A Qualcomm confirmou nesta semana que os primeiros portáteis com o Windows 10 para arquitetura ARM chegarão ao mercado no quarto trimestre de 2017.

Esta versão do Windows 10 foi apresentada pela Microsoft em dezembro passado durante a WinHEC 2016 na China.

De acordo com as informações divulgadas na conferência, esta versão do sistema operacional inclui a tecnologia de emulação x86 conhecida como “Cobalt”. Esta tecnologia permitirá a execução de softwares tradicionais, como o Photoshop.

A Microsoft já ofereceu uma versão do Windows para a arquitetura ARM, o Windows RT. A grande limitação desta versão é que ela só rodava aplicativos obtidos via Windows Store ou os já pré-instalados. Esta limitação acabou afastando potenciais usuários.

Com o Windows 10 para arquitetura ARM, esta limitação será uma coisa do passado. Os usuários poderão rodar tanto softwares tradicionais como o já mencionado Photoshop e o Office, como jogos populares.

Portáteis com Windows 10 para arquitetura ARM chegam no final de 2017
No vídeo abaixo é possível ver o Windows 10 para arquitetura ARM rodando em um dispositivo com o processador Qualcomm Snapdragon 820, que já é utilizado nos smartphones HP Elite x3 e Alcatel IDOL 4S.

A confirmação da Qualcomm nesta semana veio de seu próprio CEO, Steve Mollenkopf. Ele disse que os portáteis que chegarão ao mercado no final deste ano virão equipados com o chip Qualcomm Snapdragon 835.

Vídeo mostrando o Photoshop no Windows 10 para arquitetura ARM:

  • Almir Rogério de Carvalho

    Só acho que a Microsoft não deve limitar o “Windows 10 Desktop” apenas ao Snapdragon da Qualcomm, pode ser o primeiro mas não deve ser o único, temos também outras excelentes opções e particularmente eu preferiria um dispositivo Windows 10 Desktop Tegra com GPU arquitetura Volta pra games pesados de PC e a concorrência faz baixar os preços e ter mais qualidade!

    *Qualcomm = Snapdragon 835
    *Samsung = Exynos 8895
    *MediaTek = Helio X35
    *nVidia = Tegra Xavier (arquitetura “Volta”)

  • DarthTheme

    Acho Windows 10 para ARMx64 muito promissor. Eu já usei o Windows 10 em um tablete extremamente barato (CCE TF74W que na época paguei R$ 279) e a performance era boa, mas a bateria não durava muito, não durava quase nada e esquentava muitíssimo. Esses problemas poderiam ter facilmente sido resolvidos se ele estivesse usando um desses processadores, mas nós teríamos talvez um novo problema: ele provavelmente custaria muito mais do que menos de R$ 300

    • Elias

      Tenho esse Tablet com Win 8.1, tentei de todas as formas atualizar para o Win10 e não consegui, não acho que esquenta muito não. O maior problema é a falta de espaço, tela pequena e os itens ficam minúsculos na tela, que atrapalha bastante a usabilidade, falta de uma porta Usb, teclado virtual nada prático, mas às vezes uso pra navegação.

      • Almir Rogério de Carvalho

        Por que não conseguiu? tenho um da positivo com 16gb e atualizei pra creators update

        • Elias

          Porque já ganhei ele no começo desse ano, quando a oferta gratuita já tinha acabado há 6 meses, então não podia mais usar o método antigo de baixar e fazer instalação limpa, pois nem sequer dava pra baixar nada, pois logo já acusava falta de espaço antes de baixar. Sério que fiquei 2 semanas quebrando a cabeça, pesquisei em tudo que era local, em sites gringos, pensei até em tentar instalar o Windows no cartão ou criar um VHD no cartão (e mesmo que eu conseguisse, o Windows não atualiza assim).

          Também cheguei a excluir a partição do fabricante, e o resultado foi tela azul, pois esse Win8.1 usa Wimboot, que usa essa partição para o Windows funcionar, depois tive que restaurar. Eu tentei de tudo, depois desisti e acho talvez tenha até sido melhor, pois nesse Win10, vejo que todo o espaço seria consumido rapidamente com tanta atualização do Win10, nem sei como vc conseguiu atualizar para o Creator Update. Pelo menos com Win 8.1 as atualizações são menores.

          • Almir Rogério de Carvalho

            sim passei do Win8.1 para Win10, vc não vai formatar e sim atualizar sem manter nada, pode fazer normalmente se usar a mesma versão e arquitetura que veio no PC vai ativar automaticamente acho que sempre vai poder passar do 8.1 para o Win10 grátis,
            E sobra cerca de uns 2gb de espaço que serve apenas pra atualizações de segurança e funcionamento do Windows 10 ainda assim eu prefiro, mas é como falei vai precisar de um microsd bom.

          • Elias

            Opa, valeu. Mas só agora com o lançamento dessa nova versão voltou a oferta gratuita. Até agora, a gratuidade dava apenas se atualizasse usando as tecnologias assistivas.Tenho um cartão de 32Gb classe 10 e não tenho nada instalado, mas 2Gb só pra atualizações, ainda fico com medo de ser pouco espaço e parar de atualizar por falta de espaço.
            Mas vou pensar se ainda volto a tentar atualizar ou não, valeu.

        • Elias

          De repente, agora me acendeu uma luz. Vc está dizendo que atualizou agora do Win8.1 para o Creators? Ou já tinha a versão anterior do Win10?

          Pois me lembrei da matéria aqui do Baboo, informando que as chaves do Win 7 e 8.1 ainda estão servindo para o Creators. Se sim, quanto espaço livre ficou no SSD de 16Gb? Não deve ter sobrado quase nada de espaço né.

    • O uso de ARM é interessante pois possibilita o uso de mais de um processador sem que isso gere aumento notável de temperatura. No futuro teremos datacenters com servidores utilizando centenas ou milhares de processadores ARM por placa-mãe. O Projeto Olympus da Microsoft aborda isso e prevê o uso do Azure em servidores ARM..

      O mais interessante nisso tudo é que futuramente os servidores não terão peças móveis (cooler, HDD..), aumentando a sua durabilidade e diminuindo o consumo de energia..