O problema do Disco 100% ou HD100 ocorre quando o Gerenciador de Tarefas mostra 100% de uso do disco rígido sem motivo aparente. Isso pode ocorrer por vários motivos abordados no artigo sobre os principais motivos disso acontecer e como você pode solucionar.
Esse artigo é uma versão aprimorada e atualizada para o Windows 11 do artigo/vídeo 27 soluções para o problema do disco 100% que foi escrito em 2018 e tem mais de 1,3 milhão de visualizações , sendo que algumas soluções foram removidas do artigo original por não serem mais utilizadas (Flash e Skype), e outras foram adicionadas (plugins bancários e rastreadores de navegadores).
Além disso, eu reforço a necessidade de executar a solução 3 (CHKDSK. SFC e DISM) que resolve a maioria dos problemas relacionados ao Disco 100%.
Antes de listar as soluções, é importante você saber:
Por esse motivo, as três primeiras soluções visam confirmar que o disco rígido está funcionando corretamente e não existe nenhum arquivo corrompido nele.
Se o uso do disco rígido do seu computador fica continuamente em 100% e você já leu o artigo inicial, então aplique as dicas desse artigo que tem 30 soluções para isso na ordem correta. Não aplique as dicas abaixo se você ainda não leu o artigo inicial, pois muitas vezes o problema do Disco 100% é algo temporário.
Abaixo estão 30 soluções possíveis para o problema do Disco 100% (HD100), sendo:
Soluções 1 e 2: confirmação que o disco rígido está funcionando corretamente
Solução 3: confirmação que não existe nenhum arquivo corrompido no Windows
Soluções 4 a 27: possíveis solução para o problema do Disco 100% (HD100)
Realize uma análise rápida para saber se os discos rígidos e SSD instalados no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Para fazer isso, abra uma janela de Prompt de Comando (Admin), digite o comando wmic diskdrive get caption,status e tecle ENTER.
Se ele estiverem funcionando perfeitamente aparecerá OK em todos eles. Se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. Nesse caso é fundamental você fazer um backup dos dados existentes ali e eventualmente substitui-lo pois ele deixou de ser confiável.
O WD Data Lifeguard é um aplicativo gratuito muito eficiente da Western Digital que testa qualquer disco rígido e SSD de qualquer marca. Embora esse programa tenha sido descontinuado e substituído pelo WD Dashboard , o WD Dashboard funciona somente com produtos da Western Digital, Hitachi e SanDisk, e por esse motivo eu continuo sugerindo o Data Lifeguard que continua funcionando perfeitamente.
O Data Lifeguard vai apenas TESTAR o disco rígido ou SSD sem apagar nenhum arquivo dali, sendo que o ideal é que você NÃO MEXA no computador durante esse procedimento. Se você estiver utilizando um notebook, garanta que ele esteja conectado na tomada.
Após baixar o WD Data Lifeguard, abra o arquivo .zip e execute o programa WinDlg_v1_37.exe que está dentro dele:
Na janela mostrando todos os discos rígidos, dê um duplo-clique no primeiro deles, clique em EXTENDED TEST e no botão Start:
Quando ele terminar aparecerá o resultado final, onde ele deve mostrar OBRIGATORIAMENTE o sinal OK verde em cima do botão, indicando que ele está funcionando perfeitamente:
Qualquer outro resultado indica que ele tem algum problema e deixou de ser confiável – e nesse caso você deve fazer backup dos dados dali e trocá-lo o quanto antes, porque além do Windows ficar lento com ele, você corre o risco de perder todos os arquivos armazenados nele.
lise do disco rígido precisa ser feita em TODOS os discos rígidos e SSD instalados no seu computador, porque o Windows FICARÁ LENTO se qualquer um deles tiver algum problema, mesmo que não seja aquele onde o Windows está instalado.
As dicas abaixo são dicas resumidas da Aula 03 do curso Windows Rápido e Seguro 2.0. Se você tiver algum problema na aplicação das dicas, acesse o artigo original para obter mais detalhes.
CHKDSK /R
Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin):
Agora digite chkdsk (espaço) /r e tecle ENTER. Ao aparecer a mensagem perguntando se você deseja agendar a verificação da próxima vez que o sistema for reiniciado, tecle S e , e feche essa janela:
Agora você deve salvar o seu trabalho, fechar todos os programas e reiniciar o Windows.
O chkdsk será executado antes do carregamento do Windows, sendo que é perfeitamente normal ele ficar parado por um bom tempo em alguma porcentagem (5% 10%, 12%, 15%, etc), porque isso indica que ele encontrou setores com defeito e está corrigindo isso – e essa tarefa é LENTA, podendo demorar várias horas.
SFC
Agora você deve seguir os mesmos passos para abrir o Prompt de Comando (Admin), mas dessa vez digite SFC (espaço) /SCANNOW e tecle ENTER:
Esse comando verifica e repara arquivos protegidos do Windows, e demora no máximo 20 minutos. O ideal é que o resultado do SFC mostre que não existe nenhuma violação de integridade, indicando que nenhum arquivo está corrompido, ou que os arquivos corrompidos foram reparados:
O último comando que você deve executar repara arquivos corrompidos ou ausentes do Windows, sendo que esse comando funciona a partir do Windows 8, então ele não funciona no Windows 7.
DISM
Na mesma janela do SFC digite DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth e tecle ENTER, sendo que ele demora no máximo meia hora:
É importante que você coloque espaço somente antes da barra e garanta que as palavras estejam corretas, senão vai aparecer uma mensagem de erro – principalmente o erro 87 que indica que você digitou algo errado. No final feche a janela.
Acesse Configurações > Sistema > Notificações > Configurações adicionais e desative as opções de obter dicas e mostrar a experiência de boas-vindas do Windows:
Entre no Gerenciador de Dispositivos > Dispositivos do Sistema > clique com o botão da direita do mouse em cada item que tenha Intel > atualizar driver. Se não houver nada da Intel no Gerenciador de Dispositivos, ignore essa solução.
entre no Gerenciador de Dispositivos > 1 Controladores IDE/ATAPI > dê um duplo-clique em 2 Controlador AHCI Padrão > aba 3 Driver > 4 Detalhes do Driver:
Se ali aparecer 5 storachi.sys, feche a janela e clique em Detalhes. Desça até Caminho da instância do dispositivo e anote o valor dali.
O valor é uma string similar a VEN_15AD&DEV_07E0&SUBSYS_07E015AD&REV_00\4&BBF9765:
Agora execute o Regedit (Editor do Registro) e desça até chave HKLM\System\CurrentControlSet\Enum\PCI\. Ali localize a chave com a mesma string 1 do Caminho da Instância, que no nosso exemplo é 2 VEN_15AD&DEV_07E0&SUBSYS_07E015AD&REV_00.
Dê um duplo-clique no item que corresponde à string mostrada no Caminho da Instância.
Ali acesse 3 \Device Parameters\Interrupt Management\MessageSignaledInterruptProperties e altere a variável 4 MSI Supported de 1 para 5 zero (0). Clique em 6 OK e reinicie o Windows.
Acesse Sistema > Sobre > Configurações Avançadas do Sistema > botão superior Configurações… > aba Avançado > Alterar.
Ali vamos inverter a configuração da Memória Virtual: se a opção Gerenciar automaticamente o tamanho… estiver desativada, ative-a, clique em OK > OK e reinicie o computador.
Se a opção Gerenciar automaticamente o tamanho… estiver ativada, desative-a e clique em Tamanho gerenciado pelo sistema:
Em seguida clique no botão OK > OK > OK e reinicie o computador.
O problema do Disco 100% (HD100) pode ser causado quando o arquivo de paginação (pagefile.sys) está corrompido. Para resolver isso, inicialmente você deve escolher a opção Sem arquivo de paginação no item anterior para remover o arquivo de paginação:
Depois disso execute a solução 3 (CHKDSK, SFC e DISM) para garantir que não existe mais nenhum arquivo corrompido. Por fim, altere a Memória Virtual para Gerenciar automaticamente o tamanho de acordo com o item anterior.
O Warsaw, Topaz OFD, GBplugin, core.exe são plugins e módulos de segurança utilizados pelos bancos brasileiros para aumentar a segurança das transações bancárias online.
Infelizmente eles deixam o Windows muito mais lento ao realizar tarefas desconhecidas que consomem muita CPU e disco. Muitas vezes o problema do Disco 100% é devido a ele, e a única maneira de resolver isso definitivamente é desinstalando-os, embora isso fará com que o aplicativo do banco instalado no Windows deixe de funcionar.
Às vezes o principal arquivo criado pela Indexação do Windows (windows.edb) fica corrompido e causa o problema do Disco 100% (HD100), mas basta recriá-lo para resolver esse problema.
Para fazer isso, digite index > clique em Opções de Indexação:
Agora clique no botão 1 Avançado e clique no botão 2 Recriar. Em seguida clique no botão 3 OK:
Se o HD100 continuar, é possível que o arquivo de paginação esteja corrompido e você deve executar a solução 3 para resolver isso.
Para confirmar que o problema do Disco 100% está relacionado com a indexação dos arquivos do Windows, digite Serviços > execute Serviços:
Agora dê um duplo-clique em Windows Search > mude o Tipo de Inicialização para Desativado, clique no botão Parar e clique em seguida no botão OK:
O mesmo problema do Windows Search pode acontecer com o SysMain, uma funcionalidade que faz parte do gerenciamento de memória do Windows e jamais deve ser desabilitado.
Se o SysMain está causando o problema do Disco 100%, certamente o arquivo de paginação está corrompido. Você deve executar a solução 3 para resolver isso.
Para confirmar que o problema do Disco 100% está relacionado com o SyMain, digite Serviços e execute Serviços. Clique com o botão da direita do mouse em SysMain e na opção Parar.
Abra um Prompt de Comando (Admin) > digite WPR -cancel e tecle ENTER. Não se preocupe se aparecer a mensagem abaixo (There are no trace profiles running – Error code 0xc5583000) pois isso é normal.
Execute o Agendador de Tarefas > Biblioteca do Agendador de Tarefas > Microsoft > Windows > Defrag > clique com o botão da direita do mouse > Desativar. Reinicie o computador:
Se isso o problema não foi resolvido, reative o Defrag seguindo os mesmos passos, mas clique em Habilitar.
Faça o mesmo desabilitando individualmente todos os itens dentro de Application Experience, Autochk e Customer Experience Improvement Program, e também o item Microsoft-WindowsDiskDiagnosticDataCollector que está dentro do DiskDiagnostic.
Você pode desabilitar todos eles e reiniciar o PC. Se isso não resolveu o problema do HD100, habilite-os novamente.
Abra uma janela do Powershell (Admin), digite Disable-MMAgent -mc e reinicie o computador:
Se isso não resolveu, faça o mesmo digitando Enable-MMAgent -mc e reinicie o computador.
Abra o Editor do Registroe navegue até a chave HKLM\System\ControlSet001\Services\Ndu. Dê um duplo clique na variável Start e altere o valor dela de 2 para 4 (Decimal) e reinicie o Windows:
NDU é o Windows Network Data Usage Monitor, uma funcionalidade que monitora o uso da rede. A opção 4 desabilita-a. Para reabilitá-la, altere-a para 2 novamente.
Abra o Chrome, acesse chrome://settings/performance e desabilite a opção Páginas pré-carregadas, que permite carregar páginas mais rapidamente:
Alguns navegadores como o OperaGX permitem bloquear rastreadores, opção encontrada na área Privacidade e Segurança, mas em alguns casos isso pode causar o HD100. Nesse caso desabilite essa opção:
A Política de Diagnósticos é outro Serviço que pode causar o problema do Disco 100% (HD100). Abra Serviços > vá em Serviço de Política de Diagnóstico > clique com o botão da direita do mouse > Parar.
Se o problema do Disco 100% foi resolvido, então algo está interferindo no funcionamento correto desse Serviço e nesse caso o jeito é desativá-lo. Para isso dê um duplo-clique em Serviço de Política de Diagnóstico > mude o Tipo de Inicialização para Desativado, clique em Parar e no botão OK.
O Windows Update utiliza o BITS para baixar atualizações do Windows. Por esse motivo o BITS não deve ser desativado.
Outro Serviço que pode causar o Disco 100% é o BITS (Serviço de transferência inteligente de tela de fundo). Nesse caso você deve pará-lo:
Para fazer isso abra Serviços > clique com o botão da direita do mouse em Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano > clique em Parar:
Digite Energia, clique em Escolher um plano de energia e altere de Equilibrado para Alto desempenho:
O desempenho do seu computador continuará o mesmo, mas se você estiver usando um notebook, o consumo de bateria aumentará um pouco. Se o problema do HD100 não foi resolvido, altere novamente para Equilibrado.
Existe a possibilidade do driver de algum periférico instalado no seu computador ter um bug que cause o problema do Disco 100%. Nesse caso você deve inicialmente acessar a pasta \Windows\INF e mover todos os arquivos que começam com OEM para uma pasta qualquer.
Feito isso, entre no Gerenciador de Dispositivos e desinstale o dispositivos de rede instalado no seu computador clicando com o botão da direita do mouse > Desinstalar dispositivo. Depois disso reinicie o Windows.
Quando o Windows for reiniciado, o dispositivo ficará temporariamente indisponível, mas o sistema operacional instalará automaticamente drivers nativos deles, fazendo com que ele funcione. Verifique se o problema do HD100 foi resolvido.
Se foi resolvido, o problema era causado por um driver defeituoso. Caso ele não foi resolvido, faça o mesmo com o dispositivo de áudio e vídeo.
Se o Windows não conseguiu instalar o driver de algum periférico e você precisa fazer isso manualmente, baixe a versão mais nova do driver no site do fabricante e instale-a. Se o HD100 voltar, você saberá exatamente qual driver é o responsável por esse problema.
Saiba mais sobre instalação de drivers.
O Antivírus instalado no seu Windows pode estar causando o HD100 se ele não estiver executando uma varredura ou sendo atualizado. Nesse caso eu sugiro você desconectar da internet e desativar o seu antivírus para analisar se o disco continua sendo muito utilizado.
Se isso acontecer, desinstale o antivírus e reinstale-o, ou utilize o Microsoft Defender ou outro antivírus eficiente.
Se você utiliza o Adobe Reader, desative a opção Ativar procura rápida de documentos PDF:
Digite compar e acesse Gerenciar configurações de compartilhamento avançadas. Desative a descoberta de rede no item Redes públicas e reinicie o computador:
A sincronização do OneDrive pode utilizar bastante o disco somente durante a cópia dos arquivos. O HD100 pode acontecer se algum arquivo estiver corrompido, e nesse casovocê deve executar a solução 3 para resolver isso.
Se você não utiliza o OneDrive, você pode desativá-lo da Inicialização do Windows indo em Configurações > Aplicativos > Inicialização e desativá-lo:
Embora o OneDrive seja uma ótima opção de backup gratuito na nuvem (até 5 GB), você também pode desinstalá-lo indo em Configurações > Aplicativos > Aplicativos instalados e desinstalá-lo:
Abra o Chrome e acesse chrome://settings/reset?search=redefinir. Ali clique em Restaurar configurações para os padrões originais e clique em Redefinir configurações:
A última dica é você trocar o cabo SATA conectado no seu HD, pois ele pode ser o culpado pelo HD100 se ele estiver minimamente danificado, sendo que essa dica serve somente para desktops, e não para notebooks ou tablets: