
Embora muitos argumentem que a Microsoft esteja fazendo um trabalho ruim no marketing da Windows Live (pois a rede já teve mais de 40 produtos diferentes), a companhia quer simplificar a situação com um pacote unificado de utilitários para usuários do Windows Vista.
A Windows Live continua extremamente importante para a Microsoft, tanto na competição Web contra Google e Yahoo quanto no desktop, onde os aplicativos estão cada vez mais 'conectados'. Enquanto seus rivais se focam apenas em aplicações Web, a gigante dos softwares vê um futuro onde programas tradicionais têm fácil acesso à recursos on-line.
A Microsoft chama esta abordagem de "softwares com serviços", e investiu muito tempo e dinheiro no esforço, tanto no setor doméstico quando no setor corporativo - através de produtos da rede Windows Live. Buscas domésticas se mesclam com buscas na Internet, clientes de e-mail fazem ligação direta com o webmail e aplicações de foto podem usar a Internet para a publicação e compartilhamento das imagens.
Mas a mensagem se mostrou mais difícil na prática do que na teoria. Parte do problema está no fato de que a Windows Live se iniciou como uma reação defensiva aos rivais Web, o que diminui sua inovação em nome da produtividade. Segundo a Microsoft, isto está prestes a mudar, classificando seus mais recentes esforços de "Windows Live 2.0". A companhia reagrupou e focou sua atenção na criação de softwares com serviços, com funcionalidades voltadas aos usuários do Windows Vista e Windows XP SP2.
Nesta semana a companhia lançou versões beta do Windows Live Photo Gallery e Windows Live Folders. O Photo Gallery é, em sua essência, uma versão melhorada da Galeria de Fotos do Windows Vista, com funcionalidades de envio e mais ferramentas de edição, classificação e importação de arquivos. O envio das imagens por enquanto só funciona no Windows Live Spaces.
Já o Windows Live Folders (o nome ainda não é definitivo), é a versão oficial do 'Live Drive', oferecendo 500MB de espaço aos usuários, dentro de um novo cluster que a Microsoft construiu para lidar com vídeos de demonstrações do Silverlight.De forma semelhante a serviços já existentes, os usuários enviam arquivos ao Live Folders usando uma página Web ou um controle ActiveX.
Mais informações: BetaNews