BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT


Home Hardware Tecnologia

A NASA divulgou uma nova imagem de Saturno feita pela sonda Cassini, quando a nave passava “perto” do planeta. Na foto, podemos ver uma espécie de silhueta do planeta, já que ela foi feita em um momento em que o Sol estava atrás de Saturno.

NASA divulga nova imagem de Saturno

Nova imagem de Saturno

De acordo com a NASA, a imagem foi capturada em 17 de outubro de 2012. Anteriormente, apenas em setembro de 2006 a agência espacial tinha conseguido capturar uma foto semelhante. No caso, com a sombra de Saturno.

A missão Cassini é um projeto da Nasa e a Agência Espacial Italiana (ASI). A sonda completou sua missão inicial em junho de 2008, quando foi enviada para analisar o sistema do planeta. Ela já completou também um outro objetivo chamado Cassini Equinox Mission, que acabou em 2010.

Agora, a pesquisa é direcionada para até 2017, quando acontece o solstício de verão em Saturno. Ou seja, uma imagem ao contrário da que podemos ver neste momento, o qual o Sol estaria na frente do planeta.

Saturno é o sexto e maior planeta do sistema solar. Desde que Plutão saiu da categoria de "planeta", é claro. Toda a sua superfície, porém, conta com altos índices de gás e uma pressão extremamente alta. Suficiente para esmagar qualquer nave que entrasse em sua atmosfera.

  • Mario Junior

    Eu só queria entender o motivo de toda foto que a NASA expõe de Saturno ter essa aparência de ser um desenho ou pintura.

    • MVP_Baboo

      As sondas não fotografam as cores dos planetas pois seus filtros captam frequências de luz que não são visíveis a olho nu, como ultravioleta e infra-vermelho. As fotos divulgadas da NASA são corrigidas com filtros, aplicação de cores e outras técnicas para que eles fiquem parecidos com as cores reais dali.

      A NASA também exagera um pouco nas cores para alguns detalhes específicos que não seriam vistos a olho nu.

      Este artigo sobre as cores das fotos do Hubble detalha isso: http://www.space.com/8059-truth-photos-hubble-space-telescope-sees.html

      • Mario Junior

        Isso eu já sabia. O que eu achava estranho era a forma com que Saturno aparecia nas fotos.

        Os outros planetas soam como algo mais "natural" ao contrário de Saturno, por isso a minha dúvida. :P

        Mas obrigado pela explicação. :)