De acordo com informações recentes, o Windows 10 Fall Creators Update corrigiu o problema com a alocação de memória no DirectX 9 introduzido no Windows 8.

Windows 10 Fall Creators Update corrige problema com a alocação de memória no DirectX 9

No Windows 8 a Microsoft mudou a forma como o DirectX 9 reporta a quantidade de memória de vídeo disponível para jogos. Enquanto o Windows 7 permitia que os jogos utilizassem toda a memória de vídeo, o Windows 8 limitou a quantidade a 4GB sem razão aparente.

Este comportamento introduzido no Windows 8 persistiu no Windows 8.1 e no Windows 10, o que prejudicou a performance de alguns jogos nestes sistemas operacionais.

Embora possa parecer que o problema afeta quem utiliza placas de vídeo mais potentes e com mais de 4GB de memória, a coisa não é bem assim. A API do DirectX aloca memória como uma combinação de memória RAM e memória de vídeo e por isso quem tem placa de vídeo com menos de 4GB também é afetado pelo problema.

Como esperado, o problema com a alocação de memória no DirectX 9 afetou negativamente a capacidade de modificar jogos como The Elder Scrolls V: Skyrim. Jesse Natalie, da equipe do Direct3D na Microsoft, tomou conhecimento do problema no Reddit cerca de quatro meses atrás e prometeu uma solução.

Windows 10 Fall Creators Update corrige problema com a alocação de memória no DirectX 9
A correção foi inicialmente introduzida no build 16232 e também está presente na versão final do Windows 10 Fall Creators Update lançada nesta semana pela Microsoft.

Natalie disse que embora parecesse que estava tudo bem no Windows 7, a API Direct3D estava tendo problemas em sistemas com placas de vídeo com mais de 4GB de memória. A Microsoft tentou solucionar isso no Windows 8, o que acabou causando mais problemas.

Com o Windows 10 Fall Creators Update, a equipe do Direct3D na Microsoft finalmente conseguiu corrigir o problema e agora o sistema operacional reporta a quantidade correta de memória disponível para os jogos.

  • Thiago

    A versão Single Language do FALL CREATORS ainda não está disponível na MediaCreationTool. Alguém sabe dizer quando vai ser liberada para download a ISO da versão Single?

  • Tommy Lee Roland

    então o Windows 10 tem tanto a versão DirecX9 quanto a 12? porque a microsoft azia propagando toda hora que a versão 12 era maravilhosa. fiquei na dúvida agora

    • ChessMONSTER

      Se o sistema tem a última versão do DX, ele vai suportar todas as versões anteriores, o problema em questão afetava apenas o DX9, jogos muito populares ainda utilizam essa API.

      • André L. Lyra

        não, para usar dx9 tem de instalá-lo .

        • O DirectX 12 do Windows 10 inclui componentes do DirectX 11, 10 e 9, e tecnicamente não haveria necessidade de instalar o DirectX 9.

          Infelizmente muitos desenvolvedores de games antigos instalam o DirectX automaticamente (sem fazer nenhum teste de DirectX para analisar se isso é necessário), ou pior, exigem especificamente o DirectX 9 independentemente se há outra versão do DirectX instalada ali.

          Exemplo triste: existem games que exigem o arquivo d3dx9_42.dll (DirectX 9 versão 42 de Ago/2009) para funcionar, quando isso não seria necessário se ele fizesse um teste antes de exigir isso. Se o teste fosse realizado, ele funcionaria normalmente sem esse arquivo, pois o DirectX12 do Windows 10 suporta o DirectX 9.

          Por causa disso em muitos casos há necessidade de instalar o DirectX end user runtimes (que copiará esses arquivos e muitos outros) para funcionarem no Windows 10..

    • Cassio Luis Riboli

      COMPATIBILIDADE, como vc jogaria um game com DX9 se o sistema nao tem? o Direct 12 e seus recurso so funcionaraõ se o Game for desenvolvido para ele se vc jogar um game desenvolvido para DX11 ele vai funcionar sem os recursos do DX12 placas de video q tem DX11 vao poder rodar os recustos de uso de cpu desdeq o driver liberar e se o game tiver suporte ou um path pra poder usufruir

  • Isaias Freitas

    Ontem consegui atualizar meu Tablet think PAD, so que o touch do funciona ligado na tomada, so na bateria não.
    Tive que voltar pra versão anterior.

  • Claudio Santiago Scherrer

    O suporte estendido do Windows 7 termina em janeiro de 2020. Do Windows 8 e 8.1 termina em janeiro de 2023.

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/13853/windows-lifecycle-fact-sheet

    • Carlos Augusto

      No suporte extendido não são feitas novas implementações, somente correções de bugs. É isso, pelo menos que a própria Microsoft me passou.

    • Carlos Augusto

      No suporte extendido a Microsoft não faz novas implementações no sistema, somente correções de Bug.

      • Claudio Santiago Scherrer

        Acho que na correção de bugs também está incluído atualizações de segurança.

  • Mauro

    pois é se copia d3d9.dll do win10 para win 8.1 acha q funcionaria?

    • RYZEN

      Testa numa máquina virtual para ver se vai dar certo.

  • Mauro

    arrumou no windows 10 e pessoal que usa windows mais antigo ms nao pretende arrumar isso?
    exclusividade do windows 10 fall update somente?

    • Cortana ✔

      Os mais antigos já são antigos demais, é pra frente que se anda.

  • Andrey

    Queria saber quais reddits o povo da MS frequenta, por que é dificil ser ouvido nos canais convêncionais.

    Queria tanto que corrigissem o problema que impede de acordar um computador por WAKE-ON-LAN quando ele é desligado ou suspenso através de uma conexão de “área de trabalho remota”. (tomara que frequentem os comentários do baboo).

    • Artur de Souza Aragão

      Passa este problema no Hub de Feedback do Windows.

      • Andrey

        Já fiz, além desse, outros bugs e melhorias, mas em média tem só 3 upvotes em mais de 6 meses. Ninguém se interessa por linguagem técnica.

        Jamais vai ter a mesma relevância e visibilidade que outros tópicos cheio de erros de português, as vezes incompreensiveis, muitas vezes com assunto duplicado e que tem centenas de upvotes, as vezes pedindo coisas que já existem desde o windows XP outras que são impossíveis de entender o que está sendo pedido.

        Já tentei os foruns também (answers, social), mas o povo “entendido” dá respostas rasas, quase sempre sugerindo formatar o PC ou esse comportamento errado é de propósito e encerram o tópico. Fazem isso pra gerar volume e ganhar status e virar um MVP.