A Microsoft apresentou durante o evento Open Project Compute Summit na Califórnia uma versão do Windows Server 2016 para arquitetura ARM e algumas imagens dele já apareceram na Web.

Esta versão do sistema operacional foi desenvolvida em parceria com a Qualcomm. Meses atrás as empresas fizeram uma demonstração do Windows 10 completo rodando em um dispositivo com o processador Qualcomm Snapdragon 820, que já é utilizado nos smartphones HP Elite x3 e Alcatel IDOL 4S.

Esta versão do Windows Server 2016 apresentada no evento roda em um servidor com o chip Qualcomm Centriq 2400. O chip utilizado na placa Centriq Open Compute Motherboard possui 48 núcleos e a placa pode ser utilizada em servidores 1U.

A Microsoft ainda não divulgou informações sobre a possível disponibilidade comercial do Windows Server para arquitetura ARM.

Confira abaixo as imagens do Windows Server 2016 para arquitetura ARM. Elas foram publicadas pelo usuário Chris Williams no Twitter.

Imagens do Windows Server 2016 para arquitetura ARM:

Imagens do Windows Server 2016 para arquitetura ARM
Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la
  • Glauber Henrique Do Nascimento

    Tomara que seja uma nova versão do maravilhoso Windows home server!! Um produto que a Microsoft não lançou mais nada …mas pra mim Windows home server era uma solução maravilhosa para compartilhamento de arquivo e de mídia

  • Mauro

    sera que funciona aplicacoes x86 nele, com ajuda do emulador nativo do sistema se é q existe

    • Aldo Lisboa

      Se não funcionar aplicações x86, pode ser usado como WSUS, ADDS e afins, DHCP, DNS, IIS, Print Server, File Server e muitas outras roles e fetures nativas do windows server.

      • Maicon Bruno Alba

        E se tiver um custo de hardware menor, aí sim. Pois se for mais caro e nao rodar aplicações x86/x64 não fará muito sentdo eu acho. A nao ser talvez reduzir espaço.