Ir para conteúdo

Duvida sobre o SFC e o DISM.


Ir para a solução Solucionado por Baboo,

Mensagem Recomendada

Antes de eu escrever minha dúvida, não quero que pensem que estou questionando ou criticando o que me foi passado, apenas questionando no objetivo de ampliar conhecimento. Dando mais uma repassada na aula 2 do curso gratuito, (Aula 03: Corrigir arquivos do Windows com chkdsk, SFC e DISM (com vídeo) | Baboo), lá fala sobre a importancia de fazer esses 3 processos. Excelentes passos. Ajudei muita gente com seus computadores. Mas resolvi dar uma lida na materia escrita sobre esse assunto. A parte que me deixou confuso foi a seguinte :

"SFC (System File Checker) = trabalha em conjunto com o WRP (Windows Resource Protection) para verificar se o Registro, pastas e arquivos críticos do Windows existem e se eles estão intactos. Se eles não existirem ou se estiverem corrompidos, ele copia/substitui eles por uma versão íntegra existente na pasta WinSxS ou em uma pasta específica informada pelo usuário (/offwindir) que tenha arquivos originais do Windows.

DISM (Deployment Image Service and Management Tool) = analisa se a pasta WinSxS (Component Store) e repara-a caso seja necessário, substituindo os arquivos e pacotes (que reúnem vários componentes) corrompidos por outros íntegros baixados via Windows Update."

 

Minha dúvida é a seguinte: Se o SFC copia/substitui arquivos na pasta WinSxS, e o DISM analisa essa mesma pasta para saber se tem arquivos corrompidos, então não seria mais seguro fazer primeiro o comando DISM para depois fazer o comando SFC ? Se não, por que deve ser feito o SFC primeiro? Desde já agradeço a todos ?

  • Legal, essa informação é útil 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
  • Solução

Boa pergunta! Tecnicamente sim, mas essa é uma questão "quem apareceu primeiro: o ovo ou a galinha": se o Windows tiver algum problema que afete o funcionamento do DISM, o SFC corrigirá esse erro e o DISM será executado corretamente depois disso - mas se algum arquivo da pasta WinSXS estiver corrompido, o DISM corrigirá isso mas o SFC deverá ser executado novamente :)

Por esse motivo apenas no cenário aonde o SFC acusou um erro e corrigiu-o e o DISM também acusou um erro e corrigiu-o, você pode executar novamente o SFC depois do DISM para confirmar que a correção dele não precisa ser refeita..

  • Legal, essa informação é útil 4

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...