Ir para conteúdo

A estranha informação de um YouTube sobre roteador.


Mensagem Recomendada

Senhores, tudo bem? 

Comprei esse roteador TL-WR940N | Roteador Wireless N 450Mbps | TP-Link Brasil. Nas especificações, conforme visto, encontro que a velocidade dele é de até 450Mbps. Eu entendo que se eu tenho uma internet banda larga contratada com essa velocidade, logo, meu roteador conseguirá chegar até essa velocidade, estou certo ou errado sobre isso? 

Ocorre que ao assistir um vídeo de um youtuber fazendo uma análise sobre esse produto, ele afirma que esse roteador só conseguiria chegar até 100Mbps, e que essa velocidade descrita na caixa não é a mesma coisa do que a capacidade que possa chegar pelo contrato de internet, isso procede? 

Comprei esse roteador com o fim de substituir o da casa do meu pai, internet dele é de 400mbps, mas o roteador atual dele não consegue chegar a uma distância determinada que queremos a fim de compartilhar com minha irmã que mora na casa de trás no mesmo terreno, pensei nesse roteador por causa da capacidade, mas estou preocupado se ele conseguirá suportar 400mbps contratado, e aí? Suporta ou não? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse roteador não possui portas gigabit, então ele se limita a 100 mega como descrito aqui:

image.png.c487820ce3ff108b3983552845db46a2.png

 

não importa o plano contratado, a velocidade maxima dele vai ser 100 megaBITS, o que da aproximadamente 12 megaBYTES

mas no wifi essa velocidade será menor ainda.

Esses valores descritos nas caixa dos roteadores, normalmente se refere ao máximo teorico de todas as bandas somadas, e não de uma única.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Kayan disse:

Esse roteador não possui portas gigabit, então ele se limita a 100 mega como descrito aqui:

image.png.c487820ce3ff108b3983552845db46a2.png

 

não importa o plano contratado, a velocidade maxima dele vai ser 100 megaBITS, o que da aproximadamente 12 megaBYTES

mas no wifi essa velocidade será menor ainda.

Esses valores descritos nas caixa dos roteadores, normalmente se refere ao máximo teorico de todas as bandas somadas, e não de uma única.

Que coisa confusa! Então certamente eu não chegaria ter 100mb de velocidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

normalmente ficaria um pouco abaixo disso, por conta de interferências e coisas assim.
pra usar o seus 400m do plano contratado, você precisa trocar esse roteador por um que seja 10/100/1000 em todas as portas, e no wifi precisa ter a rede 5g além da de 2,4g

(não é o 5g de celular)

no caso dos TPLink, acho que qualquer um que seja "AX" ou "WiFi6" vai atender esses requisitos. Mas os TPLink AC também serviriam, mas não todos....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Kayan disse:

normalmente ficaria um pouco abaixo disso, por conta de interferências e coisas assim.
pra usar o seus 400m do plano contratado, você precisa trocar esse roteador por um que seja 10/100/1000 em todas as portas, e no wifi precisa ter a rede 5g além da de 2,4g

(não é o 5g de celular)

no caso dos TPLink, acho que qualquer um que seja "AX" ou "WiFi6" vai atender esses requisitos. Mas os TPLink AC também serviriam, mas não todos....

 

 

Sinceramente, acho que essas informações na caixa deveriam ser um pouco mais claras e didáticas, parece induzir ao erro. Se o roteador que deixei o link só tem a capacidade de receber até 100mb, a caixa não deveria ter a informação de até 400mb, ou se tiver, que deixe claro do que se trata, destacando, também, a informação de 100mb na caixa. E aqui pouco importa a diferença entre os megas da contratação da internet ou a capacidade em bits do que é oferecido por segundo, conforme explicado pelo colega acima, o que eu me refiro é a clareza com o consumidor. Eu fui muito mais pela informação na caixa, a informação de até 100mb está escondida na parte de especificações detalhadas do produto. 

Cancelei a compra, o valor foi restituído, irei procurar um roteador com porta gigabit. 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2023 at 15:49, robertowalger disse:

Senhores, tudo bem? 

Comprei esse roteador TL-WR940N | Roteador Wireless N 450Mbps | TP-Link Brasil. Nas especificações, conforme visto, encontro que a velocidade dele é de até 450Mbps. Eu entendo que se eu tenho uma internet banda larga contratada com essa velocidade, logo, meu roteador conseguirá chegar até essa velocidade, estou certo ou errado sobre isso? 

Ocorre que ao assistir um vídeo de um youtuber fazendo uma análise sobre esse produto, ele afirma que esse roteador só conseguiria chegar até 100Mbps, e que essa velocidade descrita na caixa não é a mesma coisa do que a capacidade que possa chegar pelo contrato de internet, isso procede? 

Comprei esse roteador com o fim de substituir o da casa do meu pai, internet dele é de 400mbps, mas o roteador atual dele não consegue chegar a uma distância determinada que queremos a fim de compartilhar com minha irmã que mora na casa de trás no mesmo terreno, pensei nesse roteador por causa da capacidade, mas estou preocupado se ele conseguirá suportar 400mbps contratado, e aí? Suporta ou não? 

Amigo, desculpe a sinceridade, mas você fez uma péssima compra e o que o @Kayan explicou é correto.

  • Legal, essa informação é útil 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar, esse roteador alcançou inclusive o seu EOL (End Of Life) de acordo com o Website da TP-LINK.

Isso significa que ele não é mais fabricado, não recebe mais suporte da TP-LINK nem recebe atualizações de software, ou seja, é um roteador totalmente defasado e inseguro, não deveria nem ser vendido mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Há 2 semanas...
Em 15/09/2023 at 10:46, chacal_bl4ck disse:

Só pra constar, esse roteador alcançou inclusive o seu EOL (End Of Life) de acordo com o Website da TP-LINK.

Isso significa que ele não é mais fabricado, não recebe mais suporte da TP-LINK nem recebe atualizações de software, ou seja, é um roteador totalmente defasado e inseguro, não deveria nem ser vendido mais.

Pois é! Disso eu não sabia, mais uma vez reforça o que eu disse sobre a falta de clareza em relação ao consumidor, que é sim a parte mais vulnerável em termos de conhecimento técnico do que a própria fabricante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...