A Tela Azul da Morte ou BSOD (Blue Screen of Death) ocorre quando algum componente do Windows apresenta um erro crítico que impede que o Windows funcione corretamente, e nesse cenário a única solução é reiniciar o computador.
Isso é comum quando acontece algum problema de hardware, em que o sistema operacional não tem controle sobre isso, ou quando um driver de kernel (que acessa áreas reservadas da memória RAM) trava.
Até o Windows 7 a Tela Azul da Morte mostrava o erro principal, o tipo de erro (STOP CODE) e o arquivo responsável pelo travamento, mas após o Windows 8 a Microsoft mudou isso e a tela azul mostra o erro principal e um código QR que leva a uma página da Microsoft com mais informações sobre o erro.
Um detalhe interessante é que a BSOD acontece quando o Windows detecta que ele próprio está instável e por isso ele precisa ser recarregado.
Ao contrário do que muitos pensam, quando aparece a Tela Azul da Morte, o Windows não está travado: ele está funcionando normalmente, mas impedindo qualquer interação do teclado e mouse.
Após impedir qualquer interação do usuário com o sistema operacional através do teclado e mouse, o Windows mostra a tela azul contendo informações sobre o problema que ocorreu, e depois disso ele salva o conteúdo da memória RAM (que é o arquivo de dump de memória) no disco, e por fim ele automaticamente reinicia o computador.
Isso acontece independentemente se o sistema operacional é 16-bits (como Windows 95 ou 98), 32-bits (típico da época do Windows XP) ou 64-bits (que se tornou comum desde o Windows Vista).
Os principais motivos do aparecimento da Tela Azul são:
Depois de prestar milhares de horas de consultoria em centenas de clientes resolvendo todo tipo de problema, eu notei que um dos principais responsáveis pela tela azul do Windows é um disco rígido problemático. Isso acontece pois os arquivos armazenados nele ficam corrompidos, e quando um programa ou arquivo corrompido é carregado na memória RAM, ele pode causar sérios problemas e conflitos, resultando na Tela Azul da Morte.
Para você confirmar que o seu disco rígido está OK, siga a dica da Aula 02 do curso gratuito WRS.
Esse é o segundo motivo da Tela Azul no Windows. Mesmo se o disco rígido estiver perfeito, basta uma variação de energia (muitas vezes imperceptível para o usuário) durante o salvamento de um arquivo ou programa para corrompê-lo – e quando ele for carregado e executado na memória RAM, aparece a Tela Azul da Morte. Isso torna-se ainda mais crítico se o arquivo ou programa corrompido for do próprio sistema operacional.
Para garantir que nenhum arquivo está corrompido, siga as dicas da Aula 03 do curso gratuito WRS.
Muitas vezes o driver de um periférico ou de um software (como antivírus) tem um bug que resulta na Tela Azul da Morte. Nesse caso você precisa saber qual driver foi responsável por isso, e substitui-lo por uma versão anterior ou atualizada dele.
Eu mostro como fazer uma análise técnica de sete casos reais da Tela Azul do Windows, identificado o driver responsável, na Aula 13 do curso ATI.
Se a memória RAM não for confiável, os arquivos copiados nela ficam corrompidos – e o resultado disso é a Tela Azul do Windows.
Para confirmar que a memória RAM do seu computador está OK, execute o Diagnóstico de Memória do Windows que reiniciará o Windows para testa a memória RAM antes do Windows ser carregado.
Ao aparecer a tela de teste da memória RAM, pressione a tecla F1 e, utilizando as seta do seu teclado, escolha a opção Estendido. Daí pressione a tecla TAB e escolha Cache Desativado. Agora pressione a tecla F10 do seu teclado e o teste será iniciado.
Em raros casos alguma atualização do Windows pode causar Tela Azul em configurações específicas do computador do usuário. Um exemplo disso foi a atualização opcional KB5029351 de agosto de 2023 que causava Tela Azul nos computadores que tinham placas-mãe da série 600 e 700 da MSI .
Curiosamente quando isso acontecia, o próprio Windows automaticamente desinstalava essa atualização sem nenhuma interação do usuário. Isso foi possível por causa de uma funcionalidade implementada desde 2019 no Windows 10 e no Windows 11 que automaticamente reverte a instalação de uma atualização quando ela causa Tela Azul no Windows no próximo boot.
Quando se fala da Tela Azul da Morte, muitos se lembram daquela que ocorreu com Bill Gates durante um evento de tecnologia.
Dia 20 de abril de 1998, durante o primeiro dia da COMDEX (maior evento de tecnologia daquela época) em Chicago, Bill Gates fez uma apresentação em que um funcionário da Microsoft conectou um scanner em um computador, causando o aparecimento da tela azul:
Essa cena tornou-se icônica e muitos consideram como o “maior mico da história da Microsoft”, embora poucos saibam que o Windows 98 instalado ali estava em teste (beta), pois a versão final dele foi lançada dois meses depois. O responsável pela tela azul foi um bug no driver do scanner, que foi corrigido e disponibilizado na versão final do Windows 98.
Alguns internautas me perguntaram se o funcionário que estava ao lado do Bill Gates (Chris Capossela , que na época ele trabalhava como assistente do Gates) foi demitido por causa disso.
Além dele NÃO ter sido demitido (pois o problema não foi culpa dele), ele continuou crescendo dentro da Microsoft até se tornar vice-presidente executivo e CMO (Chief Marketing Officer), sendo responsável pelas estratégias e iniciativas de marketing de praticamente todos os produtos e serviços da Microsoft. Chris saiu da Microsoft em outubro de 2023 .