Como mudar de IDE ou SATA RAID para AHCI? Nesse tutorial você aprende como fazer isso rapidamente sem precisar reinstalar o Windows.
IDE (Integrated Drive Electronics) é um padrão de interface criado na década de 1980 que define a maneira como dados são trafegados entre o hardware e um dispositivo de armazenamento, como disco rígido ou CD/DVD. Ele era limitado, suportava até dois dispositivos conectados, e a taxa de transferência estava limitada a 133 MB/s.
RAID (Redundant Array of Independent Disks) é uma tecnologia de armazenamento que utiliza múltiplos discos rígidos ou SSD para melhorar o desempenho e/ou confiabilidade do armazenamento de dados. Existem diferentes níveis de RAID , cada um oferecendo vantagens e desvantagens específicas, sendo que não existe nenhuma solução de RAID que tenha apenas UM dispositivo de armazenamento.
Existem soluções de RAID via hardware e via software. O RAID via hardware envolve o uso de uma controladora RAID que vem embutida em alguns modelos de placa-mãe ou que pode ser comprada à parte vindo integrada em uma placa PCIe .
O RAID via software não exige nenhuma controladora, pois ela é emulada via software. Uma das soluções mais conhecidas de RAID via software é o Espaços de Armazenamento do Windows 11.
AHCI (Advanced Host Controller Interface) é o sucessor do IDE. Ele foi criado em 2004 pela Intel e trouxe várias melhorias de desempenho e funcionalidade.
Entre elas estão o NCQ (Native Command Queuing) que otimiza as operações de leitura e gravação de dados, aumentando seu desempenho, além do hot swap que permite instalar e desinstalar um dispositivo sem precisar que o equipamento seja desligado. Além disso, o AHCI suporta transferência de até 600 MB/s e há muitos anos se tornou padrão em servidores, computadores, notebooks e NAS.
Mudar do modo IDE ou RAID para AHCI no seu armazenamento SATA oferece várias vantagens de desempenho e funcionalidade.
A mudança de IDE para AHCI é necessária pois o modo IDE é um padrão antigo e limita as capacidades dos discos SATA modernos. O AHCI, por outro lado, é um padrão mais recente e permite que o barramento SATA se comunique de forma mais eficiente com o hardware, resultando em transferências de dados mais rápidas e melhores tempos de resposta.
Além disso, o modo IDE não aproveita totalmente os benefícios dos SSD, pois foi projetado para discos rígidos mecânicos tradicionais. O AHCI é o modo ideal para SSD (unidades de estado sólido).
A mudança de RAID para AHCI é necessária se você estiver utilizando um único disco rígido ou SSD, pois isso permite obter um desempenho melhor. RAID deve ser utilizado somente se você estiver utilizando vários discos rígidos ou SSD em conjunto.
IMPORTANTE: se você utiliza RAID via software ou hardware, verifique na Ajuda ou Suporte do software ou fabricante como desfazer o RAID sem perder os dados antes de mudar para AHCI.
Para saber se o seu PC está usando AHCI, entre no Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE ATA/ATAPI e veja o o que ele mostra ali. A imagem abaixo mostra que o computador está configurado corretamente para uso do AHCI:

A maneira correta de alterar de IDE ou RAID para AHCI está detalhada abaixo.
1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows > Executar. Digite msconfig e clique no botão OK:

2. Agora clique na aba Inicialização do Sistema > clique em Inicialização Segura – Mínima e clique no botão OK. Depois disso reinicie o Windows:

3. Acesse a BIOS/UEFI do computador e altere o acesso a disco de IDE ou RAID para AHCI. Salve essa configuração e reinicie o PC:

4. Agora o Windows reiniciará no Modo de Segurança, pois configuramos isso no primeiro passo. Então Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows > Executar. Digite msconfig e clique no botão OK:

5. Agora clique na aba Inicialização do Sistema > desative a opçãoInicialização Segura e clique no botão OK. Depois disso reinicie o Windows:

Pronto! A partir daí o Windows estará funcionando com AHCI.