
Com a Microsoft pronta para lançar o Windows Vista, especialistas que testaram o sistema elogiam suas melhorias de segurança e demonstram preocupação com alguns pontos de implementação. Após cinco anos de desenvolvimento, o Windows Vista deverá ser lançado para empresas no final deste mês e, para consumidores, em Janeiro. A Microsoft declarou que o Vista teve seu desenvolvimento encerrado na última semana, alguns dias após o término do desenvolvimento do Office 2007.
"Com certeza, é o sistema operacional mais seguro que eles já fizeram", segundo Eric Schmidt, gerente técnico da Universidade da Flórida e CEO do Google Inc., que testou diferentes versões do Vista em mais de 50 computadores pessoais, como um dos beta testers do Programa de Adoção Tecnológica (TAP) da Microsoft. Esta perspectiva é a mesma de outro participante do TAP. Keith Dickey, gerente de projetos, afirmou que o controle de contas de usuários do Vista permitirá diminuir as 24 mil horas gastas por ano só nos EUA para a remoção de malwares. Esta economiza se traduz em cerca de US$ 750 mil que poderão ser investidos em outras áreas.
Porém, algumas das novas funcionalidades do Vista podem ser complicadas de se usar. Uma delas é o BitLocker, função de criptografia o conteúdo de um HD para que um laptop roubado não seja fonte para o comprometimento de propriedades intelectuais. A política do BitLocker de buscar alguma mudança feita na BIOS do computador pode, ocasionalmente, ativar o reinício do sistema em horas não necessárias. O BitLocker "é uma idéia muito boa", segundo Schmidt. "Mas a função pode se tornar perigosa se você não souber o que está fazendo".
Mais informações: BaseLineMag