O Windows 10 e Windows 11 vêm com diversos Aplicativos (anteriormente chamados de Aplicativos Modernos ) pré-instalados, e alguns culpam eles por qualquer problema de desempenho no Windows. Poucos compreendem que desativar Aplicativos do Windows não afeta o desempenho do sistema operacional.
Os Aplicativos Modernos também são conhecidos como aplicativos da Plataforma Universal do Windows (UWP). Eles são programas desenvolvidos para funcionar com dispositivos com Windows 10 e posteriores, e oferecem uma experiência consistente em diferentes tipos de dispositivos, como computadores, tablets, smartphones e até mesmo dispositivos IoT (Internet das Coisas):
Além dos Aplicativos utilizarem pouca CPU e memória RAM, eles são automaticamente suspensos quando estão em segundo plano. Com isso, sempre que você executa um programa, os Aplicativos em execução deixam de usar CPU.
Na imagem abaixo a Calculadora e Configurações (dois Aplicativos) estão suspensos utilizando 0% de CPU, enquanto o Microsoft Edge está em Modo de Eficiência também ocupando 0% de CPU mesmo estando utilizando 19 processos internos:
Você pode definir quais Aplicativos podem ser executadas em segundo plano, sendo que essa funcionalidade não tem relação com consumo de CPU ou desempenho do Windows, mas sim com a duração da bateria.
Isso acontece pois mesmo que algum Aplicativo esteja suspenso (pois algum programa está sendo executado em primeiro plano), ele consome um pouco mais de bateria do que se ela não estivesse funcionando.
Então neste caso, se você estiver usando um notebook, laptop ou tablet, você consegue desabilitar essas aplicações para ter mais tempo de uso do seu dispositivo.
Se você quer desativar um Aplicativo em segundo plano, acesse Configurações > Aplicativos > Aplicativos Instalados. Ali clique nos três pontos do Aplicativo que você quer desativar e escolha “Opções avançadas“:
Agora escolha Nunca na opção Permissões de aplicativos em tela de fundo:
Pronto! O desempenho do seu computador ou notebook continuará o mesmo, mas ele consumirá um pouco menos energia se você utiliza muitos Aplicativos baixados na Microsoft Store.