Usuários que já tiveram a oportunidade de ouvir um home theater já experimentaram a imersão que o sistema de som 5.1 proporciona. A combinação de dois alto falantes dianteiros, um central, dois traseiros e um subwoofer para fortalecer sons graves consegue realmente passar a impressão de som ambiente.
O padrão de som 5.1, Dolby Digital (também conhecido como AC-3) é usado em cinemas, DVDs e alguns videogames. No entanto, o a tecnologia usada no AC-3 não é tão eficiente na compressão de músicas para computadores. Por muitos anos, várias companhias se envolveram no desenvolvimento de tecnologias de compressão que conseguissem combinar formatos já usados em músicas com o áudio 5.1 pra criar um novo formato.
Em 2005, a companhia alemão Fraunhofer, demonstrou o Mp3 Surround, e até mesmo lançou um player portável compatível com o formato. Agora, um consórcio de empresas, que inclui Agere Systems, Coding Technologies GmbH, Philips Applied Technologies e a própria Fraunhofer, deram um passo adiante na idéia, com o novo formato MPEG Surround. A tecnologia, que adiciona os formatos AAC e AACPlus na lista de compatível com som 5.1, foi apresentada recentemente na Exposição de Engenharia de Áudio, na França.
Mais informações: ArsTechnica