Ir para conteúdo

O Windows ficou lento novamente (HD100)


Mensagem Recomendada

Olá, a todos! Fiz procedimento que o Professor passou nas aulas sobre HD 100. Entreguei o notebook a cliente e após uns 15 dias o notebook retornou com o mesmo problema. Fiz no HD e esta ok, O que mais posso fazer de verificação e correção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, MarcosReis disse:

Olá, a todos! Fiz procedimento que o Professor passou nas aulas sobre HD 100. Entreguei o notebook a cliente e após uns 15 dias o notebook retornou com o mesmo problema. Fiz no HD e esta ok, O que mais posso fazer de verificação e correção?

Marcos,

Infelizmente, é comum que, mesmo efetuando TODOS os passos do vídeo do Baboo sobre HD100, o problema ainda persista.

Nesse seu caso, se ele ficou bom durante 15 dias, provavelmente a fragmentação tenha deixado ele mais lento novamente.

Hoje em dia eu não faço esse tipo de otimização em HD mais. Eu acho perda de tempo, justamente pelo motivo que citou. Passa um tempo, o cliente volta. Apesar de ser possível uma automação para limpar temporários e desfragmentar de 15 em 15 dias, o cliente nunca fica satisfeito.

Eu adotei a seguinte prática quando o cliente reclama de lentidão, seja no PC ou notebook:

- Se tem HD, ele está íntegro, assim como o sistema operacional, livre de malwares e o causador do HD100 são serviços/tarefas do próprio Windows, recomendo a troca do HD por um SSD e o HD fica como backup numa unidade externa com USB 3.2. Obviamente que se o HD estiver com defeito ele deverá ser substituído obrigatoriamente por um SSD.

O HD eu só recomendo como unidade secundária para backup ou armazenamento de dados pouco acessados, como fotos, vídeos, filmes e jogos.

Se o cliente fala que não quer trocar o HD e insiste que eu faça essas "otimizações" eu nem pego o serviço.

Mesmo notebooks novos, comprados de 2014 em diante, estão vindo com HDs fabricados numa tecnologia chamada SMR (mais detalhes) ao invés de CMR. Esses HDs possuem alta latência e são péssimos para instalar um sistema como o Windows neles. Fuja de HDs SMRs.

O hardware SEMPRE manda no desempenho do sistema operacional. É possível melhorar a performance apenas alterando algumas configurações no SO, mas não há milagre.

Se o cliente não quiser trocar o HD por um SSD, recomendo colocar um pendrive de marca boa com tamanho maior que a RAM e usar o Readyboost.
 

Editado por Bruno Bertozzo Arruda
  • Obrigado! Problema resolvido! 1
  • Legal, essa informação é útil 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...