A UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) é uma interface de firmware moderna que substitui a BIOS tradicional na inicialização de computadores.
Mais de 140 empresas de tecnologia líderes participam do Fórum Unificado de EFI , incluindo AMD, AMI, Apple, Dell, HP, IBM, Insyde, Intel, Lenovo, LG, Linux Foundation, Microsoft, etc.
- Inicialização mais rápida
- Maior segurança
- Maior flexibilidade
- Suporte para hardware moderno
- Funcionalidades avançadas
- Compatibilidade com Windows 11
A substituição da antiga BIOS pela UEFI trouxe muitos benefícios:
A UEFI oferece recursos de segurança aprimorados, como inicialização segura e autenticação de firmware, que protegem o computador contra malwares e ataques. Por esse motivo o Windows 11 exige o uso de UEFI.
No Windows, por exemplo, os recursos de segurança Inicialização Segura, Microsoft Defender Credential Guard e Microsoft Defender Exploit Guard exigem que o dispositivo tenha UEFI ao invés de BIOS.
Embora a UEFI seja segura, apareceram malwares que infectam a UEFI, como o LoJax , BlackLotus , LogoFAIL, entre outros.
A UEFI é mais flexível que a BIOS, permitindo inicializar o computador a partir de diversos dispositivos, como discos rígidos, SSDs, SSHD (discos híbridos), CDs, DVDs e até mesmo redes.
Ao contrário da BIOS, ela suporta discos rígidos com mais de 2 TB, e unidades com mais de quatro partições.
A UEFI também tem suporte para implantação multicast, que permite que os fabricantes de computadores transmitam uma imagem de computador que pode ser recebida por vários computadores sem sobrecarregar a rede ou o servidor de imagens.
A UEFI pode inicializar o computador mais rapidamente que a BIOS, otimizando o tempo de inicialização. Isso se aplica à inicialização “fria” (computador desligado), e também na volta da suspensão e hibernação.
A UEFI oferece suporte para hardware moderno, como discos rígidos GPT e UEFI Secure Boot, que não são suportados pela BIOS.
Ela também suporta drivers de firmware da UEFI, aplicativos e ROMs opcionais.
É bom lembrar que a UEFI não é utilizada somente em computadores, mas também em equipamentos médicos (imagem por ressonância magnética e tomografica computadorizada), equipamentos militares (tanques, aviões militares, navios, etc.), Smart TVs, NAS, consoles de videogame, drones, câmeras digitais, smartwatches, robôs, máquinas CNC, impressoras 3D, carros elétricos, roteadores, impressoras, etc.
A UEFI oferece funcionalidades avançadas, como gerenciamento de energia, overclocking e atualização de firmware, que não estão disponíveis na BIOS. Além disso, ela tem interface gráfica e suporte a mouse e tela sensível ao toque.
Ela também foi projetada para ser facilmente extensível por meio de módulos adicionais, permitindo que fabricantes de hardware e desenvolvedores de software implementem funcionalidades personalizadas e inovações futuras.
A UEFI está sendo cada vez mais adotada pela indústria de computadores, e há muitos anos os novos computadores já vem com UEFI pré-instalada.