Lançado no dia 25 de setembro, o Windows Server v1709 está disponível a partir de hoje no portal Microsoft Volume Licensing Service Center (VLSC) para clientes com Software Assurance.

De acordo com o anúncio da Microsoft no Windows Server Blog, clientes do Azure também podem implantar a versão 1709 do Windows Server usando a imagem disponível no Azure Marketplace.

Esta é a primeira atualização do sistema operacional lançada como parte no novo ciclo de atualizações anunciado meses atrás, onde o Windows Server passará a receber duas grandes atualizações por ano assim como já ocorre com o Windows 10.

O Windows Server agora é distribuído através de dois canais: Long-Term Servicing Channel ou LTSC e Semi-Annual Channel.

Para o Windows Server no canal LTSC, o sistema operacional receberá cinco anos de suporte padrão ou mainstream e cinco anos de suporte estendido. Você terá a opção de atualizar para a próxima versão oferecida através deste canal a cada dois ou três anos.

Já no Semi-Annual Channel o sistema operacional receberá duas grandes atualizações por ano.

Windows Server v1709 já está disponível no Microsoft Volume Licensing Service Center

Windows Server v1709

O Windows Server v1709 traz uma imagem do Server Core 60% menor e uma imagem do Nano Server 80% menor em comparação com a versão anterior. Outra novidade é o suporte para containers Linux no Windows Server.

Vídeo destacando algumas novidades no Windows Server v1709: