Ir para conteúdo

Aula 05: Remoção de Bloatwares


Ir para a solução Solucionado por bbainfo,

Mensagem Recomendada

Como eu sempre uso o notebook ligado na tomada (vez ou outra eu uso na bateria), eu baixei o Acer Care Center e limitei o carregamento em 80%, mas em um dos vídeos do Baboo ele fortemente recomenda NÃO utilizar programas que o fabricante disponibiliza por justamente causar instabilidade no Windows. Nesse caso eu devo continuar usando o Acer Care Center ou devo remove-lo? O ACC pode de fato causar alguma instabilidade? (quando eu desinstalo o ACC, ele reverte todas as configurações).

Editado por Edgix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Edgix disse:

Como eu sempre uso o notebook ligado na tomada (vez ou outra eu uso na bateria), eu baixei o Acer Care Center e limitei o carregamento em 80%, mas em um dos vídeos do Baboo ele fortemente recomenda NÃO utilizar programas que o fabricante disponibiliza por justamente causar instabilidade no Windows. Nesse caso eu devo continuar usando o Acer Care Center ou devo remove-lo? O ACC pode de fato causar alguma instabilidade? (quando eu desinstalo o ACC, ele reverte todas as configurações).

Se ele causar alguma instabilidade, você deve removê-lo. Por hora, verifique como fica.

Nem todos os softwares causam instabilidade no Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Bruno Bertozzo Arruda disse:

Se ele causar alguma instabilidade, você deve removê-lo. Por hora, verifique como fica.

Nem todos os softwares causam instabilidade no Windows.

Ele funcionou bem, até agora não causou nenhuma instabilidade, mas eu tenho outras dúvidas, se eu não utilizar esse programa (essa feature que ele tem, apenas limita a bateria em 80%) posso manter meu notebook constantemente ligado a tomada e de vez em quando usar ele na bateria? Vai de alguma forma degradar a bateria ou danificar o próprio notebook?

 

Acer Nitro 5 - AN515-44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, Edgix disse:

Ele funcionou bem, até agora não causou nenhuma instabilidade, mas eu tenho outras dúvidas, se eu não utilizar esse programa (essa feature que ele tem, apenas limita a bateria em 80%) posso manter meu notebook constantemente ligado a tomada e de vez em quando usar ele na bateria? Vai de alguma forma degradar a bateria ou danificar o próprio notebook?

 

Acer Nitro 5 - AN515-44

Cara, eu uso notebook além do meu PC pessoal para trabalhar e tinha a mesma dúvida que a sua.

Depois de pesquisar bastante e encontrar fontes confiáveis como o suporte da HP e da Dell, descobri que o ideal é 1 vez ao mês deixá-lo fora da tomada para que a bateria descarregue até uns 20% e depois volte a ligá-lo na tomada. Faça dessa forma e estará mantendo a saúde dela.

Hoje em dia, os notebooks já possuem uma forma de evitar que a bateria receba carga sem que seja necessário (quando ela já está em 100%) e para isso, existe uma alimentação separada no circuito de entrada de energia do notebook que leva energia da fonte do notebook (tomada) até a placa-mãe sem passar pela bateria antes.

Isso evita que ela fique recebendo carga estando em 100% como acontecia em notebooks de antigamente.

A questão dos 80% é o mesmo princípio que se aplica a celulares e que já há um consenso (há alguns estudos sobre isso) sobre evitar deixar a bateria chegar em 100%.

O material utilizado nas baterias hoje, causam uma reação química elevada tanto quando ela está chegando ao seu limite de carregamento (algo em torno de 86% a 100%) e quando ela está em menos de 20% até 1% de carga.

Ao diminuir a frequência dessa reação química na bateria, a vida útil dela é aumentada. Portanto, carregue até no máximo 85% e não a deixe descarregar para menos de 15%.

Além disso, toda vez que ela chega em 100%, consome 1 ciclo da vida útil dela e as baterias saem de fábrica com um máximo de X números de ciclos até que ela comece a deteriorar e não segurar mais carga.

Ao carregar até 80%, a bateria não utiliza 1 ciclo, precisando de ser carregada mais 20% para atingir os 100%.

Editado por Bruno Bertozzo Arruda
  • Obrigado! Problema resolvido! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...