A Mozilla disponibilizou para download nesta semana o Firefox 53, versão mais recente do popular navegador com código aberto, para Windows 32 e 64 bits.

O navegador oferece recursos como o suporte para extensões, navegação por guias (tabbed browsing), alerta contra sites maliciosos e suporte para sincronização de informações (histórico de navegação, senhas, favoritos e até mesmo abas abertas).

Ele possui um gerenciador de senhas, bloqueador de janelas pop-up, pesquisa integrada, corretor ortográfico, gerenciador de downloads, leitor de feeds RSS e muitos outros.

De acordo com o changelog publicado aqui pela Mozilla, o Firefox 53 traz correções de bugs, melhorias na estabilidade dos elementos gráficos, novos temas “compactos” (dark e light) baseados no tema do Firefox Developer Edition, novo design visual para os controles de áudio e vídeo, e outras novidades.

Esta versão do navegador também descontinua o suporte para o Windows XP e para o Windows Vista. Usuários da versão 52 nestes sistemas operacionais continuarão recebendo apenas atualizações de segurança.

Mozilla lança o Firefox 53
Versão 53 traz correções de bugs, melhorias na estabilidade dos elementos gráficos, novos temas “compactos” (dark e light) baseados no tema do Firefox Developer Edition, novo design visual para os controles de áudio e vídeo, e outras novidades. Esta versão do navegador também descontinua o suporte para o Windows XP e para o Windows Vista

Faça o download do Firefox 53

A versão 32 bits do Firefox 53 para Windows está disponível para download aqui. A versão 64 bits para o sistema operacional da Microsoft está disponível para download aqui.

Desenvolvedores de sites e aplicações Web podem obter as versões 32 e 64 bits do Firefox Developer Edition clicando aqui.

Quem instalou o Serviço de Manutenção junto com uma versão anterior do navegador deverá receber a versão 53 automaticamente.

Saiba mais sobre o navegador Firefox acessando seu site oficial.

  • A melhora na velocidade se dá pelo projeto Quantum, que visa a troca da engine para usar a GPU. Ficou estável pois é o novo sandbox (Quantum Compositor). Primeira etapa do projeto.

    Agora para frente o uso será mais intenso à placa gráfica.

  • project

    bom eu percebi que esta mais ágil para abrir sites e melhorou muito a interface gráfica parece que vídeos e jogos estao com melhor resolução

  • A. Faybert

    Continua muito atrás de Chrome e Opera.

  • Romualdo

    Atualizei no PC, percebi uma melhora da velocidade na abertura de páginas.

    • Mauro

      é tendencia melhorar velocidade dia q comeca fica mais devagar as paginas ae melhor nem atualizarmos o navegador né, logo deve sair pcxfirefox q é melhor ainda a velocidade se quiser da look https://sourceforge.net/projects/pcxfirefox/

    • Dragon

      Também notei uma melhora sensível no geral. Será que só a remoção do suporte o XP fez isso?

      • Mauro

        xp e vista