Absolutamente ninguém gosta de receber spam ou perder tempo separando e-mails úteis de e-mails indesejados. Mesmo com sofisticados filtros e mecanismos criados para tentar evitar spams, estas mensagens comerciais não solicitadas continuam invadindo as caixas de entrada de todos os usuários. Ao entender como o sistema funciona, poderemos agir de maneira eficiente, para reduzir significativamente a quantidade de spam recebida.
O que um usuário deve entender é que o mercado de marketing por e-mails é, de longe, a maneira mais efetiva para promover produtos e serviços na internet atualmente. A base do sistema é coletar o maior número possível de e-mails e enviar mensagens comerciais para eles. Há duas maneiras de se trabalhar neste sistema: a honesta, e a que os spammers usam.
A maneira honesta de se trabalhar neste mercado é coletar e-mails de usuários que realmente estiverem interessados em alguma informação que possam receber. Além disso, cada e-mail enviado deve conter um link para que o usuário cancele o recebimento dos e-mails. De preferência, o cancelamento do recebimento dos e-mails deve ser instantâneo, sem nenhum intervalo dado pela empresa (seria uma desculpa para tentar fazer o usuário voltar atrás em sua decisão). Assim, um usuário pode se dar ao luxo de receber apenas mensagens desejadas, com a opção de cancelar o recebimento quando julgar necessário.
Já o método dos spammers consiste em coletar o maior número possível de endereços de e-mails (não importando quais são os métodos). Esta captação pode ser feita através de softwares que vigiam sites 24 horas por dia em busca de endereços de e-mail. Basicamente, estes captadores de e-mails olham para o conteúdo do comando HTML 'mailto:'. Ferramentas mais sofisticadas podem até mesmo passar pelas máscaras usadas por usuários para tentar se livrar dos spams. Assim 'pedro ponto carlos em provedor ponto com ponto br' é captado como 'pedro.carlos@provedor.com.br'. Sites de empresas que colocam e-mails dos empregados em uma única página são alvos preferenciais dos spammers. Livros de visita de sites pessoais também são boas fontes de endereços eletrônicos.
Outros métodos são ainda mais maliciosos, e envolvem a instalação de softwares como vírus e/ou worms num computador para capturar todos os contatos do livro de endereços do usuário. Uma boa lista de e-mails vale dinheiro para spammers. E é por isso que o sistema está fora de controle - é uma atividade que traz lucros - não importado como eles são obtidos, destaca-se.
Mais minformações: The Tech Zone