Ir para conteúdo

A lenda de "liberar cache L2 e L3"


Mensagem Recomendada

  • Administrador
Há muitos anos os jornalistas e youtuber postam a dica de liberar cache L2/L3 do processador para aumentar o desempenho do Windows sem saber que essa dica é uma FAKE DICA por não servir para absolutamente nada.

A liberação do cache L2/L3 do processador é uma asneira inventada há muitos anos baseado em uma informação do paleozóico Windows NT de 1996(!).

Nessa época, o uso da chave do Registro SecondLevelDataCache permitia que processadores anteriores ao Pentium II em computadores que tinham mais de 64 MB RAM (!) pudessem ter ganho de até 2% em alguns cenários.

Obviamente essa dica de “liberar cache L2/L3 do processador” já era inútil na época do Windows XP em 2001, mas infelizmente ela vem sido eternizada desde então: depois do lançamento de qualquer versão nova do Windows, youtubers e jornalistas despreparados resolvem “desenterrar” essa dica inútil para “aumentar o desempenho do Windows”, mostrando a todos a total ignorância deles nesse assunto.

O Windows sempre utiliza todo cache L2 e L3 do processador! Para confirmar isso, acesse a janela sobre a CPU e você verá que a quantidade de cache L2 e L3 em uso pelo Windows é a mesma do processador identificado (Core i7-2600K no exemplo) pelo software da Intel:

Pare de acreditar no mito de liberar cache L2 e L3
Liberar cache L2 e L3 é uma FAKE NEWS inútil

Além disso, ao acessar a página oficial desse processador no site da Intel, ali consta L3 = 8MB, que é o mesmo valor que o Windows está utilizando:

Pare de acreditar no mito de liberar cache L2 e L3
Liberar cache L2 e L3 = inútil

 

Por fim, um pouco de bom senso: se essa tivesse alguma utilidade para deixar o Windows mais rápido, por que a Microsoft não implementaria ela como configuração default no Windows?!?

 

Conclusão: sempre que alguém comentar sobre liberar cache L2 e L3 do processador para “ganhar desempenho”, fale que ele está enganado, pois isso é apenas uma FAKE DICA :) 

  • Legal, essa informação é útil 2

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Baboo alterou o título para A lenda de "liberar cache L2 e L3"


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...