O msedgewebview2.exe ou WebView2 é uma ferramenta que permite aos desenvolvedores de aplicativos incorporarem conteúdo da Web (como HTML, JavaScript e CSS) diretamente em aplicativos Windows .
WebView2 foi desenvolvido pela Microsoft para incorporar um navegador da web baseado no motor Blink (usado no Google Chrome) em aplicativos Windows, utilizando tecnologias como .NET, Win32, WPF, e mais recentemente, WinUI .
É uma versão aprimorada e mais flexível do antigo controle WebView, que era baseado no motor EdgeHTML (usado pelo navegador Microsoft Edge Legacy, que é o Edge que vinha no Windows 8.
As principais vantagens no uso do WeView2 são:
Suporte a tecnologias da web modernas: como ele utiliza o motor Blink, o WebView2 é capaz de renderizar e suportar tecnologias da web recentes, proporcionando uma experiência de navegação atualizada e compatível com os padrões da web.
Personalização e extensibilidade: Os desenvolvedores têm maior controle sobre a aparência e o comportamento do WebView2, permitindo personalizar e estender suas funcionalidades de acordo com as necessidades do aplicativo.
Integração com aplicativos Windows: O WebView2 pode ser facilmente integrado em aplicativos Windows, facilitando a adição de recursos da web nos aplicativos existentes.
Atualizações independentes: O WebView2 é atualizado separadamente do Windows, permitindo que os desenvolvedores forneçam e atualizem a versão do WebView2 em seus aplicativos sem depender das atualizações do sistema operacional.
Reutilização do código: Ao incluir o WebView2 em um aplicativo, o desenvolvedor pode escrever código para um site ou aplicativo Web e reutilizar esse mesmo código no seu aplicativo Windows, economizando tempo e esforço, além de tornar a integração de recursos da Web mais eficiente e simplificada.
O WebView2 vem pré-instalado no Windows 11, no Windows Server 2016/2019/2022 e na maioria dos dispositivos com Windows 10, além de ser suportado no XBOX e Hololens 2.
O WebView2 também vem no navegador Edge, nos Widgets do Windows 11, além do Teams, Office, Outlook, Weather e muitos outros aplicativos.
Ele utiliza o Microsoft Edge como mecanismo de renderização para exibir o conteúdo da Web em aplicativos nativos, e as versões mais novas do WebView2 não suportam Windows 7 e Windows 8.x.
Quando o Microsoft Edge e o WebView2 são instalados, o instalador do Microsoft Edge une os aplicativos para evitar o uso de espaço extra em disco, mas ao desinstalar o Microsoft Edge, o WebView2 não é desinstalado para evitar problema com outros aplicativos.
Você quer saber mais sobre processos e pastas do Windows? Eu abordo isso na aula 21 do curso W11FP.