Vários youtubers sugerem a criação de uma partição no próprio disco rígido ou SSD onde o Windows está instalado, para que ela funcione como partição de backup do drive C. Não faça backup do Windows na mesma unidade de disco, pois isso é um erro grave .
Abaixo estão os três motivos principais para isso:
O motivo mais óbvio é a segurança dos dados, porque se o disco rígido ou SSD falhar por qualquer motivo (dano físico, corrupção de dados ou ataque de malware), tanto o sistema operacional quanto o backup serão perdidos.
Manter o backup em um dispositivo separado ajuda a proteger os dados, porque mesmo que a unidade do sistema operacional falhe, o backup permanecerá seguro e acessível em outra unidade.
Este artigo faz parte do vídeo com dez dicas erradas ensinadas por youtubers no curso Aperfeiçoamento para Profissional de TI
O mesmo acontece se o computador ou notebook for roubado, pois nesse caso o backup será roubado junto com ele.
Manter o backup na mesma unidade de disco pode levar a problemas de espaço de armazenamento e desempenho.
Backups ocupam bastante espaço em disco (especialmente se você estiver fazendo backups completos do sistema), e ao manter o backup na mesma unidade que o sistema operacional, o espaço disponível para o Windows e arquivos pode ser reduzido, comprometendo seu desempenho.

Se o Windows tiver algum problema e não puder ser acessado, o backup na mesma unidade de disco dificultará bastante a recuperação do sistema operacional.
Manter o backup em uma unidade separada permite que você restaure o sistema operacional sem se preocupar em mover arquivos para outro lugar, economizando tempo e possíveis complicações durante o processo de recuperação.
Além disso, se o backup estiver em uma unidade externa, ele pode ser usado para restaurar o sistema operacional em um hardware completamente diferente.
Você até pode usar um disco rígido sem uso como armazenamento do backup do drive C, mas o backup JAMAIS deve estar no mesmo computador do usuário e muito menos no mesmo disco ou SSD aonde o Windows está instalado.
Não é à toa que o backup sempre deve ser feito em alguma mídia removível, na nuvem ou em qualquer lugar que não seja dentro do próprio computador – ou ele corre o risco de não servir para absolutamente nada.