O novo curso Windows 10: da formatação à produtividade está à venda! Confira!


Trend Micro HouseCall for Home Networks

O Trend Micro HouseCall for Home Networks é uma ferramenta gratuita que faz uma análise da sua rede local verificando a segurança dos dispositivos conectados. A análise não está restrita apenas a computadores e smartphones: ele também verifica modem, roteador e dispositivos IoT conectados, como câmeras de vídeo, em busca de falhas de configuração.

O Trend Micro HouseCall for Home Networks analisa vulnerabilidades de alto risco (SSL-Poodle, Shellshock, Heartbleed, WannaCry), as portas abertas dos dispositivos e se eles utilizam senha padrão. Embora ele possa ser instalado em um computador de uma rede local de uma pequena empresa, a análise dele será limitada pois ele limita a quantidade total de dispositivos analisados.

Trend Micro HouseCall for Home Networks

O Trend Micro HouseCall for Home Networks é muito simples de ser baixado, instalado e utilizado. O primeiro passo é acessar a página oficial do Trend Micro HouseCall for Home Networks e baixar a versão deste produto para Windows.

O programa baixado é o instalador via web, e ao ser executado ele baixará a versão mais recente do produto. A primeira tela informa que o produto precisa coletar algumas informações (IP, endereço MAC e várias informações do hardware) para o seu correto funcionamento. Clique em Next para prosseguir:

Trend Micro HouseCall for Home Networks

Agora clique na opção I accept the terms of the license agreement e clique em Accept and Install para o programa ser instalado:

Trend Micro HouseCall for Home Networks | Instalação

Trend Micro HouseCall for Home Networks | Instalação iniciada

Análise com o HouseCall for Home Networks

Agora clique no botão SCAN para iniciar a análise:

Trend Micro HouseCall for Home Networks | Scan

O Trend Micro HouseCall for Home Networks analisará todos os dispositivos conectados na rede local e listará eles:

Trend Micro HouseCall for Home Networks | Dispositivos

No final, cada dispositivo tem círculo ao lado do seu nome. Um círculo verde indica que aparentemente tudo está OK. Se houver algum problema evidente (como senha default em um roteado, por exemplo), aparecerá um ícone laranja ou vermelho. Nesse caso você deve clicar na imagem do dispositivo para ler o relatório de segurança.

Trend Micro HouseCall for Home Networks | Vulnerabilidades

No caso abaixo do ícone laranja no roteador ASUS ele informa que o nome da rede Wi-Fi pode ser fraca e hackers podem descobrir o modelo do roteador com isso.


Isso é possível quando o usuário não renomeia o nome da rede Wi-Fi, mantendo o mesmo nome default. Isso é perigoso, pois muitas vezes o nome default inclui o modelo do rotador: LINKSYSE900, TL-WR849N, etc. Sabendo o modelo do roteador, hackers podem utilizar falhas e vulnerabilidades conhecidas dele para acessá-lo remotamente.

Trend Micro HouseCall for Home Networks | Aviso

O ícone vermelho no dispositivo Avaak (que é uma câmera de monitoramento IP) indica que a câmera está utilizando login e senha default, permitindo que ela possa ser acessada remotamente por hackers:

Trend Micro HouseCall for Home Networks | Perigo

Um detalhe final é que se você mantiver o programa em funcionamento, ele sempre avisará quando um novo dispositivo se conectar à rede - algo útil para usuários muito preocupados com a segurança da sua rede local ;)


Exemplo de uma análise do TrendMicro HouseCall for Networks com as setas laranja e vermelha mostrando problemas no dispositivo:

Gostou? Compartilhe!

[]s


Aurélio "Baboo"
www.baboo.com.br
youtube.com.br/baboo
MVP Windows 2003-2019