A Microsoft disponibilizou, através da página da versão de avaliação do Windows Server 2012 R2, o laboratório virtual Como configurar e gerenciar servidores com Windows Server 2012 R2.

Os laboratórios virtuais permitem que usuários e profissionais de TI testem recursos dos sistemas operacionais da Microsoft via nuvem como se estivessem usando seus próprios PCs. Isto é útil para quem não quer perder tempo criando uma máquina virtual apenas para testar um recurso específico, por exemplo.

Como configurar e gerenciar servidores com Windows Server 2012 R2

Dividido em quatro partes, este laboratório virtual ajudará profissionais de TI e técnicos interessados em aprender como configurar e gerenciar a nova versão do Windows para Servidores.

Para acessar o laboratório virtual Como configurar e gerenciar servidores com Windows Server 2012 R2, visite a página da versão de avaliação do Windows Server 2012 R2 clicando aqui, selecione a opção destacada na imagem abaixo, clique no botão Comece agora mesmo e siga as instruções:

Como configurar e gerenciar servidores com Windows Server 2012 R2

Sobre o Windows Server 2012 R2

Esta nova versão do Windows Server oferece uma plataforma de virtualização e computação em nuvem de alto nível e simplifica a implantação de cargas de trabalho em datacenters com o suporte para a automação de diversas tarefas. Com ele, as empresas também podem implantar aplicações e sites rapidamente e de forma mais flexível.

Em conjunto com o Windows Azure e o System Center 2012 R2, o Windows Server 2012 R2 oferece uma plataforma altamente escalável para aplicações de missão crítica e oferece suporte melhorado para padrões abertos, aplicações com código aberto e para várias linguagens de implantação.

O novo Windows Server também facilita a implantação de uma infraestrutura de desktop virtual (VDI) e pode ajudar a reduzir custos ao suportar diversas opções de armazenamento e deduplicação de VHDs (discos rígidos virtuais).

A Infraestrutura de Desktop Virtual no Windows Server 2012 R2 permite que os usuários acessem recursos de TI a partir de qualquer lugar fornecendo uma experiência rica para os usuários do Windows enquanto garante a segurança dos dados.

Com o Windows Server 2012 R2 os administradores podem gerenciar identidades através do datacenter e ele também oferece acesso remoto mais flexível aos aplicativos e recursos de TI. Assim é possível definir os recursos e nível de acesso que os usuários terão às informações com base em quem são eles, o que eles querem acessar e que dispositivos eles estão usando.