Apesar dos avanços na velocidade, alcance e segurança, o modo como usamos as redes sem fio mudou pouco. Mas você já imaginou ter um adaptador de rede sem fio (como placas PCI, adaptadores USB e etc.) transformado em vários outros permitindo que você se conecte a diferentes redes ao mesmo tempo? É isso o que a tecnologia do pessoal do Microsoft Research faz e que estará no Windows 7.
O Virtual WiFi é uma camada de software que "transforma" seu adaptador de rede sem fio em vários adaptadores virtuais. O software cuida das conexões de cada um dos adaptadores e se certifica de que cada um deles tenha a oportunidade de se conectar às suas respectivas redes.
O resultado é um sistema operacional que age como se estivesse com múltiplos adaptadores de rede sem fio instalados e operando de forma independente. E o melhor é que a tecnologia já está integrada ao Windows 7.
Mas ao contrário do projeto do Microsoft Research, a implementação da tecnologia no Windows 7 é limitada a apenas um adaptador de rede sem fio.
O diagrama abaixo mostra a arquitetura do Virtual WiFi no Windows 7:

Depois de ler tudo isso você pensa: "Ah, mas eu baixei, instalei e fucei no Windows 7 RC e não vi isso!". A tecnologia já existe no Windows 7, mas você não deve ter visto apenas por culpa de um detalhe: a falta de drivers compatíveis.
Para que os adaptadores de redes sem fio suportem a tecnologia, seus fabricantes precisam recompilar e adicionar o suporte para a tecnologia aos drivers.
A boa notícia é que o suporte para a tecnologia Virtual WiFi será um requisito para todos os fabricantes que quiserem que seus drivers recebam a certificação para o Windows 7.
Alguns tópicos na Área de Windows 7 do Fórum do BABOO:
SoundMAX Integrated Digital Audio
Windows 7 não enxerga o Win Vista
Estender ativação do Windows7 de 30 para 120 dias
Desempenho do windows 7