Ir para conteúdo

Desafio: YouTube trava, uso de CPU 90%, mesmo após as dicas


Mensagem Recomendada

Colegas, me ajudem com esse desafio. 

Mesmo após aplicar todas as dicas Windows Rápido e Seguro após formatação, especificamente quando quero ver algum vídeo pelo navegador, é um sofrimento. Trava, fica 90% de uso, o notebook esquenta. 

As demais aplicações, e até mesmo navegando em sites de notícias estão normais. O meu problema é rodar vídeos através do navegador. Do restante, o notebook está voando, normal. 

Não há nenhuma programa falsificado, o SO está atualizado, Windows Defender rodando para não pesar muito. Poucas aplicações iniciando com o sistema, somente o essencial. No navegador só há uma extensão que é o Ublock Origin. 

Especificações

Navegador Edge
Notebook Compaq C40.
Processador    Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     T6600  @ 2.20GHz   2.20 GHz
RAM instalada    4,00 GB
SSD 120GB
Tipo de sistema    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Caneta e toque    Nenhuma entrada à caneta ou por toque disponível para este vídeo
Edição    Windows 10 Home
Versão    22H2
Instalado em    ‎09/‎01/‎2023
Compilação do SO    19045.2486
Experiência    Windows Feature Experience Pack 120.2212.4190.0
 

Editado por robertowalger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Kayan disse:

Você ta usando o vídeo integrado de uma CPU de notebook de 14 anos atras, acredito que seja normal.

Agradeço por sua resposta. Tenho ciência disso, embora o SSD tenha ajudado significativamente. Será que instalar um sistema Linux seria a salvação? 

Editado por robertowalger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Faça um teste simples: desabilite a aceleração gráfica do navegador, que é algo que pode melhorar o desempenho em PCs antigos: vá em Sistema e desempenho > desabilite a opção e reinicie o Edge:

image.png

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
4 minutos atrás, robertowalger disse:

Agradeço por sua resposta. Tenho ciência disso, embora o SSD tenha ajudado significativamente. Será que instalar um sistema Linux seria a salvação? 

Com processador dual-core antigo, o Windows 10 x86 é mais leve do que o x64...

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Baboo disse:

Sim, pois Windows x86 suporta 4GB RAM (que teoricamente é o máximo que ele suporta)..

Estimado Baboo, farei uma tentativa, realmente essa informação de utilizar a arquitetura x86 e ser mais leve é inovadora para mim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Baboo disse:

Sim, pois Windows x86 suporta 4GB RAM (que teoricamente é o máximo que ele suporta)..

E no quesito compatibilidade com programas/ O Windows 10 32 bits suportará? Os programas que mais uso são básicos para trabalho e estudo como navegador e planilhas. Eu não jogo e nem preciso de aplicações de edições de vídeo ou fotos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um notebook Lenovo Yoga S740 de 10º geração com 8gb de ram e eu sempre vejo vídeos no YouTube em 720p porque em 1080p força o processador e consome mais memória, te recomendo fazer o msm. Essa dica que o Baboo te deu de desabilitar a aceleração eu também uso e recomendo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, hu3sley disse:

Tenho um notebook Lenovo Yoga S740 de 10º geração com 8gb de ram e eu sempre vejo vídeos no YouTube em 720p porque em 1080p força o processador e consome mais memória, te recomendo fazer o msm. Essa dica que o Baboo te deu de desabilitar a aceleração eu também uso e recomendo 

 

Já tenho em 720P e mesmo assim fica complicado. A dica que tentarei é mudar o sistema para o X86

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
27 minutos atrás, robertowalger disse:

essa informação de utilizar a arquitetura x86 e ser mais leve é inovadora para mim

Na realidade isso não é uma regra fixa, pois depende do uso do PC, e por isso vale a pena você testar (se tiver interesse).

O que acontece é que o Windows 64-bits utiliza o WOW64 (C:\Windows\wow64.dll + C:\Windows\wow64cpu.dll + executáveis em C:\Windows\SysWOW64), que é um emulador x86 necessário para o Windows x64 executar programas x86, pois ele isola aplicações 32-bits das aplicações 64-bits, evitando com isso problemas no Registro e Serviços.

Como muitos produtos 64-bits são híbridos, pois utilizam componentes 32-bits (extensões, plugins, DLL, etc), ao executá-los existe um pequeno overhead que é perceptível somente em computadores mais lentos, como o seu dual-core. No Windows x86 nada disso acontece.

Não é à toa que o requerimento mínimo para rodar o Windows 10 x86 é 1GB RAM, e 2GB RAM para x64: https://support.microsoft.com/en-us/windows/windows-10-system-requirements-6d4e9a79-66bf-7950-467c-795cf0386715

Por outro lado, muitos programas rodam mais rápido sob x64 ao invés de x86 pois eles conseguem criar mais threads do que sob x86. É bom lembrar que o Windows 11 suporta apenas 64-bits, fazendo com que aos poucos os desenvolvedores se foquem apenas nessa plataforma, tornando aplicações 32-bits coisa do passado (como aconteceu com as aplicações 16-bits). 

Conclusão: é necessário você testar se para o seu uso o melhor é usar Windows x86 ou x64 :nerd:

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
13 minutos atrás, robertowalger disse:

E no quesito compatibilidade com programas/ O Windows 10 32 bits suportará?

Sim, sem problemas. Você só terá problemas se utilizar um programa que existe SOMENTE para x64..

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

IMPORTANTE: aparentemente não existe driver x86 para a placa de vídeo do seu notebook Intel Graphics Media Accelerator (GMA) 4500mhd.

Então vc precisa ficar com o x64 mesmo..

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Baboo disse:

IMPORTANTE: aparentemente não existe driver x86 para a placa de vídeo do seu notebook Intel Graphics Media Accelerator (GMA) 4500mhd.

Então você precisa ficar com o x64 mesmo..

Olá! Acabei de instalar aqui e reconheceu o driver de placa de vídeo pelo Windows Update. A minha dúvida é  se está utilizável 4gb de ram em sua totalidade. 

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...