Ir para conteúdo

Windows 10 LTSC A FUNDO


Mensagem Recomendada

  • Administrador

O artigo abaixo foi atualizado em 2019 com informações adicionais a atualizadas deste vídeo publicado em 2017:

Nesse artigo eu abordo em detalhes o Windows 10 Enterprise LTSC (Long Term Servicing Channel ou, numa tradução livre, Canal de Serviço a Longo Prazo) e destruo rapidamente a besteira monumental que muitos gamers e youtubers cometem ao achar que ela é a versão mais “leve e segura” do Windows 10, cometendo o gravíssimo erro de indicar seu uso para o desktop dos internautas.

Em 2017 a Microsoft renomeou o Windows 10 Enterprise LTSB (Long Term Servicing Branch) para Windows 10 Enterprise LTSC (Long Term Servicing Channel). Ele continua o mesmo; apenas seu nome mudou.

Edições do Windows 10

Quando a Microsoft começou a desenvolver o Windows 10, o foco dela foi criar um Windows mais seguro, rápido e adaptável do que as versões anteriores. Por causa disso, existem diversas edições do Windows 10:

logo-windows.png Windows 10 Mobile, versão descontinuada que era focada em smartphones com processadores x86 e x64
logo-windows.png Windows 10 Home, focado no usuário doméstico
logo-windows.png Windows 10 Pro, focado no usuário que precisa mais funcionalidades do que a Home e que também funciona em dispositivos móveis ARM
logo-windows.png Windows 10 IoT, destinado para dispositivos pequenos e da Internet das Coisas que podem ter tela ou não
logo-windows.png Windows 10 Education, focado no mercado estudantil
logo-windows.png Windows 10 Enterprise, focado no mercado corporativo
logo-windows.png Windows 10 Enterprise LTSC, focado em equipamentos que não são utilizados como desktop comum
... entre outras edições que virão por aí...

Atualização de Recursos

Em relação especificamente a atualização de recursos, o Windows 10 é dividido em 4 níveis - os Canais de Serviço:

O primeiro nível é o Windows Insider Preview, a versão mais instável do Windows 10 por ser na uma versão beta (de testes), tendo bugs, falhas e funcionalidades incompletas. Essa versão do Windows 10 é destinada exclusivamente para usuários interessados em saber o que está por vir no Windows 10, podendo testar, opinar e comentar sobre o sistema operacional e suas funcionalidades diretamente com a Microsoft, da mesma maneira que os beta-testes faziam isso no passado. Evidentemente essa versão não é indicada para o uso no dia-a-dia.

O segundo nível, existente nas versões Enterprise, Home e Pro, é o Current Branch (CB), que é o Canal Semestral (direcionado). Essa canal permite que os usuários recebam atualizações de recursos e novas versões do Windows 10 (Fall Creators Update, October 2018 Update, etc ) assim que elas estiverem disponíveis. Esse é o nível default (padrão), e você pode verificar isso indo em Configurações > Atualização e segurança > Opções avançadas:

Windows 10 LTSB LTSC | Atualizações

Nas versões Pro e Enterprise é possível adiar a instalação automática de uma nova versão do Windows por até 365 dias. Na versão Home a instalação de uma nova versão pode ser adiada indefinidamente se a conexão da internet estiver definida como Conexão limitada.

O terceiro nível está disponível apenas para usuários do Windows 10 Pro e Enterprise: é o Current Branch for Business (CBB), que é o Canal Semestral. Essa opção adia por alguns meses as atualizações de recurso que os usuários do Canal Semestral (direcionado) acabaram de receber, e ela existe para permitir que as empresas tenham mais tempo para testar essas atualizações evitando eventuais problemas que possam aparecer com elas.

Windows 10 LTSB LTSC | CBB

Muitas empresas habilitam o Canal Semestral na maioria das estações de trabalho para que esses computadores não sejam atualizados imediatamente, enquanto outras estações são configuradas com Canal Semestral (direcionado) para receberem imediatamente essas atualizações. Isso permite evitar que algum bug na versão nova do Windows afete os computadores dos funcionários.

E o quarto nível é a LTSC, existindo somente em uma edição específica chamada Windows 10 Enterprise LTSC. Essa edição não recebe nenhuma atualização de versão, ou seja, ela jamais será automaticamente substituída por uma versão mais nova dela.

Windows 10 LTSC: detalhes e cenários de uso

Detalhes do Windows 10 Enterprise LTSC

Windows 10 LTSC

Além da LTSC não receber nenhuma atualização de versão, ela também não recebe nenhuma atualização de recurso, ou seja, ela não receberá nenhuma funcionalidade nova existente nas demais edições do Windows 10.

Enquanto as demais edições do Windows recebem melhorias e correções via Windows Update, a edição LTSC recebe apenas atualizações de segurança e eventuais correções de bugs das funcionalidades existentes.

Além disso, a LTSC não vem com Aplicações Modernas, Cortana, Calendário, Câmera, Edge e  Loja do Windows. Essas limitações têm um motivo: essa edição não foi criada para ser utilizada no dia-a-dia de um usuário, como eu detalho mais abaixo.

Como a edição LTSC jamais será automaticamente substituída por uma versão mais nova, o usuário precisará instalar uma nova versão manualmente.

Enquanto usuários das demais edições do Windows 10 podem aproveitar melhorias e novidades do Windows 10 a cada 6 meses (pois a Microsoft disponibiliza duas novas versões do Windows por ano para usuários do Canal Semestral (direcionado) e Canal Semestral, usuários da edição LTSC terão acesso a essas melhorias e novidades somente a cada 3 anos, pois a Microsoft disponibiliza uma nova versão LTSC a cada 36 meses.

Ao saber que a versão LTSC é uma versão mais limitada do Windows 10, jornalistas despreparados, youtubers e principalmente gamers acham (erroneamente) que ela tem um "desempenho melhor" por ser “uma versão mais leve e segura”, além de (absurdamente) considerá-la “a melhor versão do Windows 10”, “a melhor versão para PC fraco e PC gamer” (algo absurdo), entre outras conclusões sem sentido.

Cenários de uso do Windows 10 LTSC

A Microsoft criou a edição LTSC especificamente para cenários aonde o Windows funciona de maneira simples e limitada. Alguns exemplos:

ok-baboo-pro.png Caixa eletrônico
ok-baboo-pro.png Quiosque
ok-baboo-pro.png Caixa de supermercado
ok-baboo-pro.png Computadores funcionando como caixa registradora em loja, padaria, pizzaria, farmácia..
ok-baboo-pro.png Computadores conectados a dispositivos médicos: tomógrafos, aparelho de ressonância magnética, etc
ok-baboo-pro.png Computadores em laboratórios
ok-baboo-pro.png Computadores ligados a equipamentos pesados em chão de fábrica
ok-baboo-pro.png Central de monitoramento de câmeras de vídeo

Caixa eletrônico do BradescoEm todos esses cenários o uso do Windows LTSB/LTSC é usualmente restrito a uma aplicação específica sendo executada em um computador que, da mesma maneira que o próprio Windows, não é atualizado constantemente e não precisa de um "técnico de informática" prestando suporte ali. Além disso, não existe nenhuma necessidade do Windows receber atualização de aplicativos ou qualquer nova funcionalidade, pois nada disso vai aprimorar o trabalho realizado ali.

Que diferença faz para um caixa eletrônico se o Cortana foi melhorado? O que um computador ligado a um tomógrafo se beneficiará com um novo Menu Iniciar? Que vantagem terá um computador que monitora câmeras de vigilância ou um quiosque de informação de shopping se o Windows 10 tem uma nova funcionalidade que facilita a conexão com XBOX? Nenhuma!

Por esse motivo existe a edição LTSC: ela foi criada especificamente para cenários aonde novas funcionalidades e melhorias do Windows 10 nunca serão instaladas, apenas mantendo o sistema operacional seguro e estável por continuar recebendo normalmente atualizações de segurança e correção de bugs.

Windows 10 LTSC: pirataria

Windows 10 LTSC: pirataria via YouTube

Como o Windows 10 LTSC é destinado exclusivamente para o mercado corporativo, ele não está à venda para o consumidor final nem para empresas comuns: apenas empresas com contrato de Software Assurance têm acesso ao Windows 10 LTSC.

Windows 10 LTSB LTSC | Licença

Infelizmente muitos youtubers oportunistas fazem tudo para ganhar popularidade entre os internautas - incluindo incentivar o crime ao sugerir o uso ilegal da edição LTSB/LTSC através de cracks e ativadores em troca de likes, joinhas e assinantes, se lixando para ética e legalidade, uma vez que a pirataria é um crime de direitos autorais previsto na lei brasileira.

Além disso, o próprio incentivo ao crime é ilegal: o artigo 286 do Código Penal informa claramente que o crime de incentivar, estimular, publicamente, que alguém cometa um crime e prevê pena de detenção de 3 a 6 meses e multa. Para que o crime seja caracterizado é necessário que o incentivo seja feito de forma pública e direcionado a pessoas indeterminadas - exatamente como esses youtubers fazem.

Windows 10 LTSC: pirataria também em sites e lojas online

Windows 10 LTSB LTSC | Venda ilegal

Para piorar, algumas lojas online "vendem" a edição LTSC (inclusive fornecendo nota fiscal) garantindo que ela é "original" - algo simplesmente fantasioso! Elas aproveitam a falta de conhecimento do internauta, que "compra" essa versão sem saber que seu Windows continuará pirata mesmo se ele for ativado - afinal Windows ativado não é Windows legalizado.

Embora a edição LTSC possa ser baixada diretamente no site da Microsoft, essa versão só pode ser testada por 90 dias. A partir daí ela é considerada pirata.

Windows 10 LTSB LTSC | Venda ilegal MESMO!Entenda que quem ativa o Windows de maneira ilegal utilizando cracks, ativadores ou chaves de ativação ilegais normalmente não sabe que o fato dele estar ativado não significa que ele é legalizado: quando houver uma fiscalização na empresa, todo software que não tiver nota fiscal e chave de ativação legítima (fornecida pela Microsoft ou revenda autorizada) é automaticamente considerado pirata.

Como a edição LTSB/LTSC não não pode ser comprada por pessoas ou empresas (apenas empresas com contrato de Software Assurance têm acesso ao Windows 10 LTSC, conforme eu citei acima.

Quem alega usar uma versão LTSB/LTSC "original" foi enganado, pois TODAS as chaves de ativação do Windows 10 LTSB/LTSC que são "vendidas" na internet FORAM OBTIDAS ILEGALMENTE: elas foram roubadas de empresas ou são chaves de ativação que não podem ser vendidas por serem de parceiros, MSDN, são chaves previamente utilizadas em alguma empresa, etc.

Isso inclui principalmente o conhecido golpe da "licença original", "licença vitalícia", "licença key chave original" e outros termos inventados pelos bandidos "vendedores" do Mercado Livre que praticam há anos com todas as versões do Windows, Office e outros programas. Essas licenças são totalmente ilegais - e fornecer uma nota fiscal dela não muda isso em nada, pois é o mesmo que comprar um carro roubado e achar que ele é "legítimo" pois o criminoso forneceu uma nota fiscal de venda do carro roubado(!)

Windows 10 LTSB LTSC | Venda é golpe!

Esses "vendedores" inventam desculpas absurdas como "nós compramos licenças em lote e por isso ela é barata" ou "essas licenças são adquiridas nos EUA pois lá são mais baratas" enganando muitos internautas e empresas, que compram essas chaves de ativação sem saber que estão jogando dinheiro no lixo com licenças que não valem nada e o software ativado ilegalmente continua sendo considerado pirata.

E quando essas chaves de ativação roubadas e revendidas por esses "vendedores" entram em um banco de dados de chaves de ativações ilegais da Microsoft, uma atualização baixada pelo Windows Update desativa o Windows, como já aconteceu desde o Windows XP. Nesse caso o usuário precisa ativá-lo com uma chave de ativação legítima, mas ao contatar o "vendedor" do Mercado Livre, ele percebe que este desapareceu...

Windows 10 LTSC: desktop, consumo de memória RAM e conclusão

Windows 10 LTSC no desktop

Além da total ilegalidade no uso do Windows 10 LTSC no desktop, o usuário dessa edição não aproveita as novidades e melhorias existentes nas demais edições do Windows 10.

Algumas novidades disponíveis no Windows 10 que não existem nas versões LTSB/LTSC e que não podem ser instaladas via site Catalog da Microsoft:

Windows Sandbox
Criação de uma área de trabalho virtual temporária e isolada que possibilita a execução de aplicativos sem afetar o sistema operacional, sendo ideal para executar programas desconhecidos. Saiba como usá-lo.

Cortana separada do Search
No Windows 10 1903 a Cortana é um processo independente do Windows Search (eu detalho isso aqui). Uma das maiores reclamações dos usuários do Windows 10 é que a Cortana é a própria pesquisa (search) do Windows, existindo em todas as edições para desktop do Windows 10 - inclusive LTSB/LTSC:

Cortana no Windows 10 LTSB/LTSC

Menu Iniciar rodando em processo próprio
No Windows 10 1903 o Menu Iniciar é executado em um processo próprio, evitando que qualquer aplicativo bugado impeça o seu funcionamento:

start-menu-processo-baboopro.PNG

Solução de problemas recomendada
Essa funcionalidade corrige automaticamente problemas críticos do Windows caso eles existam:

solucao-problema-recomendada.PNG

Desinstalação automática de updates problemáticos
O Windows 10 1903 tem uma nova funcionalidade que permite que o sistema operacional automaticamente desinstale alguma atualização que esteja causando algum problema na inicialização dele, sem que o usuário precise fazer isso manualmente.

Ajuste automático do horário ativo para download e instalação de updates
Essa novidade permite que o Windows detecte qual é o horário que o computador costuma ser utilizado, evitando que novas atualizações sejam baixadas e instaladas

Power Throttling
Essa novidade disponibiliza mais CPU para programas e jogos sendo executados em primeiro plano, pois ela aproveita a CPU destinada aos programas em segundo plano que não estão utilizando-a.

Para piorar, se por exemplo a Microsoft implementar uma novidade nas próximas versões que faz com que o Windows 10 utilize menos CPU e memória RAM, quem estiver utilizando o Windows 10 LTSB/LTSC não receberá essas melhorias ou qualquer outra melhoria no Windows 10, pois elas não são relacionadas a bug ou segurança: elas são atualizações de recurso que não estão disponíveis para o Windows 10 LTSB/LTSC.

Muitos acham que poderão instalar qualquer componente ou funcionalidade das edições Home ou Pro do Windows 10 na edição LTSB/LTSC utilizando o site catalog da Microsoft, mas isso é ficçãoO site Catalog da Microsoft só tem atualizações que a Microsoft aprova para suas edições, e obviamente as funcionalidades existentes nas novas versões do Windows inexistem ali pois elas estão integradas ao sistema operacional - e a única maneira de obtê-las é instalando uma nova versão do Windows.

Windows 10 LTSB LTSC | Windows Update

A conclusão é que toda e qualquer melhoria que o Windows 10 tiver para deixá-lo mais rápido ou completo não será disponibilizado para quem usa a versão LTSB/LTSC.

Alguns internautas vão além, alegando que o Windows 10 LTSC é uma versão "pura" do Windows sem as "tranqueiras" das Aplicações Modernas existentes nas demais edições e por isso ele é "melhor e mais rápido". Eles também erram feio nisso: neste artigo sobre Windows 10 LTSB x Pro x Home eu mostro que além do desempenho ser o mesmo, a edição LTSB tem 6 mil arquivos a mais do que a edição Home pois esses internautas esquecem que o Windows 10 LTSB na verdade chama-se Windows 10 Enterprise LTSB e vem recheado de "tranqueiras" corporativas que eles nunca usarão :)

Para mim a definição perfeita de burrice é insistir por vontade própria praticar um crime (pirataria) para utilizar um Windows 10 desatualizado (LTSB/LTSC) que foi criado para ser utilizado em caixas eletrônicas!

Consumo de memória RAM no Windows 10 LTSC

Lamentavelmente muitos gamers e youtubers sugerem o uso da versão LTSC pois "ela consome menos CPU e memória RAM". Nada mais errado do que isso: o consumo é simplesmente O MESMO das demais versões, pois as funcionalidades removidas não afetam EM NADA consumo de CPU e a diferença de uso de memória RAM é imperceptível.

Na prática, quem utiliza o Windows 10 Pro, Home ou LTSC tem o mesmo consumo de CPU e memória RAM: abaixo você tem uma imagem mostrando o Windows 10 Pro à esquerda e o Windows 10 LTSB à direita, ambos instalados “do zero” e com todas as atualizações disponíveis - e você nota que o consumo de ambos é obviamente o mesmo.

Windows 10 LTSB LTSC | Consumo de memória RAM

Outro detalhe importante é que, ao contrário do que muitos acreditam, “economizar memória RAM” não significa que o seu computador vai rodar mais rápido, pois o que importa mesmo é o uso INTELIGENTE da memória RAM – e jamais ECONOMIZAR memória RAM a todo custo achando que quanto menos memória RAM usar, melhor. Eu abordo isso em detalhes nesse artigo.

Outro erro comum é achar que o Windows 10 LTSB/LTSC não vem com a Cortana. A imagem abaixo mostra isso, pois Cortana é o Windows Search, conforme eu detalho aqui.

CONCLUSÃO

Windows 10 LTSB LTSC | Não é inteligente usá-lo no desktop

Você já percebeu que o Windows 10 Enterprise LTSC NÃO É focada para o usuário comum e NÃO DEVE ser utilizado pelo usuário comum – principalmente por gamers que acham que estão “com a melhor versão do Windows” quando eles estão justamente com a PIOR versão para jogos.

Um detalhe final é que a falta de bom senso no uso do Windows 10 LTSC/LTSB é tanta que a própria Microsoft publicou um artigo para as pessoas não instalarem essa edição no Surface, que é um dispositivo híbrido notebook/tablet, pois essa versão remove o suporte a caneta aplicações para telas sensíveis ao toque, comprometendo o uso dele.

E aí? Você REALMENTE acha inteligente usar o Windows 10 LTSC no seu computador? Nem eu :) Que mais? Leia também meu artigo sobre LTSB x Pro x Home aonde eu comparo o desempenho dessas três edições.

  • Obrigado! Problema resolvido! 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...