O TIWorker.exe e TrustedInstaller.exe são dois processos fundamentais para o Windows. O tiworker.exe ou TI Worker é o Windows Modules Installer Worker, que é o responsável pela instalação das atualizações do Windows Update.
O TIWorker fica dentro da conhecida pasta C:\Windows\WinSxS que inclui arquivos importantes do sistema operacional
Muitas atualizações exigem uma análise detalhada dos arquivos e instalações anteriores do Windows Update, e é normal o computador ficar mais lento nessa fase pois o TI Worker e o TrustedInstaller estão trabalhando intensamente.
O TrustedInstaller.exe ou TrustedInstaller é uma ferramenta essencial do Windows 11, Windows 10 e Windows Server, sendo responsável pela instalação e modificação das atualizações do Windows, garantindo que o sistema operacional está atualizado e funcionando corretamente.
Na prática o TrustedInstaller é o Serviço Instalador de Módulos do Windows:
Esse executável fica dentro da pasta C:\Windows\servicing e tem assinatura digital da Microsoft. Arquivos com esse mesmo nome que não tenham assinatura digital da Microsoft são malware.
Se o TrustedInstaller está em funcionamento, isso indica que alguma atualização está sendo instalada.
Infelizmente muitos usuários fecham esses processos para diminuir o uso da CPU, sem saber que eles serão executados novamente alguns minutos depois.
Assim que as instalações são instaladas, tanto o TI Worker quanto o TrustedInstaller se fecham sozinho.
O TrustedInstaller não deve ser pausado nem desabilitado, pois isso deixará seu Windows mais inseguro.
Alguns tópicos no fórum oficial da Microsoft mostram usuário querendo fazer isso por causa de problemas com permissões no Windows , quando na realidade o problema com o TrustedInstaller é um SINTOMA de algo maior. Basta alguns arquivos do sistema operacional estarem corrompidos, e problemas de permissão (gerenciados pelo TrustedInstaller) aparecem.
Nesse caso o primeiro passo para resolver isso é garantir que o disco rígido esteja funcionando corretamente, e principalmente confirmar que não existe nenhum arquivo corrompido no Windows.
Para isso deve-se seguir as primeiras aulas do curso gratuito Windows Rápido e Seguro 2.0.