Exploit para falha no IE6 já está na web

Saiba mais sobre ela e como reduzir as chances de ataques

18/01/2010 07:46h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

Recentemente a Microsoft divulgou um boletim de segurança alertando os usuários do Internet Explorer sobre ataques visando o Internet Explorer 6. De acordo com a empresa, exploits para a falha já estão disponíveis na web.

Em um post no blog Security Research &  Defense, a Microsoft informou que os ataques afetam apenas o Internet Explorer 6. Embora versões mais recentes do navegador possam ser afetadas, alguns fatores dificultam a exploração da falha.


Risco da falha

Versões mais recentes do Internet Explorer e do Windows tem menos chances de serem afetados por esta falha graças às melhorias de segurança em ambos.

  Windows 2000 Windows XP Windows Vista Windows 7
Internet Explorer 6 Pode ser explorada Pode ser explorada
(exploit atual permite
a execução de códigos)
N/A
(o Windows Vista
vem com o  IE7)
N/A
(o Windows 7 vem
 com o IE 8)
Internet Explorer 7 N/A
(o IE7 não pode
ser instalado no
Windows 2000)
Exploração possível
(o exploit atual não
funciona graças às
diferenças no layout de
 memória no IE 7)
O Modo Protegido
 do IE não permite
que o exploit funcione
N/A
(o Windows 7 vem
 com o IE 8)
Internet Explorer 8 (o IE8 não pode
ser instalado no
Windows 2000)
DEP (prevenção de
execução de dados)
 habilitada por padrão
no XP SP3 não permite
que o exploit funcione
O Modo Protegido
do IE e a DEP
habilitada
por padrão não permitem
que o exploit funcione
O Modo Protegido
do IE e a DEP habilitada
por padrão não
permitem
que o exploit funcione

Como podemos notar na tabela acima, a única plataforma atualmente em risco é o Windows XP com o IE6. A Microsoft recomenda que os usuários do IE6 no Windows XP façam o upgrade para uma nova versão do Internet Explorer e/ou que habilitem a Prevenção de Execução de Dados (DEP).

Como impedir a execução de códigos

A vulnerabilidade está presente no Internet Explorer 6, Internet Explorer 7 e Internet Explorer 8. Todas as versões podem travar depois de abrirem o código de ataque. Apesar disso, existem algumas maneiras de limitar os ataques ao IE e impedir a execução de códigos.

* Desabilite o JavaScript. O
boletim de segurança 979352 mostra como fazer isso, mas esta solução também afeta a exibição correta de diversos sites.

* Habilite a Prevenção de Execução de Dados (DEP). A DEP é suportada em
todas as versões do Windows a partir do Windows XP SP2. Algumas versões do Windows vem com a DEP habilitada por padrão* e você pode habilitá-la no Windows XP e Windows Vista clicando na imagem abaixo:


*A DEP vem habilitada por padrão no IE8 no Windows XP SP3, Windows Vista SP1 e SP2 e no Windows 7.

Nota sobre a habilitação da DEP no Windows Vista

Para habilitar a DEP no Windows Vista, é necessário executar o Internet Explorer como Administrador (clique com o botão direito no ícone do IE e escolha "Executar como Administrador"). Após habilitar a DEP, feche o IE e execute-o normalmente para navegar com a DEP habilitada.

 



Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.

 

Artigos do BABOO