A Qualcomm confirmou nesta semana que os primeiros portáteis com o Windows 10 para arquitetura ARM chegarão ao mercado no quarto trimestre de 2017.

Esta versão do Windows 10 foi apresentada pela Microsoft em dezembro passado durante a WinHEC 2016 na China.

De acordo com as informações divulgadas na conferência, esta versão do sistema operacional inclui a tecnologia de emulação x86 conhecida como “Cobalt”. Esta tecnologia permitirá a execução de softwares tradicionais, como o Photoshop.

A Microsoft já ofereceu uma versão do Windows para a arquitetura ARM, o Windows RT. A grande limitação desta versão é que ela só rodava aplicativos obtidos via Windows Store ou os já pré-instalados. Esta limitação acabou afastando potenciais usuários.

Com o Windows 10 para arquitetura ARM, esta limitação será uma coisa do passado. Os usuários poderão rodar tanto softwares tradicionais como o já mencionado Photoshop e o Office, como jogos populares.

Portáteis com Windows 10 para arquitetura ARM chegam no final de 2017
No vídeo abaixo é possível ver o Windows 10 para arquitetura ARM rodando em um dispositivo com o processador Qualcomm Snapdragon 820, que já é utilizado nos smartphones HP Elite x3 e Alcatel IDOL 4S.

A confirmação da Qualcomm nesta semana veio de seu próprio CEO, Steve Mollenkopf. Ele disse que os portáteis que chegarão ao mercado no final deste ano virão equipados com o chip Qualcomm Snapdragon 835.

Vídeo mostrando o Photoshop no Windows 10 para arquitetura ARM: