vez em quando surge a dúvida nas pessoas sobre o tipo de licença do Windows, OEM, FPP, ESD, GGK, etc.

 

Com a chegada da inteligência artificial aumentando o poder do usuário nas buscas por informação e até mudar um pouco a maneira que trabalhamos, ferramentas como o 

Gemini (Google) e também o Copilot (Microsoft) vem se mostrando mais presente no cotidiano dos usuários finais. Por mais absurdo que pareça há um grande público que não sabem utilizar ou mão sabem tirar o real proveito dessas ferramentas. Acredito que seja uma boa sugestão para tutorial.

PC: Win11 Pro x64 | i5-13400 | 32GB DDR5 | SSD Samsung 970 EVO Plus 1Tb |  HD 4TB| RX 6600- 8GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.
Quero deixar aqui uma sugestão de tutorial de uso e configuração do OneDrive. Quando deixar tudo na nuvem ou parte na nuvem e parte no PC. Ou mesmo quando usar duas contas de OneDrive. (Esse exemplo de duas contas foi quando minha esposa usava uma conta do OneDrive da escola associada a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo e outra do OneDrive pessoal dela no tempo da pandemia e aulas on-line. Foi um poco dificil entender na época.).
Obrigado e um abraço a todos!

 

Editado por Fabio Marcilio
  • Legal, essa informação é útil 1
  • Preciso de mais ajuda/informação 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temas para usuários padrão:

1. Alterar a barra de tarefas para alinhar os ícones a esquerda e não ao centro;

2. Explicar de modo simples que é possível reiniciar o computador com todos os programas que a pessoa geralmente usa, já abertos (Hibernação);

3. Exibir a senha de rede Wi-fi ao qual o dispositivo já está conectado;

4. Ativar o office 365 apenas logando na conta Microsoft que realizou a compra da assinatura.

5. Recuperar dados de favoritos dos navegadores em caso de eventual perda.

6. Criar uma conta sem senha para outros usuários ( que não sejam administradores ).

7. Alternativas gratuitas de editores de PDF.

8. Configurar o mecanismo de busca padrão do Edge (Bing) para o Google.

  • Legal, essa informação é útil 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Há 3 semanas...
  • Há 2 semanas...

Acho que uma das coisas mais interessantes seria como utilizar as I.A's para tornar as tarefas do seu dia mais eficientes, embora seja basicamente só digitar seu problema que ela automaticamente irá resolver, precisando apenas de um ajuste ou outro, seria bom passar dicas de COMO realmente conversar com essas IA's, isto é, termos específicos para gerar resultados mais precisos. 

Outra coisa boa indo pra essa mesma linha seria usar a IA para ajudar a mostrar possíveis causas e soluções de problemas analisando logs do visualizador de eventos e dumps de memória.

assinatura-baboo.png.b91ba240855a23275b8ad0842062ce7f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim, um bom prompt é necessário para a IA fazer o que vc quer - inclusive existem cursos online somente sobre prompt de IA!

O uso da IA com o Visualizador de Eventos AINDA não traz resultados satisfatórios, mas não duvido que a própria Microsoft resolva isso em breve com o Copilot..

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...