Um relatório exibido pelo jornal The New York Times destaca preocupações de funcionários dos EUA em relação ao interesse de uma empresa chinesa na aquisição da Seagate, que tem aproximadamente 30% do mercado mundial no setor de HDs.
A possibilidade da transação preocupa membros do alto escalão dos EUA em questões como riscos nacionais de segurança. A Seagate é líder isolada do mercado de HDs há vários anos. No início de 2007, a companhia anunciou lucros de US$ 3 bilhões no trimestre anterior, com aumento de 30% em receitas.
A companhia demonstrou novamente no último mês seu domínio de mercado ao lançar o auto-intitulado 'primeiro HD da segunda geração' de produtos com baixo consumo energético e 1TB de capacidade. A empresa também lançou o primeiro HD com criptografia para laptops.
O executivo-chefe da Seagate, William Watkins, deu uma entrevista para o jornal e afirmou que a empresa não está oficialmente à venda, mas que a decisão final é dos acionistas. Funcionários americanos afirmaram também que HDs não estão numa lista de tecnologias com exportação controlada, mas a compra de uma empresa americana de HDs deve ser aprovada por membros federais.
Mais informações: eWEEK