Apague drivers antigos e recupere espaço em disco. Como eu detalhei no artigo sobre instalação de drivers, a pasta DriverStore é a pasta que armazena os drivers do Windows, e ela tem em média 2 GB de tamanho, embora esse número varie de acordo com o tipo de PC e periféricos instalados.
Sempre que você instala um driver novo, o driver anterior continua existindo nessa pasta, pois dessa maneira é possível reverter para o driver anterior caso o driver novo tenha algum problema.
Isso é muito prático, mas a atualização constante de drivers faz com que essa pasta cresça cada vez mais, pois ela continua armazenando drivers antigos – e eu já vi casos aonde essa pasta tinha mais de 40 GB.
Isso acontece muito com quem adora baixar drivers da NVIDIA , aonde cada driver pode ter mais de 600 MB:
Somente nos últimos 6 meses (outubro/23 a abril/24) a NVIDIA disponibilizou 14 drivers GeForce oficiais que somados totalizam mais de 9 GB – e se você baixou todos eles e não apagou a versão anterior, certamente a sua pasta DriverStore deve estar imensa.
Para resolver isso, eu indico o ótimo Driver Store Explorer , um programa gratuito encontra drivers antigos na pasta DataStore e remove eles.
Ao fazer download dele, cuja versão mais recente é a 0.11.92 de janeiro de 2023, dê um duplo clique no arquivo .zip baixado para abri-lo. Daí dê um duplo clique no arquivo Rapr.exe e escolha a a opção Executar:
Ao abrir a janela, ele mostrará a lista de drivers existentes. Clique no botão Select Old Driver(s) para ele selecionar todos os drivers antigos que não estão em uso.
Na parte de baixo da janela ele informa o total de MB ou GB que serão eliminados (apenas 34MB na imagem abaixo). Daí clique no botão Delete Driver(s) para removê-los:
Uma janela aparecerá com a lista de drivers que serão apagados. Clique em OKpara removê-los:
Pronto! Em alguns segundos ele informa o total de drivers antigos que foram removidos: