A Microsoft disponibilizou hoje as atualizações de maio de 2017 para Windows, Internet Explorer, Office e outros produtos como parte do seu ciclo mensal.

Além destas atualizações de segurança, a Microsoft também disponibilizou uma nova versão da sua ferramenta para remoção de malwares.

Atualizações de maio de 2017 para Windows e outros produtos da Microsoft

Todas as atualizações de maio de 2017 para Windows e outros produtos estão disponíveis através do Windows Update, WSUS (Windows Server Update Services) e via download direto no Catálogo do Microsoft Update.

Como algumas destas atualizações corrigem falhas críticas de segurança, a Microsoft recomenda que os usuários e as empresas façam a instalação o mais rápido possível.

Outro detalhe é que algumas das falhas podem ser usadas para permitir a execução de códigos maliciosos nos computadores afetados.

Mais detalhes e a lista completa com todos os produtos afetados estão disponíveis aqui.

Atualizações de maio de 2017 para Windows

De acordo com o changelog publicado no Windows 10 and Windows Server 2016 Update History, usuários rodando o Windows 10/10 Mobile Anniversary Update terão o build alterado para 14393.1198 com a atualização cumulativa disponibilizada hoje.

A atualização traz correções de bugs e correções para falhas de segurança.

Quem já está usando do Windows 10 Creators Update em PCs e smartphones terá o build do sistema operacional alterado para 15063.296 e 15063.297. De acordo com o changelog publicado aqui, a atualização cumulativa corrige bugs e falhas de segurança.

Entre os bugs corrigidos estão um que faz com que o Microsoft não consiga se conectar a certos sites em ambientes que não suportam completamente o padrão TCP Fast Open e um que causa problemas de conectividade com o mouse Bluetooth Arc Touch.

Os changelogs do Windows 10 v1511 e do Windows 10 lançado em julho de 2015 podem ser encontrados na mesma página.

As mudanças no Windows 7 SP1 e Windows Server 2008 R2 SP1 podem ser vistas aqui, enquanto que as mudanças no Windows 8.1 e Windows Server 2012 R2 podem ser vistas aqui.

  • Lucas Silva

    Instalei o Windows 10 hoje para testá-lo e percebi que mudou muita coisa desde as versões anteriores.
    Até o momento gostei do Winows 10, não tive nenhum problema com bugs. Vou passar a utilizar o Microsoft Edge para ver se me adapto.

    • Se você quiser uma recomendação de bloqueador de anúncios, te sugiro esse: Adguard AdBlocker microsoft.com/store/apps/9mz607gwkbs7

      • Elias

        E qual o problema com o Adblock Plus? Eu conheci o Edge apenas ontem no Win10 e ontem mesmo instalei o Adblock Plus. Inclusive me supreendi, pois foi pra loja, eu pensei que teria que criar uma conta da MS, mas não, instalou sem conta mesmo.

        Esse é melhor?

        • Lucas Silva

          Valeu pessoal, obrigado pelas dicas! :)

        • Usei o AdBlock Plus por muito tempo, usei ele desde que foi lançado as extensões para o Edge na build 14291, mas deixei de usá-lo porque para mim o Adguard Adblocker é muito mais confiável. As vezes o Adblock Plus deleta sua lista branca quando você fecha o Edge. Esse problema é terrível quando você gosta de algum site e quer que ele seja remonerado pelo bom trabalho e eu nunca tive isso no Adguard. Além disso, o Adguard para ser mais confiável também com relação a preencher espaços que deveriam ter sido oculpados por anúncios.

          • Lucas Silva

            DarkThemeNT,
            Instalei o Adguard aqui no Edge, é bem eficiente.

            Valeu! :)

    • Guilherme Souza

      Uso o W10 desde que foi lançando e nunca tive problemas, de bug e de nada do tipo, eu recomendo você usar o EDGE apenas para ver vídeos no YT, ele consome muuuito menos processador quando está em 1080p60fps, coisa que o chrome não sabe fazer, e outra, o edge é o único navegador até o momento que mostra a real qualidade dos vídeos em 1080p, assisto netflix nele também.
      Use o adblock que o DarkThemeNT mandou ai, eu uso e ele é eficiente.

    • eduardo ribeiro

      para instalar e gratis?

  • Elias

    Eu postei ontem e a noite fui verificar essa atualização, e constatei que apenas essa de maio foi de 800Mb (sendo que em Tablet já é compactado), e olha que nem tenho Office se não seria bem maior. Desse jeito em 3 ou 4 meses já ficarei sem espaço no Tablet consumido apenas com essas atualizações.

  • SexXx1$T@

    entra update e sai update e o Edge continua bugado igual o ” *#$@) ” deles!
    Pelo amor de Deus, o que fizeram com esse navegador que era muito bom e não tinha esse bug de deletar histórico e favoritos além desses terríveis travamentos desde a ultima grande atualização???
    e porque cargas d’água eles não consertam ou deixam como era antes??? ¬¬

    • lucio lima

      amigo… aqui esta tudo normal…qual a configuração da sua máquina?

  • Instalado! https://uploads.disquscdn.com/images/863e140d0373c01c224f7feb393b907e75902be8b31a6fd063ac84f01efe07e1.png
    Agora só esperando as horas passar para chegar a //BUILD/ 2017

    • project

      ta dando lag na setinha do mouse aqui

  • “If you installed earlier updates, only the new fixes contained in this package will be downloaded and installed on your device.” Entretanto, terá que baixar o pacote completo do mesmo jeito (pelo menos do Windows 7 SP1 ao Windows 10 1607 – a propósito, quanto está o tamanho do arquivo UUP do 1703?).

    Como levantei no mês passado, parece que realmente os antigos sites (https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc440494.aspx e https://technet.microsoft.com/pt-br/security/bulletins ) foram descontinuados. Será que a Microsoft avisou em algum de seus boletins? Se sim, quando e qual?

    E o atual site parece ser este (quanta redundância e, insisto, muito mais simplório e difícil de encontrar os detalhes): https://portal.msrc.microsoft.com/en-us/security-guidance

    • https://uploads.disquscdn.com/images/62498e705eb7b4c0b89d461e89a0139c38354e1a383ea0f0d556aeff5cf64019.png

      O UUP não deve fazer nenhuma diferença em atualizações cumulativas desde que o UUP é basicamente inspirado nas atualizações cumulativas. Se fizer também não deve ser notado por agora, já que os pacotes ainda são pequenos devido a juventude do Windows10 v1703. E como se você compactasse um arquivo pequeno e um grande: quando você compacta um arquivo pequeno não faz muita diferença porque o arquivo já é pequeno, mas quando o arquivo é grande ai sim você grande diferença.

      • Entendi. Então minha visão sobre UUP estava bem equivocada. O problema é que vai chegar uma hora que este pacote cumulativo, mesmo comprimido em formato UUP vai ficar grande demais para baixar em pouco tempo, principalmente para quem tem internet de baixa velocidade (ou, mesmo, uma velocidade razoável, mas com muita gente usando ao mesmo tempo). Por isso defendo a instalação do pacote cumulativo só na primeira execução do Windows Update, e depois, só a instalação incremental, APENAS do que foi corrigido, assim como era antes, pois não tem cabimento baixar 1,1 GB,no caso do 1607 e 1511; ou 373 MB do 1703, para instalar nem 10 MB de correção, caso já esteja com as últimas atualizações instaladas.

    • Sid Vicious @ BABOO

      Ela anunciou no final do ano passado que o site com os resumos dos boletins de segurança seria descontinuado em 2017….

      O plano era descontinuar agora em fevereiro, mas foi adiado pra março ou abril, se não me engano.