Internauta comenta sobre programas de otimização que ele utilizava – incluindo o DAP (Download Accelerator Plus ).
Quem aí se lembra do DAP, o Download Accelerator Plus, que era um programa que prometia “acelerar o download de arquivos em conexões discadas”?
Eu faço uma ressalva ao DAP: ele realmente era útil no seu propósito, porque naquela época do Windows XP, quem usava conexões discadas como eu, o gerenciador de downloads nativo do Windows era horrível.
Se a conexão caísse durante o download, o arquivo de downloads ficava corrompido, daí você tinha que refazer todo downloads. O DAP era uma mão na roda, ele quebrava os arquivos de download em vários pedaços e depois o remontava, e isso agilizava o download, fora que ele não corrompia o arquivo quando a conexão caia.
Tanto o Windows 10 quanto o Windows 11 compactam arquivos na RAM, mas a maior vantagem disso é evitar ao máximo o uso do disco rígido (que é muito lento) no uso de arquivos de cache.
O DAP funcionava pois, como qualquer programa de download, ele cria dezenas de conexões simultâneas utilizando 100% da banda APENAS para download – então você praticamente não conseguia fazer mais nada via internet enquanto o arquivo era baixado.
Instale APENAS programas que você REALMENTE utilizará no dia a dia. JAMAIS instale programas inúteis no Windows, pois isso pode resultar em muitos problemas:
Windows mais lento: Cada programa instalado no sistema consome memória RAM, espaço em disco e CPU, e muitos programas deixam a abertura de pastas e menu de contexto mais lentos. Evitar a instalação de programas inúteis ajuda a manter o sistema mais ágil e responsivo, reduzindo a carga sobre os recursos do computador.
Windows instável: Programas desnecessários podem introduzir conflitos e instabilidades no Windows, especialmente se eles estiverem em conflito com outros programas ou componentes do sistema operacional.
Windows inseguro: Programas inúteis podem representar uma ameaça à segurança dos seus dados e da sua rede local ao introduzir vulnerabilidades de segurança – principalmente nas versões mais antigas. Manter apenas os programas necessários e confiáveis ajuda a reduzir a superfície de ataque e protege o sistema contra ameaças digitais.
Disco rígido cheio: Cada programa instalado ocupa espaço no disco rígido ou em outras unidades de armazenamento. Evitar a instalação de software desnecessário ajuda a liberar espaço em disco para armazenar arquivos e dados importantes, além de melhorar o desempenho do sistema de arquivos.
Sem gerenciamento: Quanto menos programas instalados no sistema, mais fácil será gerenciar e manter o Windows rápido, estável e seguro. Muitos programas não aparecem na lista de programas instalados do Windows, dificultando isso.
Interface confusa: Programas desnecessários muitas vezes adicionam atalhos ao menu Iniciar, à área de trabalho ou à bandeja do sistema, poluindo a interface do usuário e dificultando a localização de programas importantes. Evitar a instalação de software inútil ajuda a manter a interface limpa e organizada.