Agência das Nações Unidas aprovou o WiMax como padrão mundial para dispositivos móveis, o que deve abrir caminho para uma adoção em larga escala da plataforma como um método parta a próxima geração de transferência de dados em celulares.
Com esta decisão, o WiMax pode usar as mesmas frequências que são necessárias para o padrão conhecido como IMT-2000. Este framework oferece a base para todas as comunicações sem fio da terceira geração. Agora que o WiMax recebeu a aprovação para usar estas frequências, analistas dizem que isto deve acelerar o desenvolvimento da tecnologia e e diminuirá os custos do hardware.
O WiMax tem potencial para transferir dados com velocidade de até 70MBps a uma distância de até 40 milhas (64 km). Essa tecnologia pode finalmente permitir que aplicações que fazem uso intensivo de dados como aplicativos para conferência, transferência de dados em alta velocidade e outras aplicações multimídia se tornem realidade.
Mais informações