Com o lançamento do Windows 8.1 Preview se aproximando, muitos usuários estão curiosos sobre o processo de atualização para esta versão do sistema operacional da Microsoft.

Windows 8.1 Preview: Detalhes do processo de atualização

Como será o processo de atualização para o Windows 8.1 Preview

De acordo com informações divulgadas durante a TechEd nesta semana, quando a versão preview estiver disponível, usuários do Windows 8 e Windows RT receberão uma notificação através do Windows Update.

Ao baixarem os arquivos necessários via Windows Update, os usuários receberão então a notificação de que o Windows 8.1 Preview e o Windows RT 8.1 Preview estão disponíveis na Windows Store. O mesmo ocorrerá quando a versão final for lançada.

win81update

Depois de ler uma descrição sobre a versão preview na Windows Store os usuários poderão escolher se desejam ou não instalar a atualização.

Quando a instalação da atualização for concluída, os dados e contas de usuário serão preservados e os aplicativos precisarão ser reinstalados.

No caso do Windows RT, apenas os aplicativos da Windows Store precisarão ser reinstalados. Já os usuários do Windows 8 terão que reinstalar os aplicativos da Windows Store e os aplicativos tradicionais para desktop.

Quem optar por não instalar a versão preview e instalar apenas a versão final da atualização para o Windows 8 e RT não terá que reinstalar os aplicativos.

Outro detalhe é que os usuários não precisarão instalar a atualização imediatamente.

O Windows 8.1 Preview e o Windows RT 8.1 Preview serão lançados no dia 26 de junho. As versões finais de ambos serão lançadas no segundo semestre deste ano.

Sobre o Windows 8.1

Windows 8.1 é o nome da primeira grande atualização para o Windows 8. Esta atualização será disponibilizada gratuitamente para os usuários do novo sistema operacional da Microsoft através da Windows Store no segundo semestre de 2013.

Além de correções de bugs, esta atualização trará o navegador Internet Explorer 11, novas opções para personalização da tela inicial, mudanças na versão “Metro” do painel de controle, novos aplicativos, suporte para uso de aplicativos como alarmes na tela inicial, otimizações com foco nos novos processadores Haswell da Intel, mudanças internas no kernel do Windows para melhorar o desempenho geral do sistema operacional e muito mais.

Além disso, o Windows 8.1 também terá suporte para aparelhos com telas menores que 10 polegadas, o novo recurso Assigned Access (antes conhecido como modo Kiosk) e o suporte para resolução de 1024 x 768 no recurso Snap View (que permite a execução de aplicativos lado a lado):

Microsoft exibe o Windows 8.1 na TechEd 2013
Outro detalhe é que o menu Iniciar não deve voltar. Em seu lugar está um botão Iniciar na barra de tarefas. Este botão deverá oferecer acesso rápido à tela inicial assim como o botão de mesmo nome localizado na barra de Charms do Windows 8.

  • Marcelo Davila

    Não gostei. A versão não reconheceu a placa de rede, mesmo após várias tentativas de reinstalação do driver do fabricante. Tive que voltar à versão 8.

    • MVP_Baboo

      Qual é o modelo da sua placa de rede?

      • Andysantos

        tive o mesmo problema, porém é simples de resolver – DESLIGA O MICRO OU O NOTE E DEIXA 10 MIN. DESLIGADO E VOLTA A FUNCIONAR – ACREDITE, tem uma resposta mais técnica porém não vou entrar em detalhes, so faz isso

  • betosobreira

    Não vejo a hora de instalar…. tô contando os dias…. hahaha Instalar releases é ótimo!! eu instalo e já tenho meus programas em mãos rapidinho.

  • Zapella Tiago

    Versões Preview são geralmente para entusiastas e pessoas que tem algum certo conhecimento a mais que usuários normais. Reclamar que terão que reinstalar aplicativos meio fora do comum. É uma versão beta é normal que haja poréns. Eu não quero ter o trabalho, mais por falta de tempo, então decidi esperar pela versão final como usuário comum e não ter uma atualização simples e fácil como deve ser.

    • Provavelmente ainda estão trabalhando no módulo de update, então a atualização vai ser como um “refresh PC”. Basta lembrar de como teve gente reclamando quando a MS liberou o beta/RP do Win8 e tiveram problemas com os tiles, entre outras coisas…

  • David Fontes

    parem de tanto drama por causa de ter que reinstalar os programas e APPs, isso só vai ser para quem vai instalar a versão Preview, quem for instalar a versão final não vai ter problemas

  • Cassio Luis Riboli

    vou ter que reinstalar todos os meus apps do desktop?

    “Windows 8 é uma piada” e cadê o tal de upgrade que eu instalo o windows em cima do outro sem precisar reinstalar apps compativeis?

    • Isso vai ser só na versão Preview. Na certa ainda não finalizaram o módulo de upgrade.

  • Acho isso um tanto inconveniente, principalmente para quem usa o PC para trabalho (e que no final das contas nem deveria se dar ao luxo de usar previews, heh). Estou em cima do muro no momento, mas muito provavelmente farei a atualização.

  • Odssey

    O quê eu acho um saco, é ter que instalar tudo novamente! esperar a ISO mesmo com a versão final.

  • Pedro

    E depois de instalar a versão Preview, quando sair a final a atualização poderá ser feita da mesma maneira??? sem formatar???

    • André

      De acordo com a fonte da notícia, caso você opte por instalar a versão Preview, você passará por um processo idêntico de reinstalação de todos os aplicativos e programas, mesmo se você reverter o estado da máquina para o Windows 8 antes do Preview.

      Quem optar por instalar somente a versão final não precisará reinstalar nenhum programa ou aplicativo. Eu já mudei de posição: queria testar o Windows 8.1, mas, com essas condições, prefiro ficar com a versão final mesmo.

  • ultimate_live

    O maior problema será com a Adobe Master Collection CS6. São quase 1.5 GB de atualizações. O resto vou dando um jeito.

    • O maior problema aqui é com o Office. Sou assinante do O365, mas a instalação é totalmente online e a minha internet é fraca. Mas dou um jeito também.

  • Poxa, não vão nem disponibilizar uma ISO pra eu poder instalar em outro PC? Não quero ser obrigado a perder todos os meus programas ¬¬

  • Zapella Tiago

    Já não queria mesmo instalar essa versão. Irei aguardar!

  • Fernando

    Os aplicativos Metro é que terão que ser reinstalados pelo usuário?

    • Fábio Moser

      Achei broxante….
      Ter que reinstalar, sejam os apps metro, sejam apps do desktop.
      Acho que vou esperar pela versão final mesmo.

      • Lucas dos Santos

        Se fosse necessário reinstalar apenas os aplicativos Metro, seria tranquilo, pois com apenas cinco cliques reinstala-se TODOS eles.

        O problema é com os programas do desktop, que precisam ser reinstalados um a um.

        • Fábio Moser

          Sim… isso foi como um balde de água fria… hehehe…

      • Lembro que na época de testes do Windows 8 muita gente teve problemas ao atualizar a partir do Windows 7, como os blocos falhando. Pode ser que ainda não tenham trabalhado no processo de atualização, e assim queiram evitar problemas do gênero.

        No meu caso eu tenho tudo na mão para uma eventual reinstalação (por motivos pessoais e profissionais, heh), e o processo para mim não leva mais que 3 horas, então fico de boa. Mesmo assim estou indeciso ainda.

    • Lucas dos Santos

      De acordo com a notícia, tanto os aplicativos Metro como os de desktop.