Drivers do Windows
Este artigo foi atualizado em 2020 com informações adicionais a atualizadas do vídeo abaixo:
Nessa primeira parte eu abordo em detalhes atualização de drivers e porquê programas de atualização de drivers que ficam residentes na memória são completamente desnecessários, além dos problemas graves que podem acontecer quando usuários afobados teimam em instalar um novo driver assim que ele está disponível. Esse artigo complementa o artigo “A praga dos otimizadores de PC”.
A segunda parte desse artigo aborda temas adicionais:
Drivers WHQL, que são os drivers certificados pela Microsoft
A pasta DriveStore
Eliminação de drivers antigos para recuperar espaço em disco
Backup de drivers
Por que a data dos drivers é de 2006?
… entre outros assuntos.
Essa é a primeira parte do artigo Drivers do Windows A FUNDO, um tema que está dividido em duas partes.
Essas empresas que vendem programas de atualização de drivers aprenderam a aplicar o mesmo golpe dos “otimizadores de PC” que eu abordei em outro artigo, ao enganar os usuários fazendo-os acreditar que eles precisam desse tipo de aplicativo, convencendo até mesmo a pagarem por isso.
Para piorar, jornalistas, gamers e youtubers que não entendem a fundo sobre Windows (e muito menos sobre o funcionamento interno dos drivers), incentivam os internautas a fazerem a mesma besteira que eles fizeram: manter na memória algum “atualizador de driver”, inclusive mostrando como utilizar versões piratas deles. Pior que isso, impossível.
Muitas vezes a versão mais nova de um driver contém somente a correção de uma palavra que estava escrita errada em algum idioma, alguma alteração relacionada ao gerenciamento de energia, alguma atualização na telemetria do próprio driver, ou até mesmo a remoção de algum componente antigo que não será mais utilizado.
E como toda regra tem exceção, existem algumas poucas situações aonde o ganho de desempenho é real em alguns cenários. A principal delas é obviamente a atualização do driver da placa de vídeo, que pode alterar drasticamente a performance de jogos e aplicativos gráficos.