Lamentavelmente alguns youtubers sugerem desativar o Windows Update “para evitar problemas com atualizações” sem se responsabilizar pelos danos causados por isso. Desativar o Windows Update indica irresponsabilidade, pois ele JAMAIS deve ser desativado.
Se houver qualquer problema ou bug em alguma atualização, basta removê-la manualmente através do próprio Windows Update ou através de uma simples linha no Prompt de Comando (Admin): wusa /uninstall /KB:<número da atualização>
Quem indica desativar o Windows Update está colocando em risco o computador do usuário e também todos os computadores da rede da qual ele faz parte, porque o Windows desse usuário não será atualizado e ele pode ser infectado por malware que utilizam vulnerabilidades que já foram corrigidas pela Microsoft.
Este artigo faz parte do vídeo com dez dicas erradas ensinadas por youtubers no curso Aperfeiçoamento para Profissional de TI
São ações como essa que fazem com que o Brasil seja um dos países que mais sofrem com malwares, pois muitas empresas confiam seus computadores e a segurança dos seus dados em assistências técnicas e profissionais de TI que desativar o Windows Update “por precaução”.
E quando a empresa sofre prejuízo com hackers e malwares, essas mesmas assistências técnicas e profissionais de TI culpam o Windows – e para piorar, eles obram para tentarem recuperar os arquivos sequestrados.
Um detalhe importante é que como o Windows 10 não permite desativar o Windows Update (justamente para proteger o usuário), 98% dos computadores infectados eram Windows 7 (que certamente estavam com Windows Update desativado) – e o resultado disso foi um prejuízo de quase 400 bilhões de reais no mundo todo.
Quem incentiva desativar o Windows Update é uma pessoa IRRESPONSÁVEL que não tem nenhum comprometimento com os problemas e prejuízos causados por isso.
Embora isso seja comum no mercado informal, é importante que você saiba que algumas empresas tiveram sérios prejuízos causados por profissional de TI, e elas entraram com um processo civil exigindo ressarcimento do prejuízo baseado no artigo 186 do Código Civil, que diz claramente que “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.”
Sugerir desativar o Windows Update é uma combinação de irresponsabilidade com negligência, e quem sugere isso deveria ser simplesmente proibido de trabalhar na área de TI.