O Banrisul, tradicional banco do Rio Grande do Sul presente em dez estados brasileiros, migrou do Windows 7 para a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 10 Pro (64 bits).

Banrisul adota Windows 10 Pro em todas as suas agências

A atualização contempla os 8.500 colaboradores da rede de 538 agências e 202 postos de serviços da instituição financeira no país, em cerca de 9.500 estações de trabalho.

A migração garante ao banco mais segurança, com recursos que evitam o acesso a dados sensíveis em caso de furto de notebook, como o Bitlocker e o Active Directory, capazes de gerenciar diretórios de identidade privados na nuvem, além de recursos de produtividade e criptografia do hardware do dispositivo.

Para Vanderlei Pollon, gerente executivo da Unidade de Infraestrutura de TI do Banrisul, um dos principais benefícios para a segurança no banco é a inicialização confiável.

“Em relação a possíveis invasões, o malware (ameaças online) não consegue se acomodar no sistema ao iniciar a máquina, porque o Windows 10 Pro, com o firmware UEFI, verifica a assinatura de cada parte do software de inicialização e do sistema operacional, impedindo que ele seja sincronizado com as outras informações do computador”, comenta Pollon.

Banrisul adota Windows 10 Pro em todas as suas agências
Todas as etapas da atualização do sistema operacional foram feitas remotamente em um curto período de 38 dias, evitando custos da equipe de TI do Banrisul com viagem, estadia e combustível.

De acordo com Gustavo Lang, diretor de Windows da Microsoft Brasil, a empresa atuou especificamente na apresentação das funcionalidades do novo sistema.

“A equipe de TI do Banrisul realizou a homologação do Windows 10 Pro, a estruturação e a ativação de produtos básicos. A Microsoft ofereceu dicas sobre como usar a o sistema operacional em sua plenitude”, diz Lang.

A migração valeu a pena. “Tivemos baixo custo para realizar a atualização, e o apoio dos profissionais da Microsoft foi pontual para alcançarmos as premissas estabelecidas pelo banco, como aumento no desempenho e em segurança”, complementa Pollon.

  • Sou do RS e lembro que na época do governador Olívio Dutra (que foi na minha opinião um dos piores governadores do estado) ele simplesmente mandou todas as estatais de todos os poderes a devolverem licenças MS e os servidores precisavam usar o LIXO que era o OpenOffice.org.br e, no caso específico do Banrisul, Linux nos terminais de saque e auto-atendimento. Não preciso dizer muito para contar o fracasso que houve. Graças a Deus, quando o governador crápula do Olívio saiu as estatais puderam comprar novamente o Microsoft Office e voltaram a utilizar Windows nos terminais.

  • Elias

    É isso aí, também não tenho problema algum com novidades, nem tecnologia, gosto de pesquisar soluções, mas infelizmente não são todos assim, e sei que vai ter muito funcionário se queixando que preferia mais o Win 7 ou que não está acostumado ou não sabe como fazer….. gente que não sabe fazer pesquisa ou nem consegue ler um manual, muito menos entender o que lê, gente que gosta de tudo pronto, são esses que mais reclamam de tudo, e têm medo de novidades, embora também é certo que em tudo na vida temos que ter equilíbrio…

    • Lucas Silva

      Nem sempre o que é novo é bom. Nem sempre o que é novo é prático!

      • Elias

        Sim, nem sempre, por isso concluí meu comentário falando sobre ter equilíbrio, aliás, como em tudo na vida. Para saber se é bom ou não, só experimentando, e para experimentar temos que ter a mente aberta, não pode ter medo de desafios, claro que respeitando os limites e a individualidade de cada um.

  • nj hacker

    Na agencias da caixa os caixas eletronicos ainda utilizam Windows XP kkkkkkkk

    • Carlos Pacheco

      Foi o que pensei… Os terminais que o público tem acesso, é com Win XP. Que beleza.

      • VR5

        Aqui na minha cidade são Linux…

        • Marco Antonio Rodrigues

          não é dos 3.31??????????????

  • VR5

    O site do IB do Banrisul funciona perfeitamente no Microsoft Edge???

    • Leoni Martini

      sou cliente do banrisul, e posso confirmar que o site do Home bank do banrisul ainda não tem suporte ao edge.

      • VR5

        Ah, mas com certeza o Banrisul não medirá esforços para portar seu Home Banking para a plataforma Edge. Afinal, eles tem total confiança no SO. Então é obrigação usar o Edge… :)

        • Assim como o Bradesco… Um dos maiores compradores de Microsoft no Brasil, se não for o maior…