Após a adoção de sistemas de autenticação mais poderosos, os criminosos virtuais mudaram as táticas, de acordo com Alex Shipp, analista de tecnologias antivírus da MessageLabs.
"Recentemente, vimos uma mudança em como os trojans atacam", declarou Shipp durante uma discussão na Conferência RSA 2006. Os novos 'trojans bancários' não roubam nomes e senhas, mas ficam esperando que o usuário entre em seu banco para roubar o dinheiro, fazendo transferências para as contas bancárias dos hackers.
"Toda a autenticação, senhas, biometria... não adianta, pois o trojan aguardará que você mesmo passe pelas proteções para realizar o roubo", segundo Shipp. Este novo tipo de trojan está crescendo em popularidade e já é o terceiro da lista de pragas comuns, de acordo com Shipp. A praga mais comum atualmente é o software de controle remoto, que cria redes de zumbis para enviar e-mails fraudulentos e ataques de negação de serviço.
Os trojans de roubo de bancos são programados para atacar apenas bancos específicos, mas Shipp declarou que o número de bancos virtuais visados pelas pragas está crescendo continuamente. As pragas chegam normalmente como anexo de e-mail, e quando são executadas, instalam-se no navegador e esperam o usuário visitar um banco on-line.
Mais informações: News.com