A Microsoft anunciou hoje em seu evento para a imprensa que o upgrade para Windows 10 será gratuito para usuários do Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 durante o primeiro ano após o lançamento do sistema operacional. Depois do primeiro ano, usuários do Windows 7 e Windows 8.x que quiserem usar o Windows 10 precisarão comprar uma licença.

Com isso, que estava em dúvida sobre fazer ou não o upgrade acabou de ganhar mais um motivo para migrar para o Windows 10.

Depois que o usuário fizer o upgrade para o Windows 10, o sistema operacional continuará recebendo novos recursos e funcionalidades assim que eles estiverem prontos e sem custo adicional. No caso dos smartphones, isto ocorrerá até o final do ciclo de vida dos aparelhos.

Mais detalhes sobre o upgrade serão divulgados nos próximos meses através do site windows.com.

Um detalhe é que embora a Microsoft tenha confirmado que o upgrade para Windows 10 será gratuito no primeiro ano após o lançamento, informações como preços e edições do sistema operacional não foram divulgadas.

Slide mostrando que o upgrade para Windows 10 será gratuito:

Upgrade para Windows 10 será gratuito no primeiro ano após o lançamento

  • Elias

    Ainda é possível (Atualizar) para o Windows 10 (Free) pelo site de tecnologias adaptativas:
    https://www.microsoft.com/pt-br/accessibility/windows10upgrade

    Não considero como ilegal, visto estarmos baixando do próprio site da MS, e não estamos comprando nada de pirata nenhum. Além de que, se a MS quisesse mesmo proibir, ela teria como verificar facilmente quem realmente usa essas tecnologias, através da telemetria, ela saberia a quanto tempo a pessoa usa essas tecnologias, mas ela não se importa com isso, portanto, faz vista grossa. A nossa deficiência é ser pobre demais.

  • Luiz Gustavo

    minha duvida é a seguinte: se migrei meu sistema 8.1 original para o Windows 10 em algum momento no ultimo ano, utilizei um tempo, e que por algum motivo tive de reinstalar a versão do 8.1 novamente, APÓS A DATA DE HOJE precisarei adquirir um numero de série original do 10 ou por eu ter feito já uma atualização no passado é possível que minha chave do 8.1 continue válida para um tipo de “revalidação” e instalação do 10 mesmo após a data de hoje?

    • Sim, você poderá fazer upgrade novamente para o Windows 10 a qualquer momento (após a data de hoje) sem sequer informar a chave de ativação..

  • SERGIO

    Se atualizar hoje perco meus arquivos e programas instalados?

  • Julio Cesar

    Queria saber se posso? e se dar mesmo para atualizar pelo site da Microsoft para o W10?
    Se sim, depois de atualizar eu preciso compra-lo? ou será totalmente gratuito?
    Se for gratuito, é permanente? ou só poderei usar por um certo tempo o W10?
    E se eu fizer tudo isso os arquivos e documentos que estão no Disco Local D serão apagados? ou ira passar tudo para o sistema do W10 e ainda estarão la?

    • A atualização para Windows 10 é totalmente gratuita e seu Windows não expirará nunca. Os arquivos e documentos do seu drive D permanecerão ali..

    • Roger

      não é permanente a chave só vale por um ano e você terá que comprar outra após esse tempo

      • Você está enganado: a ativação é permanente e você não precisará comprar nenhuma chave de ativação depois disso..

  • Marcela

    Muito nubladas as informações sobre o Win 10. Já baixei por duas vezes e comigo não deu certo; agora estou com o Win 7 . Aparece uma caixa do win 10 e bem no finalzinho, com letras bem pequenas, está escrito: Sujeito a taxas para a Internet, ora, eu já pago a NET o valor de R$70,23 “para entrar na Internet” e ainda teria de pagar mais? Será que entendi bem?

    • Isso certamente significa que pode haver a cobrança de tarifas do provedor de acesso à Internet em casos aonde a banda é limitada a x GB/mês..

  • Julien Sorel

    ..por favor..meu windows 7 é ”pirata”(ou melhor ”não é original” e foi ”formatado depois daquele bug)está oK..para nosso uso doméstico é ok!!..devo ”aceitar” o w.10???(é compatível com meu atual W.7”pirata”??)..grato!!

    • MVP_Baboo

      Se o Windows 10 identificar que a ativação do seu Windows 7 é legítima (mesmo não sendo), ele será automaticamente ativado..

  • Jonatas Almeida

    Atualizar meu W7 para o W10. Devido a algumas incompatibilidades e bugs resolvi formatar do zero a máquina com o W7 e atualizai novamente para o W10, o que resolveu os problemas. Mas e se após o período da atualização gratuita eu precisar formatar meu computador? Minha key do W7 ainda valerá pro W10?

    • MVP_Baboo

      Eu acredito que não. Antes do dia 29/Jul a Microsoft informará o que acontecerá depois dessa data, que é a data-limite de atualização gratuita para Windows 10..

  • Charlles Whemy Lira

    Olá, depois que atualizei o meu windows 7 para o windows 10 alguns programas não estão funcionando corretamente, como por exemplo o movie Maker. Na verdade ele até funciona parcialmente, mas já não oferece mais a opção de fazer a gravação dos vídeos editados diretamente para um DVD. Gostaria de saber o motivo ou causa desse problema e se há alguma solução para corrigir esse problema.

  • Fabiano Santos Almeida

    Boa tarde! Preciso tirar uma dúvida. Tenho vários PCs DELL com o Windows 7 Pro instalados e rodando todos meus aplicativos perfeitamente. Fiz a atualização para o Windows 10 e percebi que alguns de meus aplicativos simplesmente não rodam ou não são compatíveis até o momento com o Windows 10 (aplicativos do Governo, Tribunal de Contas, etc.). O que devo fazer para não perder essa promoção do Windows 10 gratuito, pois terei que voltar essas maquinas para o Windows 7 e esperar a atualização desses softwares não compatíveis.

    • MVP_Baboo

      O Windows 10 é compatível com aplicativos do governo & afins. A assinatura digital não funciona na versão mais atual do Windows 10 x64 pois há um bug que será corrigido em breve..

      • Fabiano Santos Almeida

        A principio o problema foi com o COLETOR do tribunal de contas do estado de São Paulo, também tive problema com Website x5 e o Avast endpoint (aquele que a gente gerencia todas as estações de um servidor). Não sabia do problema com a assinatura digital, mas também utilizamos todo mês mais de uma vez. EXISTE alguma forma de reservar o upgrade do Windows 10 para que possamos instala-lo gratuitamente apos junho de 2016? Se eu fizer o upgrade do pc para o windows 10 e retornar para o windows 7 ficaria em algum lugar o direito de ativação gratuita do windows 10 após o termino da promoção?

      • Fabiano Santos Almeida

        A principio o problema foi com o COLETOR do tribunal de contas do estado de São Paulo, também tive problema com Website x5 e o Avast endpoint (aquele que a gente gerencia todas as estações de um servidor). Não sabia do problema com a assinatura digital, mas também utilizamos todo mês mais de uma vez. EXISTE alguma forma de reservar o upgrade do Windows 10 para que possamos instala-lo gratuitamente apos junho de 2016? Se eu fizer o upgrade do pc para o windows 10 e retornar para o windows 7 ficaria em algum lugar o direito de ativação gratuita do windows 10 após o termino da promoção?

        • MVP_Baboo

          Há cerca de um mês a Avast disponibilizou a versão do Endpoint Protection para Windows 10, e de acordo com o fórum do WebsiteX5, o produto é compatível com Windows 10 mas há necessidade de instalar o Microsoft Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 Update 4.

          De qualquer modo você poderá atualizar para Windows 10 gratuitamente até o dia 29/Jul/2016 sem necessidade de reserva: basta utilizar o Media Creation Tool. Até lá você pode testá-lo em uma VM para confirmar que todos seus aplicativos rodam nele..

          • Fabiano Santos Almeida

            Nossa que ótima notícia sobre o website x5 vou providenciar a instalação do visual c++. Gostei também da idéia da VM, posso atualizar todos pcs para windows 10 e instalar uma VM com o windows 7 naquelas que usam o certificado digital (assinatura digital) ou vice versa como vc sugeriu. Quanto ao COLETOR do TCE vc sabe se é erro meu ou realmente ele não funciona? Estranho pq ele era pra rodar normal por ser uma plataforma JAVA. Segue link caso possa testar no seu PC. http://www4.tce.sp.gov.br/audesp/coletor

          • MVP_Baboo

            Se o coletor do TCE usa Java, então você deve utilizar o IE 11 ao invés do Edge (que não suporta Java, ActiveX..)

          • Fabiano Santos Almeida

            Fiz o teste do Coletor em um PC com o Windows 10 e que não possuía o Java. Instalei o Java e o Coletor do Tribunal de Contas e tudo funcionou perfeito! Anteriormente eu havia instalado o Coletor em um PC que já tinha o Java instalado e foi atualizado para o Windows 10 e foi onde deu o erro. Provavelmente só terei que refazer a instalação do Java e do Coletor naquelas que apresentarem problema.
            Já estou atualizando para o Windows 10 todas as estações que não utilizam o certificado digital (assinatura digital) e a performance do Windows 10 está me agradando muito. As estações que usam certificado vou deixar essas por último.
            Gostaria de agradecer sua colaboração e auxílio e parabenizar por esse suporte que vocês vem fazendo!

  • Júlio César

    Olá, gostaria de saber se após instalar o windows 10 (o meu é windows 8.1 atualizado do windows 8.0 de fábrica), eu vou precisar reinstalar todos os programas que tenho como Autocad 2014, Solidworks, office 2010. Alguns deles crackeados. O windows 8.0 era muito bugado e horrível de mexer, mas depois que fizeram a atualização pro 8.1 melhorou bastante. A única coisa de negativa é que as vezes trava quando entro em algumas páginas da internet e não carrega direito algumas, eu tenho q ficar mudando de navegador, e tbm não sei se eles vão continuar fazendo atualizações de segurança no win 8.1. Diante dessas considerações, é vantagem atualizar para o windows 10?

  • Tiago Nogueira Silva

    E´…. blza! eu vou e atualizo p o windows 10 e passa esse 1 ano, se eu não quiser comprar, como é que fica a situação ? n poderei voltar pra outro windows ?

    • MVP_Baboo

      Ao atualizar para Windows 10, a ativação será permanente (você não precisa comprá-lo). Você poderá voltar à versão anterior até 30 dias após a instalação do Windows 10, pois depois disso os arquivos da versão anterior são apagados.

      • Uendes Pereira

        Nesse prazo dos 30 dias, qual o processo p voltar pro Windows anterior depois de atualizado p o 10?

  • Leonardo Santos

    Se eu atualizar meu windows eu vou perder meu pacote de adobes? tenho todos originais

    • MVP_Baboo

      Você não terá problema. Eu atualizei dois PCs e um notebook com aplicativos da Creative Cloud e tudo continua funcionando normalmente..

  • MVP_Baboo

    Sim, tecnicamente você tem razão, e o artigo foca exatamente nisso: como duas empresas estão se lixando para a ética em nome do lucro se aproveitando da falta de informação do internauta. O título resume tudo :)

    • systemSki Poziv (sys_c4ll.dll)

      A função das empresas não deveriam ser: Fornecer segurança, mas sim oferecer opções (se quisesse segurança usaria algum “Anti”vírus). Gostei do Edge da MS, mas desisti no segundo dia quando descobri que nenhum plugin funciona nele (vem desabilitado por padrão), ou como costumo falar: Já nasceu cagad*. Chrome, cria de uma das empresas que mais lucram no mundo também se sujou, e em 2016 o Firefox. É mais fácil uma vaca cair no meu teclado nesse momento que algum script kiddie acessar dados que eu não queria do meu computador. Estou falando isso, retirando toda e qualquer experiência por parte do user, e/ou qualquer ferramenta de proteção de terceiros como firewalls, honey… Etc. Apenas usando o Win10x64 puro. No entanto os navegadores decidiram por mim que sou incapaz de saber quando é ou não seguro usar o Flash Player por e.g.

      Isso é um câncer, não uma solução muito menos evolução, apenas outra grande bost* que alguns wannabes do mundo da TI tiveram a ideia de implementar. Que decepção, mentes brilhantes e tão imbecis ao mesmo tempo.

      É o fim dos tempos mesmo. Saudades de quando eu podia ser “haquiadu” por FTP, enfim. Me pergunto de onde você tira tempo para ler e responder todos os comentários.

      []’s

      • MVP_Baboo

        1. Não poste palavras ofensivas disfarçadas, pois aqui não é Orkut. É perfeitamente possível manter uma discussão civilizada sem palavrões ou ofensas.

        2. Neste momento o Edge não suporta plugin (ele não “vem desabilitado por padrão”), mas suportará plugins em 2016. Leia mais sobre ele antes de reclamar.

        3. Em geral o Firefox é excelente, Opera também é muito bom e Chome idem. Não há navegador perfeito.

        4. No mundo real, você acha que está protegido, quando não está. O Malwarebytes Anti-Exploit mostra claramente isso principalmente com 0-day exploits.

        5. Eu leio todos os comentários postados em todos os artigos e respondo sempre que possível.

  • ALISON PIRES

    Qual o anti vírus gratuito que vocês recomendam para usar no Windows 10?

    • MVP_Baboo

      Eu particularmente gosto muito do Panda e do BitDefender (mas aparentemente o BitDefender tem problemas com o build mais novo do Windows 10)..

  • viviane flor

    Só mais uma pergunta: se daqui a uns 3 ou 5 meses eu quiser voltar para o windows 7, tem como?
    Obrigada.

    • MVP_Baboo

      Você poderá voltar para o Windows 7 até 30 dias após a instalação do Windows 10..

  • viviane flor

    Olá. Por favor me ajudem: Eu tinha o windows 7 e atualizei para o 10, e sempre que o ligo vem uma mensagem em inglês mandando reiniciar para instalar os drivers; mas está tudo ok, o que pode ser? Outro coisa é que meu 3D incrível não abre mais, diz que só funciona num computador positivo e ele é positivo; os outros aplicativos positivo funcionam, menos o 3D. O que faço pois gosto do 3D incrivel. Obrigada

  • Juliano Andrade

    Eu estava usando o Windows 10, meu Windows 8 era genuíno, só que de repente apresentou problema, oferecia reparo, entrava em diagnóstico e nada, apresentava msg de erro numa tela azul. Como precisava preservar meus arquivos, levei pra o técnico, e ele disse q teria q formatar e ele só tem o Windows 8 burlado. Gostaria de continuar usando o Windows 10, mas como?

  • Juliano Andrade

    Eu estava usando o Windows 10, meu Windows 8 era genuíno, só que de repente apresentou problema, oferecia reparo, entrava em diagnóstico e nada, apresentava msg de erro numa tela azul. Como precisava preservar meus arquivos, levei pra o técnico, e ele disse q teria q formatar e ele só tem o Windows 8 burlado. Gostaria de continuar usando o Windows 10, mas como?

    • MVP_Baboo

      Cuidado com os “técnicos” que sempre inventam a necessidade de “formatar” o Windows. Para saber o que está causando problema, o Visualizador de Eventos é um bom início. Se você não consegue acessar o Windows, basta utilizar um ponto de restauração anterior.

      Para salvar seus arquivos, você pode utilizar o ambiente de recuperação ou reparar a inicialização. Uma das opções do Ambiente de Recuperação é a opção Command Prompt, aonde é possível copiar via linha de comando os seus arquivos pessoais para outra partição ou pendrive..

      Se o seu Windows 8 era original e o seu upgrade para Windows 10 foi legítimo, este deve ter sido ativado automaticamente, certo? Nesse caso você poderá reinstalar o Windows 10 normalmente e ele será novamente ativado automaticamente (depois de você ter feito backup dos seus dados).

  • Felipe Costa

    Eu também trabalho com TI/SI e só nós sabemos como usuários ignorantes são e pelo que pude notar aqui é qualidade e não busca de público !

    • MVP_Baboo

      Você tem toda razão: desde o início do site, em 1999, nosso foco principal sempre foi a qualidade do conteúdo e a ajuda ao internauta. A quantidade de visitantes é apenas um reflexo disso. Aqui não publicamos porcaria, notícias inúteis nem títulos chamativos, e todos os comentários são lidos por mim pois não aceito baixaria, ofensas & afins..

      Infelizmente sites como o nosso estão se tornando raridade na internet, que é dominada por sites que se focam inicialmente no lucro da publicidade e aumento de “likes”..

  • R MP

    Meu windows 10 tem diversos problemas em jogos e afetou ate meu microfone que não funciona mais(o microfone do notebook) tambem não consigo jogar alguns jogos que sempre joguei, eu queria voltar para o windows 8.1, como faço isso?

  • Cristiano

    Instalei o Windows 10 e estou satisfeito com os recursos oferecidos pelo programa. Apenas uma dúvida: depois de um mês que migrei para o Windows 10, sempre que acesso o “Microsoft Office Professional Plus 2013” (word) aparece a seguinte mensagem: “esta cópia do Microsoft Office não está atualizada”.

    Não consigo ativar o código através da minha conta de e-mail, sempre é informado que o sistema está com problemas e pede para eu fazer uma nova tentativa mais tarde. Há outra maneira para eu conseguir o código, ou a mensagem de erro desaparecerá com o tempo?

    Grato.

  • Miranda

    Ja vi tudo esse win 10 nao vai dar serto tem muita reclamacao do mesmo meus amigos que o instalaram tiveram diversos problemas

  • Luiz

    se tiver win VISTA , consigo fazer up grade para win 10 ???

    • MVP_Baboo

      O upgrade gratuito para Windows 10 é somente para Windows 7 e 8.x.

  • Ingrid Almeida Gomes

    Olá, acabei de comprar um notebook e ele veio com o windows single language instalado. Não sei se é impressão mas to achando ele mais lento, e não consigo mudar pro português. Quando eu atualizar pro windows 10, terei a opção do idioma e ele tera um melhor desempenho? Estou quase indo em uma loja desinstalar essa versão do windows, só dor de cabeça.

    • MVP_Baboo

      O desempenho sob Windows 10 será melhor. A atualização será para o Windows 10 Home Single Language, embora alguns internautas postaram que o upgrade instalou o Windows 10 Home..

  • Armando Pereira

    O meu windows10 ta ótimo, só tem duas coisinhas que acontecem, quando clico na janela e-mail, ela abre e em seguida fecha e entrei na loja e peguei o pps da Netflix, só que a gente clica e quando vai começar um filme ele fecha a janela,vc sabe me responder porque MVP???

  • Bruno
  • Paulo

    Saudações, meu Note tinha o Windows 7 Original e o Office Home Original, porém o Office não estava ativado quando fiz o UpDate para o Windows 10, agora ele não ativa sem uma chave, meu Office e pré Instalado pela DELL e sempre mandei ativar e ele foi ativado sem me pedir nada (Fiz o Refactory antes do UpDate do Windows 10), como faço para ativar meu Office? Obrigado

    • MVP_Baboo

      Nesse caso você pode ativá-lo via telefone

  • Helenzita 83

    eu estou com medo de atualizar…
    entendi que o primeiro ano é de graca mas o proximo seria pago….
    e se eu nao pagar meu computador continua funcionando normal?
    li alguns comentarios mas depois que comecou a discussao vi que nao valia a pena varrer as respostas e perguntar de novo.
    desculpem minha ignorancia mas eu nao entendo de computador e sinceramente odeio essa nova versao que o meu esta…

    • Wanderson

      Vc paga apenas uma vez, não é todo ano que se paga. Então se você instalar de graça… Vc nunca mais terá q pagar nada. Pois não é mensalidade/anuidade.

  • Luiza Oliveira

    Olá, eu paguei há algum tempo atrás o Office 2010. Vc pode, por favor, dizer se ele é compatível com o Windows 10 ? Estou com receio de atualizar e ter que pagar por um novo Office.Obgda!

    • MVP_Baboo

      Sim, Office 2007, Office 2010 e Office 2013 são compatíveis com Windows 10..

      • Luiza Oliveira

        Muito Obgda! :D

  • Luiza Oliveira

    Olá, eu paguei há algum tempo atrás o Office 2010. Vc pode, por favor, dizer se ele é compatível com o Windows 10 ? Estou com receio de atualizar e ter que pagar por um novo Office.Obgda!

  • Luiza Oliveira

    Olá, eu paguei há algum tempo atrás o Office 2010. Vc pode, por favor, dizer se ele é compatível com o Windows 10 ? Estou com receio de atualizar e ter que pagar por um novo Office.Obgda!

  • Marcelo Colturato

    Bom dia! Já testaram se o AutoCAD 2010 (ou outro) continua rodando normalmente, após a atualização para o Windows 10?

    • MVP_Baboo

      Algumas versões do AutoCAD têm problemas com o .NET Framework no Windows 10 e há soluções para isso como aqui. Eu sugiro você verificar no site da Autodesk.

  • SneepS

    só que o FREE é o upgrade, ou seja você atualização, mas depois que “atualizar” não tem nada FREE terá que comprar a licença para uso se a instalação anterior for pirata, já fiz o teste, se não comprar ficará com mensagem no papel de parede e o pc fica desligando a cada 1 hora.

    • MVP_Baboo

      Em 2012 o Windows 8 foi vendido a R$ 29 e depois a R$ 69 e só não comprou quem não quis. Essa foi a melhor solução para as pessoas que utilizam Windows pirata terem uma versão legítima..

  • MVP_Baboo

    Rafael, eu faço parte do grupo dos 1000 primeiros brasileiros a terem acesso à internet (na época via Embratel) no meio dos anos 90 e desde então eu vivenciei muitas coisas que as pessoas só sabem via Google.

    Quando eu entro em alguma discussão, eu entro preparado com conhecimento, vivência, argumentos, provas e links que demonstram que o que eu defendo faz parte do mundo real, não sendo uma mera opinião minha. Além disso, por estar trabalhando com TI há cerca de 3 décadas, eu tenho vivência, exemplos e casos que complementam isso.

    O que eu tenho em troca na imensa maioria das discussões? argumentos risíveis, exemplos desatualizados, demagogia e falta de conhecimento profundo do assunto – e mesmo assim eu dedico dezenas de horas todos os meses em discussões e comentários com os internautas. E quando um ou outro vem aqui dando xilique tipo “leia novamente a pergunta da renata e responda corretamente, ou simplesmente assuma que nao sabe”, eu sou obrigado a responder à altura pois eu não mantenho o BABOO no ar para internautas babacas que acham que podem vir aqui postar o que quiserem e ficar por isso mesmo. Ele que poste as asneiras dele em outros sites na web, pois ao contrário deles, aqui eu mantenho a qualidade com moderação e não penso 2x em afugentar esse tipo de internauta daqui. Simples assim.

    Acesse o tópico da pirataria do ML que tem mais de 600 comentários(!) e eu fiz questão de participar de todos que queriam discutir comigo! Quantos outros sites têm alguém competente e gabaritado fazendo isso? Nenhum!

    BABOO é um site mantido por um professional que não aceita conversa-fiada e nhé-nhé-nhé de internautas babacas, pois o meu foco é ajudar o o internauta sério e educado. Meu tempo é valioso e eu não tenho paciência com quem não está aqui para ajudar ou ser ajudado. Por isso sempre haverá discordâncias.

    Por fim, eu reconheço que me divirto muito postando respostas “diferenciadas” em alguns comentários como o acima pois a vida não é somente sim x não ou certo x errado :)

    Baboo é meu apelido há décadas, então foi a escolha óbvia quando registrei o domínio em 1998..

    • Rafael Rietmann

      Olá, independente da discussão entre vocês, sempre usei o Badoo como fonte de informações.
      Eu sei que você provavelmente já respondeu esta questão, mas ou não encontrei a resposta ou não entendi claramente.

      Tenho o costume de formatar meu pc 1 vez ao ano, e gostaria de saber com eu farei neste caso.

      Ao fazer o upgrade, ele ficará ativo no meu pc por tempo indeterminado, isto está claro. Porém, ao restaurar a imagem de fábrica, penso que ele reverterá ao Windows 8, que com atualizações irá até o 8.1. Como farei para atualizar até o 10 novamente? Já há alguma definição neste sentido?

      Muito Obrigado.

      • MVP_Baboo

        E que motivo leva você a formatar o PC uma vez ao ano?!?

        • Rafael Rietmann

          Honestamente? Eu loto ele de softwares ao longo de um ano, e geralmente isso impacta diretamente no desempenho. Especialmente na inicialização.
          Depois de um ano estou cheio de processos simultâneos no pc (pelo gerenciador de tarefas é fácil controlar isso), e nem imagino o que é o que.
          Tem muita coisa que eu testei e não uso mais, tem software que se alastra sem permissão e afins.
          Eu sei que a melhor coisa a fazer é simplesmente parar de instalar um monte de bugiganga, mas na prática, não paro de fazer.

          Geralmente depois de um ano, eu já estou precisando recuperar a imagem de fábrica, e seja psicológico ou prático, isso me dá a impressão de que as coisas ficaram melhores.

          Enfim, independente do motivo é o que eu faço, e gostaria de saber como isso vai ficar.

          Valeu pela atenção.

          • MVP_Baboo

            Você não precisa formatar o PC para isso. Além do Windows 10 ter a opção de Restaurar o PC removendo tudo, você pode criar uma Imagem do Sistema e depois restaurá-la. Se vc quiser detalhes, poste no nosso fórum pois o foco aqui não é suporte, ok?

          • Rafael Rietmann

            Beleza, isso já resolve meu problema.

            Valeu, e parabéns pelo site!

          • Weder

            Poxa mano tu nao deixou passar nada. kkkkkkk poxa nao tinha vindo aqui neste site ainda mas vou voltar mais com serteza nunca senti praser em ler muita coisa como aqui kkkkkkk vlw.

  • Jean Cleber Santana Paes

    Para qual a versão do Windows 10 esta sendo atualizada home ou pro ? meu Windows é 8.1 pro e queria continuar também no pro do Windows 10, vai ter essa opção de escolha?

  • Lucas Rodrigues Sena

    Eu queria fazer um limpeza no meu laptop daqui pouco tempo, se eu formatar o windows 10, como faria para ter-lo de volta?

  • Renata Oliveira

    oi! se eu fizer a atualização e depois de um ano não quiser pagar o windows 10 ele vai voltar para a versão que eu usava normalmente? (no meu caso w7 original)

    • MVP_Baboo

      Ao fazer upgrade do Windows 7 ou Windows 8.x para o Windows 10, você não precisará pagar nada depois disso. A promoção da Microsoft de upgrade gratuito dura um ano. Depois disso quem quiser usar o Windows 10 precisará comprar uma licença.

      • Matheus

        Isso esta jo texto, leia novamente a pergunta da renata e responda corretamente, ou simplesmente assuma que nao sabe.
        Atenciosamente.

        • MVP_Baboo

          Não me faça rir… Vou escrever de uma maneira que até quem não sabe ler consegue compreender: o Windows 10 é GRATUITO durante o primeiro ano de lançamento dele, ou seja, você atualiza o seu Windows 7 e 8.x para ele, ele fica ativado PARA SEMPRE e vc não precisa pagar absolutamente nada depois disso. É como se você tivesse comprado ele na loja e instalado no seu computador, com a diferença que ele não custou NADA.

          Quem não fizer esse upgrade gratuito (significa que você NÃO PAGA NADA) até 29/Jul/16 e quiser instalá-lo no seu computador, tablet ou notebook, você terá que comprá-lo de uma loja (PAGANDO POR ISSO) pois a promoção de não pagar nada por ele não terá mais validade.

          Windows 10 não funciona como uma assinatura anual, em que a cada ano você precisa renová-la: você compra ele uma única vez (ou ganha ele de graça da Microsoft durante o primeiro ano) e utiliza-o PARA SEMPRE.

          Se você ainda não compreendeu, vá fazer uma tomografia pois vc deve ter tido um AVC..

          • Cael Santon

            Obrigado por essa informação bem ao pé da letra é tudo que eu precisava saber…foi bem claro e agora entendi

          • HETE

            MUITO BOA A RESPOSTA, MVP.!!! AGORA TODOS ENTENDERAM!
            SO N ENTENDO PQ EU AINDA TENHO 249 DIAS DE LICENÇA DO KASPERSKY E NAO CONSIGO ATUALIZAR OS BANCOS DE DADOS E O APLICATIVO. APARECEU NORMAL A ATUALIZAÇÃO PARA O KASPER LAB,E ESTÁ CONSTANDO EMBAIXO OS DIAS QUE AINDA ME RESTAM ;MAS SEMPRE QUE TENTO ATUALIZAR OS BANCOS DE DADOS, ELE SO MANDA REINICIAR. JA ESTOU CANSADA DE REINICIAR E N ACONTECE NADA. CONTINUO SEM PROTEÇÃO .

          • MVP_Baboo

            Desinstale o seu Kaspersky atual e instale a versão nova (2016) que é compatiível com o Windows 10. Na desinstalação confirme que a opção de manter a licença e as configurações está clicada: com isso ao instalar a versão nova ela já entrará ativada.

          • HETE

            verdade!

          • HETE

            gente..ja resolvi meu problema. não há nada de incompatibilidade entre kasper e windows 10. Eh só desinstalar o kasper no painel de controle. depois colocar o cd do kasper instalá-lo novamente! nem a chave ele pede mais, se ainda restarem dias pra vc. eu pelo menos ainda tinha 250 dias e deu tudo certo!

          • eduardo souza

            Desculpa a ignorancia, mas sua explicação foi muito clara até mesmo para quem teve um AVC.. e aproveitando a deixa li duas perguntas simples e até agora não achei a resposta para elas no site, na pergunta questionavam o seguinte… SE EU ATUALIZAR O MEU WINDOWS 7 OU 8.X E DAQUI A UM ANO E MEIO EU TIVER QUE FORMATAR O MEU COMPUTADOR E QUISER INSTALAR NOVAMENTE O WINDOWS 10, VOU TER QUE COMPRAR UMA LICENÇA OU POSSO USAR A LICENÇA DO MEU WINDOWS ORIGINAL?

            COMO LI EM UM COMENTARIO SEU QUE VC FOI UM DOS 1000 PRIMEIROS A TER ACESSO A INTERNET NO BRASIL, SABE MUITO BEM QUE CONEXÃO É PORTA ABERTA PRA VIRUS E MALWARES E QUE COM ISSO MUITAS VEZES O PC TEM QUE SER FORMATADO E LIMPO E COMO O WINDOWS 10 VAI SER FEITO ATUALIZAÇÃO AGORA DAQUI UM ANO NÃO SERA MAIS POSSIVEL ATUALIZAR, ENTÃO POR FAVOR VOCÊ PODE TIRAR ESSA DUVIDA MINHA E DO PESSOAL JA QUE VOCÊ NÃO TEM UM AVC OU ISSO TAMBEM TEMOS QUE DESCOBRIR NA TOMOGRAFIA QUE VAMOS FAZER POR SERMOS LEIGOS???

            SO UMA DICA, ANTES DE OFENDER AS PESSOAS, LEMBRE-SE QUE O SEU SITE SÓ FUNCIONA AINDA POR CAUSA DESSES LEIGOS QUE PRA VC É VISTO COMO PESSOAS COM AVC, E COM TODO RESPEITO, NÃO SEI UM TERÇO DO QUE VC SABE, MAS TENHO O DOBRO DA SUA COMPETENCIA EM SABER TRATAR AS PESSOAS E TENHO O TRIPLO DE CONSCIENCIA PRA SABER QUE SE ELES SOUBESSEM TUDO QUE VOCÊ SABE, SEU SITE NAO TERIA NEM 5% DA FAMA QUE TEM… REFLITA SOBRE ISSO

            E NÃO VOU NEM ESPERAR RESPOSTA, JA SEI QUE VC VAI APAGAR MEU COMENTARIO E SEGUIR COMO SE FOSSE SUPERIOR A TODOS APENAS POR TER SIDO UM DOS PRIMEIROS A TER ACESSO A INTERNET NO BRASIL E SE ACHAR SUPERIOR A TODOS

          • MVP_Baboo

            1. NÃO, o seu Windows 10 será automaticamente ativado e você não precisa comprar uma nova licença.
            2. NÃO, o PC não precisa ser “reformatado e limpo” por causa de malwares ou virus. Eles podem se removidos sem necessidade de formatação e quem incentiva a formatação do PC é quem ganha dinheiro fazendo isso.
            3. Quem postou “responda corretamente, ou simplesmente assuma que nao sabe” mereceu a minha resposta. Aqui não é Orkut.
            4. Eu não sou superior – eu apenas tenho mais conhecimento, e isso faz com que eu invista dezenas de horas por semana ajudando internautas como você.

          • celio

            Amigo não se sinta ignorado somos leigo deixa os sábios torna Microsoft mais rica com conhecimento que pensam que tem

          • MVP_Baboo

            A questão não é essa. Ele foi arrogante na postagem dele e eu respondi à altura. Estamos aqui para informar e ajudar, mas internauta babaca não tem vez. Aqui não é Orkut.

      • Fernando

        Mas se depois desse ano eu precisar formatar o Windows 10… Como vou fazer pra instalar de novo já que não haverá serial para o Windows 10 nesse upgrade?

      • Edson Calixto

        deixa eu ver se entendi. eu tenho windows 8.1 pro.
        o lançamento do windows 10 foi dia 29 de julho deste ano (2015)
        ate o dia 29 de julho de 2016 ele será de graça pra fazer o upgrade, apos isso tera que comprar a licença.

        outra pergunta. Exemplo: depois que fiz o upgrade certinho e meu windows ficou ativado, vi m meu serial de ativação do meu windows e deixei anotado e salvo no meu e-mail. caso eu quiser formatar o meu notebook com uma ISO do Windows 10 Pro e inserir o meu serial que anotei ele ativará normal?
        desde já agradeço e tenha um excelente trabalho. :D

  • domingos

    como a chave do Windows 10 e genérica igual para todos, pode ser ativada em vários outros pc, durante esse período de um ano

  • domingos

    quem fez a atualização para Windows 10 vai ter um ano de teste com esse serial genérico, e depois vai ter que adquirir uma nova chave valida, ou não será preciso, pode formatar e reinstalar o sistema e ativar novamente com o mesmo serial,

    • LimãoVerde

      Quanta gente perguntando isso rs.
      Se você já atualizou você terá seu windows 10 para sempre =P
      Após o dia 29/07/16 (um ano) , quem quiser ter o windows 10 terá que pagar.

  • Junior s.

    meu windows é 7 home edition, qual escolher para atualização? já que existem três, home, home sigle e pro… não sei qual escolher. queria escolher a pro.. mas tenho receio de dar erro e perder tudo..

  • suélen

    quem tem windows 8.1 original recebe ativação permanente ou só durante um ano?
    pois a principio recebi uma chave genérica, igual de todos (ou quase todos que atualizaram)

    agradeço desde já a ajuda :)

    • MVP_Baboo

      A atualização será gratuita durante o primeiro ano. Depois disso, quem quiser o Windows 10 terá que pagar.

  • Claudio Machado

    eu tenho o windows 8.1 original tmb vo ter que pagar depois de um ano o windows 10?

    • MVP_Baboo

      Somente se você não fizer o upgrade até lá.

      • Baboo, fiz a atualização e depois a instalação limpa. Anotei a chave de instalação/ativação do Windows 10 que foi gerada. Minha dúvida é se essa chave vai ser como uma licença de 1 ano e depois vai ser desativada ou expirada, ou poderei continuar a usar por tempo indeterminado?

        • Matheus Leone

          Essa é minha dúvida.

  • Caio d’ Marq.

    Gostaria de saber, eu estou pensando em formatar meu notebook (que originalmente é Windows 7, 64bits). Se eu fazer a formatação, ainda poderei dar upgrade para o Windows 10, correto ?

    Atualmente estou com o Windows 10 já instalado.

    • Já está com o Windows 10 instalado? Desde o Windows 8, existe o “Reset to Factory” igual ao de celulares, onde o sistema se restaura para o estado zerado. Procure por essa opção na parte de Segurança do pc.

      Formatar, só se vc realmente quiser. :)

      • Caio d’ Marq.

        Mmh, obrigado pela resposta, e uma pergunta. Quando eu comprei este notebook, a versão do Windows 7 em bits era x64. Infelizmente ouve uns problemas na qual tive que formatar, e assim, passou a ser x32 bits.

        Se eu quiser que seja x64 bits novamente, posso fazer desta forma que o senhor diz ?

        • MVP_Baboo

          Neste caso você terá que instalar o Windows 10 x64 “do zero” (instalação limpa)..

          • Caio d’ Marq.

            Mmh, okay, muito obrigado a ambos pelas respostas! ^w^

        • Não tenho certeza, chutaria que não. Se fosse você, faria a instalação do Win8 limpa novamente e aí faria o upgrade.

          Na hora da instalação, peça pra ele manter seus dados de usuário atuais, assim você evita perder informações.

  • Carolina

    Se eu instalar o Windows 10, perco o pacote Office qUE instalei? Ali não diz que tem compatibilidade com o 10

    • Armando Junior

      Qual a sua versão do Office. Tenho a versão 2013 e é 100% compatível.

  • David Costa Oliveira

    Pessoal ajuda pvr.
    Atualizem meu Notebook Windows 7 Original para o Windows 10 mas tinda dado erro quando fui atualizar pelo o Windows Updade apareceu aquele famoso erro.
    Dai entrei no site do Windows e baixei um programa e atualizem pelo próprio programa da mesma.
    De tudo certo mas no final eu optei por excluir todos os dados (pois queria meu PC mais rápido)
    Funcionou perfeitamente a atualização to com o Windows 10
    Mas a chave do Produto da dando erro.
    A chave fica debaixo do notebook .
    Alguém me ajuda ? Pvr.

  • Sayuri

    tenho o windows 7 starter não original no pc, podem pede para atualizar para o windows 10

    • João Pedro

      Procure no Google alguma key do Windows Starter, deve ter. O meu Windows Ultimate é com uma key que consegui, Hatano. (Acho que tu é a Sayuri que conheço)

    • João Pedro

      Ah, e também se você não tiver o Windows original, não se preocupe! Pois no site da Microsoft tem o download em “iso”.

  • Faltou colocar aí que as versões: Windows 7 Enterprise, Windows 8/8.1 Enterprise e Windows RT/RT 8.1 não vão atualizar gratuitamente pro Windows 10.

    • Armando Junior

      Creio as versões Enterprise serão atualizados para a Versão Pro do Windows 10. Já as versões RT não serão atualizados.

  • skaika

    comprei o meu pc com o win8 e atualizei para o win8.1…fiz a reserva e ate agora nao apareceu nada..que faço?

    • abre o windows update vai aparecer a atualização la

      • skaika

        ja la fui e nao aparece..por isso e que perguntei..porque ate o icone daquilo da reserva desapareceu:(

        • skaika

          sera que foi de o ter formatado?eu usei a opçao atualizaçao e recuperaçao do windows..

          • Ygor Jorge Schmitt

            parceiro, faz esse tutorial aki que vai forçar o windows update a baixar o w10 aki funcionou legal http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/saiba-como-forcar-o-download-dos-ficheiros-do-windows-10/

          • skaika

            e paga-se alguma ou e gratuito na mesma?
            ja agr o win10 e gratis 1 ano ou e para sempre?
            desde ja obg

          • Rodrigo Edlaine

            Faça todas as atualizações, depois vá no cmd prompt de comando e digite wuauclt.exe /updatenow de um enter ele vai forçar a atualização para o win 10

            Mas primeiro certifique-se de que todas as atualizações do win 8.1 estejam feitas, depois se você não souber abrir

            o prompt de comando é só ir em pesquisa e escrever cmd dar um enter, vai aparecer uma caixinha preta ali você coloca esse comando: wuauclt.exe /updatenow imediatamente ele vai começar o processo de download do novo sistema operacional, qualquer dúvida pode perguntar.

          • skaika

            fiz isso e no fim acabou por dar erro:(
            codigo 80240020

    • Moises

      abre o windows explore e coloca essa esse nome la em cima $WINDOWS.~BT se acha essa pasta vc ja baixo o windows 10

    • André Pessoa Melo
    • Rodrigo Edlaine

      Faça todas as atualizações, depois vá no cmd prompt de comando e digite wuauclt.exe /updatenow de um enter ele vai forçar a atualização para o win 10

  • Eliana Cristina Souza

    Quero saber se corro o risco de perder meu Pacote Office na atualização para o Windows 10?

  • Moises

    Gente eu quero coloca o windows 10 mais eu tenho varias coisas no pc tipo jogos se eu colocar o windows 10 eu vo perde tudo ou vo continua com os meus negocios ?

    • Romario

      Se atualizar Continua com suas coisas, mas é bom salvar as mais importantes exemplo num Pen drive, se der algum erro você pode recuperar depois.

      • Moises

        vlw cara

  • Gabriel

    Eu tenho o Windows 8.1, o sistema q eu tenho n esta dentro daquelas que a microsoft mostrou que n receberiam o reservamento, mas mesmo assim n recebi o icone de reserva, fiz de tudo para fazer aparecer, varios metodos, todos eu acho, e nenhum funcionou corretamente, meu pc esta tudo em dia e tem todas as especificações, caso eu n receba nada, tera algum outro caminho de se obter o windows 10?

  • Maximilian

    Eu não tenho windows original, se eu comprar um windows 8.1 original depois do dia 29/07/2015 e instalar, vou ter disponível a atualização, mesmo comprando a chave do windows 8.1 depois? E o sistema vai ficar gravado no hardware? Mais precisamente no HD? Se eu trocar meu Hd eu perco?

    • MVP_Baboo

      Sim, não, não e não :)

      • Petronio Mello

        Ele quis dizer se a chave do windows fica salva na bios da placa mãe como em alguns casos no windows 8 que vinha na placa mãe dai você não precisava digitar o serial, eu tb tenho essa duvida por que pretendo trocar meu hd por um ssd!

  • Juliano Dantas

    Bom dia.
    Estou com o Windows 10 reservado, mas gostaria de saber se quando o sistema for baixado, eu sou obrigado a instalar no mesmo momento, ou posso escolher quando quero realizar o upgrade, assim como a opção onde as atualizações do windows são baixadas e você escolhe quando instalar manualmente?

    • MVP_Baboo

      Você não precisa instalá-lo imediatamente: você pode instalá-lo até o dia 29/Jul/2016. Na versão Home a atualização do Windows será obrigatória, mas não na versão Pro.

      • Juliano Dantas

        Obrigado, essa era minha dúvida, como meu Windows é o Pro, então posso aguardar.

  • suélen

    Bom dia! Possuo o windows 8.1 original, e gostaria de saber se a atualização do windows 10 nesse caso seria permanente? ou terei que comprar uma chave do windows 10 após um ano?
    Outra coisa.. tenho outro pc com windows 8.1 original também e ainda não apareceu o ícone de reserva.. alguma dica? obrigada desde já :)

    • Elias

      1 – Vc tem entre amanhã até 1 ano para atualizar gratuitamente. E após 1 ano continuará sem pagar nada (até o fim da vida útil do Pc, como queima da placa mãe, etc). Já aconselho procurar salvar uma ISO e deixar guardada, caso precise formatar o Hd talvez seja preciso validar a chave por telefone (mas continuará sem pagar nada).
      2 – O lançamento já é amanhã, o ícone deve aparecer, ou mesmo que não apareça, desde que o Windows seja original, fique tranquila, pois poderá atualizar por outros meios. Eu mesmo vou atualizar só depois de uma semana, quero ver as 1as impressões da galera.

  • Leonardo Rocha

    eu uso o windows 7ultimate ,eu li q quem usar ele ou melhores ,vao receber a versao do windows 10 pro isso é verdade?
    e depois de um ano o windows 10 vai bloquear ou nao? vai dar pra usar o windows normalmente depois de um ano?

    • Guilherme Luz

      Sim, se você tem windows 7 ou superior pode atualizar pro windows 10, e ele vai ficar pra sempre. Um ano é o tempo que ele vai ficar gratuito para atualizar

    • só complementando o que o Guilherem Luz ja respondeu: Após 1 ano, você não será cobrado, DESTE QUE você tenha atualizado para o Win10 antes desse 1 ano terminar.
      Ou seja, ja que o Win10 será lançado agora no dia 29/07/2015 , voce terá até 29/07/2016 para atualizar para o Windows 10, se você atualizar nesse intervalo de tempo, você não será cobrado por ele nunca, mas caso você resolva fazer a atualização a partir do dia 30/07/2016 ai sim terá que desembolsar uma grana, ou partir para meios alternativos

  • Junior

    Eu queria saber, quando lançar o w10,eu obrigatoriamente irei atualizar, mantendo os arquivos etc, ou irá ter uma opção de atualizar formatando?

    • você terá que obrigatoriamente fazer por meio de atualização na primeira vez para ter direito ao update gratuito, após a atualização ser completada você pode fazer uma instalação limpa sem problemas

  • isabella

    se eu migrar para windws10 vou ter q pagar para uzar internet

    • MVP_Baboo

      Não, pois a atualização para Windows 10 não muda a maneira que você se conecta à internet..

  • eu mesmo

    recebo e envio e-mail através do outlook, perderei todos meus e-mails lidos e enviados?

    • MVP_Baboo

      Você não perderá se fizer upgrade com a opção de manter os dados..

    • complementando o que o MVP_Baboo disse:
      E dependendo das suas configurações do outlook, você não perderá nunca, pois é possível deixar uma copia do email no servidor online do seu email, tente verificar isso, pois é útil deixar essa cópia lá em caso de algum outro problema qualquer que de no seu pc, como queimar o HD por uma pane elétrica por exemplo

  • Will Sep

    Ola e tenho uma duvida?
    Se eu migrar opara o windows 10, os programas q eu uso e os jogos q eu jogo no indows 8.1 pro vai ter compatibilidade com o windows 10? Pois baixei um windows 10 pela internet e alguns programas tipo Kaspersky 15 e o jogo Cross Fire era incompativel!!
    Obrigado!

    • MVP_Baboo

      Kaspersky 2015 (entre outros antivírus) é incompatível com Windows 10. A imensa maioria dos games certamente funcionará no Windows 10, mas é recomendável você procurar nos fóruns de games sobre a compatibilidade deles com o novo sistema operacional.

  • lucas

    ainda estou na duvidar em migrar para w10 não tenho fé que vai ser gratuito apos primeiro ano

    • MVP_Baboo

      O upgrade gratuito é válido somente por um ano e certamente a Microsoft não prorrogará isso..

  • Rodrigo Molina

    Quando fizer upgrade para o Win10 perderei meus arquivos?
    Ou tem como deixa-los e apenas mudar o SO?

    • MVP_Baboo

      Você poderá manter seus arquivos pessoais escolhendo essa opção durante o upgrade..

  • Jonathan Collins

    Após ser instalado o windows 10 no meu computador, que já possui o pacote Office pago, terei de pagar para obter a nova versão do office?

    • MVP_Baboo

      Eu acredito que não, pois a ativação do Office é similar ao do Windows e ele continuará funcionando no mesmo computador (embora com outro SO)..

      • Zilma Ribeiro

        por favor nao quero receber suas mensagens em meu email pois nao me interessa ja esta me incomodando por favor nao envie mensagens para meu email

      • Zilma Ribeiro

        por favor nao quero receber suas mensagens em meu email pois nao me interessa ja esta me incomodando por favor nao envie mensagens para meu email

        • MVP_Baboo

          ?!? O BABOO não envia mensagem alguma..

      • Vini

        e se o office for pirata?

        • MVP_Baboo

          Não faço ideia..

  • Zilma Ribeiro

    vc podera formatar o seu computador durante 1 ano, se vc depois de 1 ano precisar formatar o pc por algum problema nao conseguira mais instalar o windows 10 , ou seja vc ficara com o pc pra sempre sem precisar fazer reparos? seria uma maravilha

    • MVP_Baboo

      Ao fazer upgrade do Windows 7 ou 8.x para Windows 10 durante o primeiro ano, você receberá uma chave de instalação do Windows 10 via Loja do Windows, e essa chave será válida para instalação mesmo depois do primeiro ano – embora nesse caso você provavelmente precisará ativá-lo via fone ao invés de internet..

  • Serafín

    Hola! Para todos a queles que tem dúvidas sobre a legitimidade da sua Versão (Pirata) Windows para poder fazer o Upgrade para o Windows 10. Por favor, leia com atenção:

    “Qualquer um com um aparelho qualificado poderá atualizar para o Windows 10, inclusive quem possuir cópias piratas”, afirmou Terry Myerson, chefe do Window para o The Verge.

    É isso mesmo, mesmo se sua cópia do Windows for pirateada, você pode migrar para a versão 10 gratuitamente. Muitos analistas questionaram os motivos que levaram a Microsoft a tomar essa decisão. Ainda segundo a matéria da Forbes, embora tenha lutado contra a pirataria, o licenciamento tem se tornado cada dia menos importante em modelos de receitas.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/entenda-por-que-a-microsoft-esta-dando-o-windows-10-aos-piratas/99335/

    • MVP_Baboo

      Você está bastante desatualizado: nós já havíamos postado isso em http://www.baboo.com.br/software/versoes-piratas-do-windows-terao-upgrade-gratuito-para-windows-10/ pois a Reuters havia informado erradamente que versões piratas também seriam atualizadas. A Microsoft corrigiu isso em seguida e essa info está no artigo.

      Piratas podem instalar Windows 10 (como qualquer consumidor do planeta), mas este não será ativado. A cópia do Windows 7 e 8.x precisa ser válida – e cópias piratas não são.

      • Serafín

        Obrigado a MVP-Baboo pelo esclarecimento.
        Peço também desculpas a todas as Pessoas que possam ter lido meu Post com informação que não procede.

        • MVP_Baboo

          Sem problemas, Serafin! Nossa função aqui é justamente ajudar o internauta a se manter atualizado :)

          • Serafín

            Ok!

  • Leonardo

    Boa tarde no meu pc veio windows 8 ele atualizara ou so a verao 8.1

  • denis

    legal essa atitude da microsoft meu pc tinha o windows 8 slinge ai atualizei para mint 17 ficou otimo adeus garga de virus.

  • lucas

    eu li que durante o primeiro ano vai ter uma taxa na conta da sua assinatura com sua rede de internet

    • MVP_Baboo

      Alguém inventou isso :)

  • Zilma Ribeiro

    cara não vai sair nada de graça, eu e muitas pessoas so usam sistemas comprados e originais da Microsoft, que historia e essa de graça? o Windows 8.1 acabou de ser lançado agora e já sai o 10 isso e prejuízo para aqueles que so usam originais e uma tremenda da sacanagem das grossas
    e o nosso dinheiro um disco box do 8.1 ta quase 8oo reais

    • MVP_Baboo

      Não delire… Windows nunca foi gratuito, e a Microsoft está dando uma promoção de UM ANO para usuários do Windows 7 ou 8.x não precisarem pagar NUNCA MAIS pelo Windows. Cadê a “sacanagem das grossas”?

  • Zilma Ribeiro

    COM CERTEZA DEPOIS DE UM ANO TEREMOS QUE COMPRAR UMA LICENÇA LIGUEI PARA O ATENDENTE DO SUPORTE POR TELEFONE DA MICROSOFT E ELES FALARAM ISSO E UMA TREMENDA DA SACANAGEM FAZER O CLIENTE QUE COMPRA SISTEMAS ORIGINAIS FAZER DE PALHAÇO

    • MVP_Baboo

      Palhaçada aonde? Durante o primeiro ano a Microsoft está tornando Windows gratuito para quem comprou a versão 7 e 8.x nos últimos anos, e esses usuários nunca mais precisarão pagar pelo Windows! Se você não quer aproveitar essa sensacional promoção, não reclame..

    • robson santos

      Zilma, calma você anda nervosa… queira por gentileza postar como foi a conversa inteira, diga-nos o que mais o atendente lhe falou quando você pediu esclarecimentos sobre a informação oficial encontrada no site da própria Microsoft, você confrontou o atendente com a informação oficial, certo ?

      Viu o recorte do texto e o link que postei, que você comentou abaixo ?

      Uma dica: não foi à toa que postei o texto do site original em inglês da Microsoft.

      Pois o site brasileiro infelizmente traduziu um pouco diferente a mensagem que a Microsoft Corporation queria transmitir aos mercados, por isso enviei uma mensagem à Microsoft pedindo melhorias na tradução com base no texto original em inglês já que não haveria diferenciação de oferta para o nosso mercado.
      A tradução não informava claramente que se tinha que pagar para continuar usando sua licença depois de 1ano de uso ou depois de 1 ano do lançamento, enfim, mas fazia aludir… se você foi pela informação antiga do site, e principalmente, o atendente também, então compreendo sua raiva…
      Mas pelo visto, dias depois a correção foi feita, se foi devido a minha solicitação, ótimo, mas acredito que muitos outros solicitaram também, pois era um absurdo os questionamentos levantados diariamente nos grandes fóruns e a inércia continuando… Mas hoje não, não há mais qualquer dúvida, seu dispositivo estando qualificado então você poderá fazer a atualização de forma gratuita em até 12 meses da data do lançamento ( prevista para 29/07 ) e vai continuar usando de graça mesmo depois de 1 ano do lançamento.
      Essa promoção é pra você atualizar logo dentro de 12 meses, bobeou e não fez isso neste tempo, então vai ter que pagar se quiser fazer isso depois desses 12 meses, simples assim…

      • Gilberto Crg

        Uma dúvida que tenho, qual o procedimento que terei que fazer para reinstalar o windows 10, por exemplo, eu tenho um hd antigo de 80gb, nele está instalado o windows 8.1 original e já recebi a notificação à mais de 1 mês para reservar uma cópia do win10, mas quero comprar um ssd de 60gb ou de 120 gb ( ainda não decidi) nos próximos meses para poder instalar o windows 10, nesse caso oque terei que fazer, será que a microsoft fornece o serial para reinstalação posterior em uma unidade de disco diferente, mas no mesmo computador?

  • Ruan Albuqurque

    Eu garanti minha atualização, só tô esperando lançar. Minha dúvida é, quando eu atualizar só vou poder usar por 1 ano e depois terei que pagar?

  • Italo Oliveira

    Voltei pro “W7 Home Basic” e atualizei ele 100%, mas não apareceu ícone do “W10”, e agora???

  • Italo Oliveira

    Tenho “W8.1 (pirata)”, mas meu notebook quando comprei veio com “W7 Home Basic”, devo voltar pra poder atualizar pro “W10”???

    • robson santos

      com todo respeito, total besteira isso que você fez, todo ano na black-friday o estoque remanescente de licenças Windows 8 é ofertado a R$70, o preço agora gira em torno de 200 e da versão 8.1 400 reais, então se a Microsoft não reconhece sua instalação como original ( caracterizando que é uma cópia pirata mesmo ) você tem a alternativa de regularizar sua cópia atual junto a Microsoft ou esperar outra black-friday, então por favor não espere que alguém te dê dica de como tornar original sua cópia pirata fora do sistema Microsoft, pois com um preço singelo desses para fazer um upgrade ( R$70 por um S.O. completo, robusto, seguro e confiável ) houve divulgação, oportunidade e dinheiro para isto, assim você pode ter sido mal acessorado ( prefiro supor assim ), se ainda assim continuar com uma cópia pirata então não faz sentido algum uma empresa ofertar um produto pra te tirar da pirataria, que no passado o mesmo produto custaria mil reais, ou então migre para um Linux se não quiser pagar, pois terá um S.O. completo, robusto, seguro e confiável da mesma forma.
      Mas tenha certeza de que a Microsoft vai continuar tentando manter domínio absoluto do mercado, até pacote Office ela oferta também na black-friday e para 3 computadores ( versão home student ), e aí você pode complementar com o Libre Office as aplicações similares de que a versão Home Student do MS Office não disponibiliza, então houve tempo, na verdade já passou da hora da gente sair da pirataria.

    • MVP_Baboo

      Não será possível legalizar versões piratas que fizerem upgrade para Windows 10. No seu caso a melhor solução é restaurar o Windows 7 original do seu notebook e atualizá-lo para Windows 10..

  • Igor Pedro Pereira

    Olá, meu notebook foi para o concerto e foi formatado e não tenho certeza se meu windows 7 ultimate e o original, será que da problema?

    • MVP_Baboo

      Sim. Se ele for pirata, você não poderá atualizá-lo gratuitamente para Windows 10. O ideal é que o “técnico” instale a versão OEM original que veio pré-instalada no notebook..

  • vitor azevedo

    O que se pretende saber é que se vai haver algum pagamento após o tal período de um ano. Se houver quanto custará? Há que recordar que quem comprou o Windows 8 fê-lo há meses, e o gratuito tem água no bico.

    • MVP_Baboo

      Não haverá pagamento algum depois do primeiro ano e você também poderá fazer upgrade para as próximas versões do Windows sem custo algum..

      • Zilma Ribeiro

        vc esta muito enganado colega muito mau informado o próprio suporte telefônico da Microsoft a atendente disse que somente sera gratuito no primeiro ano de lançamento após isso teremos que comprar uma licença da Microsoft para continuar usando vc acha que a Microsoft vai dar mole para principalmente brasileiros que eles odeiam ora…..

  • douglas

    caso eu faça a instalaçao dual boot e apos o periodo de teste conclua que a versao 10 sera a definitiva como excluo a instalao da versao 8?

  • Rogério lima

    Bom Dia!!! eu tinha o ícone do Windows 10 fez a minha reserva, ai eu acabei formatando sem querer o meu pc. ainda eu recebo atualização do windows 10?

  • Fernando Luis Oliveira

    Ola quem baixar o Windows 10 durante 1 ano, após este periodo terá que está efetuando o pagamento para permanecer com o Windows ou quem baixou o durante terá o privilégio em permanecer totalmente graituto?

    • MVP_Baboo

      Não há nenhum pagamento envolvido. Ele será totalmente gratuito para usuários de Windows 7 e Windows 8.x durante os primeiros 12 meses após seu lançamento.

  • Gabriela Santos

    Oii eu tenho o windows 7 starter e chegou uma notificação pra mim baixar o 10 , tipo reservar para baixar qando sair , e tava lendo aq e disseram q para o Starter nao terá atualização , é verdade ?

    • Juan Cuela Sampaio

      Não, os starters (também tenho um) também receberão da mesma forma

  • Neo

    Caro MVP Baboo, tenho um tablet Asus Eee_Slate_B121slate ( http://www.asus.com/Tablets_Mobile/Eee_Slate_B121/ ) Você acha que é melhor formatar e fazer uma instalação limpa ou um update simples seria o bastante? ( ele veio com Windows 7 )

    Agradeço desde de já o suporte.

    • MVP_Baboo

      Se eu fosse você eu instalaria o Windows 10 em dual-boot nele e testaria se tudo está OK antes de instalar a versão final. Com isso você decidirá com mais certeza qual Windows você prefere nele..

  • Catatal

    É acho q estou meio atrasado nas discussões :p

  • MVP_Baboo

    1. Eu também importo com meu bolso e por isso uso Windows – afinal tempo é dinheiro. Evolução e estudos são necessários, mas é preciso ter foco para não perder tempo com algo que não te levará a nada. E eu me formei em Engenharia certamente antes de você nascer ;)

    2. Obviamente chegar primeiro ao mercado é vantajoso, mas isso não é tudo. A história mostrou isso com Atari, Nintendo, Lotus 1-2-3, MySpace e muitos outros..

    3. GIMP, Paint.NET e outros softwares gratuitos (ou editores online) são suficientes para quem não precisa trabalhar SERIAMENTE com imagens. Quem precisa utiliza o Photoshop. E o “profissional da área” que você cita não tem absolutamente nada de profissional da área gráfica – basta ler sobre ele: “Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia”. Converse com quem trabalha seriamente com artes gráficas e que isso seja somente seu ganha-pão e ele vai rir de qualquer software gráfico que não seja o Photoshop, pois este é absurdamente poderoso – afinal ele foi lançado em 1980 (certamente antes dos desenvolvedores do GIMP nascerem) e são “apenas” 3 décadas de evolução do produto ;)

    4. Kernel.org foi miseravelmente hackeado em 2011 e não houve nenhuma “manipulação” disso além do que os hackers fizeram ;) Leia mais em https://lwn.net/Articles/457142/. Aliás, em um período de 8 meses a Apache Software Foundation foi hackeada DUAS VEZES com roubo de dados & afins http://www.theregister.co.uk/2009/09/03/apache_website_breach_postmortem/. No mundo real, longe dos sites que defendem cegamente a segurança do Linux e Software livre, defender que software livre é seguro não faz sentido algum.

    5. Link de 3 anos atrás?!? Estamos em 2015 e acesse links de videos mostrando versões atuais do Linux e Windows em vários games. A vantagem do Windows é clara e evidente – até mesmo testes publicados em canais de YouTube focados em Linux, como os que eu postei.

    6. Satisfazer o seu irmão não significa absolutamente nada. Com mais de 1,5 bilhão de usuários de Windows, seria necessário encontrar muitos milhões de pessoas que migraram de Windows para Linux para ter uma estatística remotamente válida. Sobre bancos e Linux, há centenas de exemplos de problemas e incompatibilidade mesmo com Java. Enquanto no Windows praticamente tudo é realizado de maneira simples e direta, as mesmas tarefas sob Linux exigem tutoriais tipo http://www.vivaolinux.com.br/dica/Java-Oracle-no-LMDE-Debian-para-acessar-o-Banco-do-Brasil-Resolvido e perde-se muito tempo com isso. Embora o Linux seja “gratuito”, no final ele custa muito mais do que o Windows.

    7. A sua “acomodação” não faz sentido algum pois as pessoas *não precisam* do Linux. Pensamento horrível é tentar convencer alguém que está satisfeito com Windows a trocá-lo somente por ideologia sem ter NADA em troca. Assim que você envelhecer um pouco mais e trabalhar seriamente em uma empresa, você vai amadurecer e compreender que no dia-a-dia será necessário trazer resultados rapidamente, com ferramentas integradas, agilidade, baixo custo e um workflow otimizado. Eu conheço alguns profissionais exatamente como você: há uns anos eles estudavam e defendiam Linux e a ideologia SL (tínhamos ótimas discussões Linux x Windows), depois eles começaram a estagiar e trabalhar e isso tornou-se um hobbie (pois eles tinham coisas muito mais importantes para fazer), e agora que eles têm família e responsabilidades, eles não perdem mais tempo com ideologias que não dão em nada. E detalhe: todos eles usam Windows ou Mac – mas não Linux. Porque será? :)

    Bem, essa discussão chegou ao fim. Sucesso para você!

    • Rafael Klaatu

      Linux: galera do fundo que curte as parada e sabe oq é bom na vida. Windows: velharada sistematizada que faz horas que se tornou lógica e politicamente correta e só pensa em coisas caretas tipow carreira e aplicação prática.
      :)

  • Luis Castro

    Preço justo seria no máximo 19,90 por 2 anos. Sério. Se for mais de R$ 50,00 todo ano, prefiro ir para o ChromeOS, pois é um Linux e consigo hackear ele perfeitamente.
    M$ poderia fazer um preço bem bacana. E também largar de besteira com essa UEFI que é uma idiotice.

    • MVP_Baboo

      Windows 8.1 custou R$ 29 antes do lançamento e R$ 69 durante o lançamento. Só não comprou quem não quis :) Boot Seguro com UEFI bloqueia rootkits, sendo fundamental para segurança do usuário..

      Windows 8.1 custa R$ 119 para estudantes ou 12 x R$ 36 na Kabum para não-estudantes, ou seja, ele custa o equivalente a uma sessão de cinema mais um lanche do McDonalds por mês. Isso é caro? E considerando que ele será utilizado por alguns anos, o custo dele é baixíssimo.

      • Filippe Bender

        O windows 8.1 para estudantes comprando pelo site eu recebo a mídia também ?

        • MVP_Baboo

          Não. Apenas o link para download do ISO e o cd-key para ativá-lo.

          • Elton Santos

            Errado!
            Você pode comprar com a mídia, só não sei se é a oficial com todos os detalhes microsoft, na própria microsoft.

          • MVP_Baboo

            Essa imagem resume a minha resposta. A Loja da Microsoft só vende via download :)

          • l.juniorpinheiro

            uma duvida,eu fixz minha reserva,mais precisei formatar meu pc,ainda vou poder ter o windows 10,ou vou ter fq fazer outra reserva,mais por enquanto n apareceu a reserva de novo n

  • Wesley Rodrigues

    Senhores, estou com uma dúvida, eu tenho o Windows 8.1 Single Language que veio no notebook que comprei, sendo assim fica as minhas dúvidas.

    1 – Posso migrar para o Windows 10?
    2 – No caso da migração: Eu baixei e instalei a versão 10 numa vm e estou testanto ela antes de usar no meu note, até mesmo porque ela é uma versão ainda em testes ok, sendo assim, eu posso depois de um ano usar o mesmo serial fornecido pela MS que ativei na vm e instalar no meu notebook? Ou já mando bala e passo fogo nesse 8 e começo a usar o 10?

    • Zilma Ribeiro

      nao podera fazer upgrade para windows 10 com sua versao do windows 8.1 ate pq e uma versao single, so podera fazer a atualizaçao se for a versao pro, vc e cliente da microsoft? se for e so ligar por telefone para o8oo-888-4081 e la eles te darao toda orientaçao e
      informaçao que precisa ok

    • Zilma Ribeiro

      amiguinhos, se seu soft for original do windows 8.1 pro fique tranquilo, quando vc começar a fazer a atualizaçao automaticamente vc sera direcionado para uma pagina na web com o serial key e imagem iso do windows 10 direto pela microsoft quando estiver verificando a chave do seu sistema

  • domingos59

    será que essa atualização será grátis mesmo ou vamos ter um ano grátis e depois de um ano de uso tem que pagar para ativar novamente

    • Zilma Ribeiro

      ola para quem e cliente da microsoft e compra seus produtos originais, a atualizaçao sera gratuita ou seja vc podera atualizar do windows 7 e 8.1 durante o primeiro ano vc tera que atualizar depois que vc atualizar , a licença sera sua perpetuamente, se passar do primeiro ano de lançamento vc nao podera atualizar mais tera que comprar uma licença para poder usa-lo compreende?
      tambem quem tem sistemas operacionais piratas podera fazer o upgrade para windows 10
      so que seu sistema pirata nao vai ser ativado se na hora que estiver atualizando estiver com algum programa para burlar o sistema operacional sera desativado e tera que legaliza-lo para usa-lo ou seja comprar uma licença da microsoft qualquer duvida entre em
      contato com suporte da microsoft pelo telefone- 0800-888-4081 ok

  • MVP_Baboo

    1. Windows é uma SOLUÇÃO para o usuário final, enquanto o Linux não é. Ela dominou o mercado por causa disso. Quem chega primeiro não significa que ficará lá sempre. Nokia, Nintendo e muitas outras empresas são exemplos claros disso.

    2. Tela azul é algo raro. Os fabricantes não tem interesse no Linux pois não há motivo REAL para as pessoas não usarem Windows. As pessoas usam e dependem de programas – e não do sistema operacional em si. O Linux não tem os programas que elas querem e precisam, enquanto o Windows tem. Esse é o principal motivo do Linux nunca decolar no desktop. Simples assim.

    3. Sim, há computadores vendidos com Linux – mas a primeira coisa que muitos fazem é instalar Windows nele. Há alguns anos quando o governo tentou popularizar os computadores com programa “Computador para Todos” que vinha com Linux pré-instalado, a imensa maioria trocou Linux por Windows: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2006/11/21/idgnoticia.2006-11-21.0896416348/ . Isso não mudou até hoje.

    4. Você precisa se atualizar: desde 2007(!) o Office salva arquivos em OpenXML, um formato aberto.

    5. Se você é técnico de computadores, você deveria saber há muito tempo que trocar de sistema operacional não é o mesmo que trocar de cueca: se muitos usuários de Windows reclamaram do Windows 8 pela simples ausência do botão Iniciar e não quiseram fazer upgrade por ele ser um Windows “diferente”, imagine trocar de sistema operacional e todos os programas que ele usa! Entenda que quem usa Windows não PRECISA mudar pois ele tem tudo ali funcionando perfeitamente. Ninguém em sã consciência vai mudar para algo pior por livre e espontânea vontade. – alguns podem fazer para defender uma ideologia e mostrar que ele pode viver com Linux, mas a imensa massa de usuários (mais de 1,5 bilhão) não pensa assim. As empresas idem.

    6. O “público leigo” nem sabe o que é Linux.

    7. O único concorrente do Windows é o próprio Windows e a única “pedra no caminho” são as versões antigas do Windows que continuam em uso :)

    Entenda que hoje as pessoas preferem usar Windows de 2001 (14 anos atrás!!) ao invés do Linux de 2015, pois o Linux é limitado por não ter as aplicações que as pessoas querem, usam e gostam. Essa decisão não tem nada a ver com aspectos técnicos, ideologia ou “preguiça de aprender”..

    • Anonimo Oculto

      [Ao moderador, peço desculpas pois não sabia que apenas uma resposta por vez era permitida. Assim, junto as duas antes enviadas nesta.]

      MVP_Baboo: repare que em 05 e 06 você, apesar de tentar contradizer o que afirmo antes, apenas reitera exatamente o que disse em meu outro comentário. Erra apenas quanto ao “algo pior”, que é um opinião estritamente sua.

      Quanto ao “Entenda que hoje as pessoas preferem usar Windows de 2001 (14 anos atrás!!) ao invés do Linux de 2015,…” posso afirmar-lhe, por experiência, que o Linux já não fica em nada a dever para Windows. Vou assim tomar a liberdade de corrigir a frase para expressar o que você quis de fato dizer frente ao cenário atual:

      “Entenda que hoje EU PREFIRO usar Windows de 2001 (14 anos atrás!!) ao invés do Linux de 2015,…”

      Quanto ao 7, “O único concorrente do Windows é o próprio Windows e a única “pedra no caminho” são as versões antigas do Windows que continuam em uso :)” Você acerta! Oh se…. (estrelando, Bill Gates):

      https://www.youtube.com/watch?v=MMiDSXlLMFc

      Agora, com a tentativa da Microsoft de centralizar em um único sistema, vou ajudá-lo a reescrever essa frase para um futuro não muito distante, tomando por base a sua linha de pensamento:

      “O único concorrente do Windows é o próprio Windows e a única “pedra no caminho” e a versão do Windows que continuam em uso :)”

      Desculpe-me pelo humor! Não deu para resistir…

      • MVP_Baboo

        Não há contradição alguma: no mundo real que vivemos o “Computador para Todos” mostrou que 76% das pessoas que compravam computador com Linux substituiam ele por Windows. Eles não fizeram isso por ideologia: fizeram por necessidade pois o sistema operacional que eles tinham não servia para eles.

        O Linux fica MUITO a dever ao Windows – tanto que ele continua estagnado em 1% desde sempre mesmo sendo gratuito. Se você analisar neutramente a questão, concluirá que as pessoas não querem Linux nem de graça pois essa questão não tem nada a ver com preferência, mas sim com a necessidade delas de utilizarem aplicações (jogos ou o que for) que não rodam no Linux. Simples assim.

        E em que ano você está vivendo? Um vídeo da tela azul de uma versão beta (em teste e evidentemente cheia de bugs) do Windows 98 que aconteceu há quase 20 anos só serve para ficarmos estarrecidos com o fato que ainda hoje as pessoas preferem usar o Windows que foi lançado poucos anos depois do video acima (Windows XP em 2001) do que qualquer Linux lançado em 2014 e 2015!! :)

  • luis felipe

    Galera tenho o windows 8 e verdade que ele nao vai ser atualizado para o windows 10 ?

    • Lucas

      Você pode baixar de graça a atualização para o 8.1 na microsoft store

    • Zilma Ribeiro

      ola o windows 8 nao, apenas o windows 8.1 e windows 7
      mais vc podera atualizar seu windows 8 para windows 8.1 sendo assim podera fazer a atualizaçao desde que seu sistema seja original ok
      ligue para 0800-888-4081 suporte da microsoft para clientes de softwares originais ok

  • Leonardo Monday

    Finalmente para acabar com essa firula do windows 8 e 8.1.

    Nossa cansei de tanto escutar gente falando “instala o windows 7 o windows 8 é muito ruim”… instalava só o menu de volta e o pessoal ficava feliz de novo kkkk.

    Designers hipsters neuróticos, clicar em 3 lugares ao invés de um para realizar a mesma tarefa é um upgrade para eles desde que fique mais bonitinho : P

    Já estou testando o W10 aqui, um pc antigo dual core 2Gb…roda bem…adeus interface metro vc pode abraçar o chifrudo heuahue.

  • Alessandro Evangelista Alves

    Tenho o Windows 7 home basic. Será que poderei atualizar para o 10? Quando lançaram o 8 eu não pude.

    • MVP_Baboo

      Certamente! Tudo indica que apenas versões corporativas do Windows 7 e Windows 8 não farão parte dessa promoção de 1 ano.

    • Zilma Ribeiro

      todas as versoes do windows 7 menos a starter ok

  • Luca Guiraldello

    Galera que não entendeu, depois do lançamento você fizer uma
    manutenção corretiva (formatação) você coloca a chave que usava no windows que
    estava instalado antes.
    Ex: Tenho um pc com o windows 8.1 ativado original, quando o windows 10 lançar eu
    posso formata-lo ou atualiza-lo, a única diferença é que se eu formata-lo
    (limpando tudo), terei que fornecer a chave de ativação que usava no windows
    8.1, depois dos 365 dias é só comprar outra chave ou instalar linux.

    • ssss

      ou baixar pirata

    • MVP_Baboo

      Após os 365 dias, o custo de atualização para Windows 10 será baixo (lembre-se que o upgrade do Windows 7 para Windows 8 chegou a custar apenas R$ 29!). E Linux nunca foi e nunca será solução para desktop.

      • “E Linux nunca foi e nunca será solução para desktop.”

        Tudo bem que na sua CASA você tem o direito falar o quem bem entender, mas cuidado com o que fala, as vezes pode estar errado.

        O Linux nunca chegará à quantidade de desktops que o Windows tem, isso é fato, mas nunca será a SOLUÇÃO, não concordo. Estou muito entusiasmado com essa revolução que a Microsoft está fazendo, eu acho, realmente, que está no caminho certo, e pelo pouco que ví na versão TP(em uma VM, rodando LINUX), está rodando muito bem, achei bastante rápido, e gostei do que ví.

        Não tenho certeza se num futuro próximo voltarei a usar o Windows, mas fiquei bastante feliz com os novos rumos da MS.

        • MVP_Baboo

          Quando eu alego que Linux não é solução para desktop, eu não estou inventando :)

          O MVP Global Summit é um evento anual em Redmond aonde MVPs do mundo todo se reúnem e ali eu tenho contato direto com os responsáveis de TI de grandes empresas e corporações. Nos últimos anos eu troquei ideias com profissionais de equipes de TI que costumam gerenciar entre 50 mil e 200 mil estações de trabalho – e recentemente eu conversei com um profissional de um time que gerencia 350 mil desktops e notebooks distribuídos em 150 países.

          Mesmo eles sendo MVPs de Windows Server ou System Center, todos os profissionais que eu conversei SEM EXCEÇÃO adoram Linux (seus notebooks tinham adesivo do Tux), mas todos eles concordam em uma coisa: Linux NÃO É solução para desktop nas empresas. Eles reconhecem que a plataforma Microsoft está muito mais avançada e integrada em ambientes corporativos do que qualquer outro SO. Eles próprios usam Linux em casa, mas no trabalho eles podem usar qualquer SO, mas no dia-a-dia eles PRECISAM do Windows (o Active Directory é apenas a “ponta do iceberg” nisso).

          Eles comentaram que a Microsoft sempre focou seus produtos em integração (Office é um excelente exemplo e fundamental para TODAS as empresas) e o ecossistema (drivers, aplicações..) beneficia muito o essa plataforma, não havendo nenhum motivo técnico ou financeiro para abandonar o Windows.

          Note que todos preferem usar Windows pirata de 2001 (XP) do que usar Linux gratuito de 2015 – e deve haver um bom motivo para isso, certo? Eu concordo que o Linux pode ser solução para alguns nichos, mas ele está muito longe de ser uma solução para o desktop para 99% do mercado. A própria IBM (mega-defensora do Linux) utiliza Windows no desktop..

          Ao menos eu concordo com você que a Microsoft está no caminho certo :)

          • Você está certo em suas afirmações sobre as grandes corporações, eu também acredito nisso, principalmente, quando se consegue obter suporte sobre o seu produto, no caso o Windows.

            No caso de desktops corporativos, ainda não se tem opções frente ao Windows. OpenOffice não é concorrente ao Office, Uso Mac, e o iWorks está séculos atrás do Office (que é o que eu uso).

            Para servidores, eu acredito que ai a Microsoft tenha alguma concorrência, principalmente quando se fala em hospedagens web, ai, nesse ponto eu acredito que ela perde, e bem perdido. Mas para ambientes corporativos, sim, ela domina amplamente com muita folga.

            Eu fiz toda a formação MSCE do Windows 2000 (faz tempo!!!), e na época migramos todo o ambiente da empresa (Novell, 30 servidores, e mais de 350 estações) para a solução MS, e foi muito bem.

            Atualmente, onde trabalho, nosso ambiente é bastante misto, com Windows, Mac e Linux, e posso lhe assegurar, existem coisas que me irritam profundamente em todos os 3. Sou um grande entusiasta do pinguim hoje em dia, mas a Microsoft tem seus valores.

            Enfim, aposto fichas de que a MS vai retomar sua aura inovadora e também se manter no topo ainda mais fortemente.

            :)

          • MVP_Baboo

            A Microsoft demorou muito tempo para disponibilizar uma versão decente do Windows Server que tivesse ótima performance hosteando dezenas de milhares de sites por servidor (situação que representa mais de 90% do mercado web) e por causa disso o Linux e Apache sempre dominaram.

            Com o Windows 2003 Web Server isso começou a mudar, e em 2014 o IIS superou o Apache (em 2015 isso voltou a se inverter). Ao menos isso mostra que a Microsoft “acertou a mão” com o Windows Server – tanto que atualmente muitas empresas de hospedagem disponibilizam host Linux e Windows pelo mesmo preço: http://www.uolhost.com.br/hospedagem-windows/e http://www.uolhost.com.br/hospedagem-linux/

            A nuvem e o Azure em especial mudará esse cenário nos próximos 5-10 anos, pois cada dia há menos motivo para manter servidores próprios em datacenters, e o Azure suporta nativamente várias distros Linux.

            Nas conversas que eu tive com admins de grandes empresas eles falam a mesma coisa: Linux, Mac e Windows têm vantagens e desvantagens – principalmente depois da popularidade do BYOD ;)

          • Vamos ver como ficará nos próximos anos, a briga será boa, em especial para os consumidores de serviços.

            Sobre a plataforma Azure, isso sim, a Microsoft matou a pau, achei espetacular a simplicidade e as possibilidades.

            Abraço!

          • CK

            Olá, perdoe-me a intromissão na discissão de vocês, mas como tenho um pouco de experiência com ambos os sistemas achei importante esse comentário.

            Uso Windows há 13 anos e Linux há 6, e posso AFIRMAR a SUPERIORIDADE do LINUX. Mas porque? Calma, não quero declarar guerra rsrs. O motivo é simples: o sistema é inovador, estável e personalizável. Mas então porque o Linux não domina o mercado de PCs? Pelo mesmo motivo do Windows Phone não dominar o mercado de Smarts e o Bing não ter ganho a briga do melhor provedor de pesquisa, e também pelo mesmo motivo do Google Plus não ser considerada ‘a melhor rede social’. E com um pouco de uso em cada uma dessas ferramentas podemos ver que tem muito potencial.

            Consegue entender? Soluções como Windows, Android, Google Search, Facebook chegaram primeiro na briga dando ao usuário o que ele queria. Num passado não muito distante o Linux era complicado em usabilidade. Perdia-se um tempo incrível para resolver pequenos problemas. Hoje é diferente, mas a cultura ficou impregnada na população. Se não fosse assim o Android, que é um Linux por usar o kernel Linux, não teria dominado o mercado de Smartphones no mundo. Para pensar: você já usou um Windows Phone? É incrível a fluidez e usabilidade, mas porque será que as pessoas não usam??

            A Microsoft está tentando implementar em seu sistema operacional algo que está no Linux desde sempre: repositórios. Há alguns anos era impensável, pois as conexões de internet eram horríveis, mas hoje é algo quase natural a preferência por uma “Central de Programas” ao invés de ficar procurando softwares em sites como “Baixaki”. Exemplos: Google Play, App Store, Windows Store, Central de Programas do Ubuntu.

            Softwares como Rhythmbox, Banshee e Amarok são muito superiores ao Windows Media Player, LibreOffice não chega a ser tão ‘completo’ quanto MS Office, mas garanto como supriria as necessidades de 99% dos usuários. Gravadores de dscos como K3b e Brasero são tão bons ou superiores ao Nero. Players de vídeo como VLC, Totem e SMPlayer são tão bons quanto Media Player Classic. Gimp faz o mesmo que Photoshop. Kdenlive, Cinelerra, Openshot, Avidemux e LightWorks são são tão bons quanto Sony Vegas e Adobe Premiere. Transmission é superior ao uTorrent, alcançando velocidades superiores de download e sem propagandas na interface, sendo ainda mais fácil de utilizar. Essa lista poderia se estender, mas acho que já deu pra entender.

            Agora vc me pergunta: Porque usa Windows se ama tanto o Linux? Porque sou Estudante de Engenharia e utilizo softwares como SAP2000, Hydros, EBrick, etc que infelizmente não tem similares pra Linux. Os mais comuns como AutoCAD e Ftool possuem similares ou até versões pra Linux à altura. Então você diz: está vendo? Por isso as pessoas também não vão. Bem, nem todo mundo trabalha com esses softwares.

            Afirmo que 90% dos usuários de PC se serviriam muito bem do Linux, mas a cultura do passado influencia as decisões do presente. Isso é fato.

            Fique com Deus! Um abraço! Feliz Páscoa!

          • MVP_Baboo

            1. Linux não domina o mercado por não ter as apps que as pessoas querem e precisam. Isso não tem nada a ver com inovação, estabilidade ou personalização do SO. O mesmo se aplica ao Windows Phone.

            2. Android domina pois desde o início ele era a única opção viável e gratuita para fabricantes de smartphone, e isso massificou o seu uso a ponto dos desenvolvedores se interessarem em criar apps para ele. Para o usuário final, o sistema operacional dele é irrelevante pois o que interessa são as apps.

            3. 99% das pessoas não precisam de Photoshop (e convenhamos que argumentar que “gimp faz o mesmo que Photoshop” só pode ser piada), Premiere, AutoCAD e muitos programas que você citou. Muitos precisam apenas programas básico para o dia-a-dia e o Windows é uma solução COMPLETA para eles: eles não precisam garimpar e testar programas similares ao que eles já utilizam há anos. Há décadas o Windows é a melhor opção para uso no dia-a-dia, e com isso elas não precisam substitui-lo por outro sistema operacional – incluindo aí versões mais recentes do próprio Windows, que é o grande desafio da Microsoft.

            4. No mercado corporativo o Active Directory e a facilidade de uso do Group Policy tornaram-se fundamentais para o bom gerenciamento das estações, e com isso nenhum outro sistema operacional consegue fazer o que o Windows faz. Por isso as empresas utilizam Windows – e não Mac ou Linux.

            5. Você confunde “cultura do passado” com “solução completa”: se o Windows satisfaz plenamente as pessoas, porque as pessoas trocariam ele? Usuários de Linux, por outro lado, reclamam da pouca quantidade de jogos e da eterna incompatibilidade de sites bancários – algo que usuários de Windows não precisam se preocupar. Quem tem Windows não precisa de outro sistema operacional, e mesmo que ele não goste de uma determinada versão do Windows (Vista, por exemplo), ele continua utilizando outra versão do Windows, como o XP ou Windows 7/8.x que satisfazem TODAS as suas necessidades. NUNCA houve migração de Windows para Linux pois não existe motivo para isso, mesmo que você defenda que o Linux seja superior, inovador, estável e personalizável :)

          • CK

            Bem, vamos aos tópicos:

            1 – Você não leu o 5º parágrafo do meu texto não é? O usuário não precisa do Word, ele precisa de um editor de texto, ele não precisa do Windows Media Player, ele precisa de um tocador de mídia, ele não precisa do Nero, e sim de um gravador de discos. Compreende agora? Claro que algumas aplicações em específico, por exemplo Whatsapp, não entram nesse contexto.

            2 – Concordo. Mas vc tem que concordar que o motivo de ele dominar é ter chegado primeiro às mãos dos usuários, e não pelo fato dele ser melhor ou pior em relação à outro.

            3 – Verdade, mas sim, posso afirmar com convicção que o Gimp faz o mesmo que o Photoshop, e sem te cobrar nada por isso. O Windows é realmente completo, mas os problemas de segurança e seu preço abusivo de aquisição e atualizações são a causa de tanta discórdia. Não preciso garimpar nada para achar softwares para Linux, pois as distribuições já trazem eles instalados, ao contrário do Windows. Além disso “Central de Programas” serve pra isso, igual Play Store =)

            Ou vai me dizer que quando comprou o primeiro smartphone já tinha em mente os aplicativos que utilizaria?

            O restante do seu comentário reforça o que falei de cultura do passado. Vc estar acostumado à algo não torna o concorrente pior, apenas diferente.

            4 – Sobre isso não tenho conhecimento, pois não uso Linux em corporações, mas creio que um profissional da área responderia sobre isso.

            5 – Pelo simples fato da cultura do passado vc não muda de sistema operacional. Quer ver? O que vc faz no PC da sua casa que não faria em um Linux? O Windows é realmente uma solução completa, mas isso torna o Linux incompleto? De forma alguma. Incompatibilidade de sites bancários? Tá de brincadeira né? Bancos usam Java, o que torna compatível com qualquer sistema operacional. Não conheço ninguém que não acessa seu banco por usar Linux.

            Jogos? Steam está aí pra isso.

            Uma instalação Linux nunca fica lenta com o uso, é imune a 99,99% dos vírus, não exige manutenção, desfragmentação ou formatação, a não ser quando expira o tempo de vida de sua distro, o que deve levar alguns anos. Os técnicos de manutenção de PCs nunca vão recomendar um sistema desses, pois o lucro deles iria por água abaixo.

            6 – Verdade, e como sabemos todos os grandes servidores rodam Linux, pois segurança é fundamental nos dias de hoje. NASA usa Linux, Bolsa de Valores usa Linux, até a Microsoft usa Linux nos servidores do Bing, Hollywood usa Linux para renderizar seus filmes, e por aí vai. Além disso o Linux domina Smartphones, SmatTVs, Tablets, e se brincar vai dominar até os SmartWatchs.

            É inegável que ele não domina o desktop por CULTURA DO PASSADO.

            Fique com Deus!

          • MVP_Baboo

            1. Li, mas você não compreende que as pessoas gostam de utilizar o que elas já conhecem e gostam. Muitos defensores do SL argumentam que as pessoas precisam “aprender coisas novas” quando elas simplesmente não precisam disso. PC para 99,9% das pessoas é apenas uma ferramenta para ser utilizado e desligado no final do dia – e não um meio de vida, uma fonte de aprendizado ou foco de discussões ideológicas sobre sistemas operacionais. O fracasso descomunal do Linux no desktop também é pelo fato das pessoas não precisarem aprender algo novo para fazer as mesmas coisas que fazem agora. Isso é totalmente desnecessário.

            2. O fato do Android ter chegado primeiro é uma vantagem competitiva, mas ele não manterá o domínio somente por causa disso.

            3. Quem REALMENTE precisa usar o Photoshop (empresas ou profissionais) pagará apenas R$ 22 para usá-lo https://creative.adobe.com/pt/plans?store_code=br , ou seja, ele custa o mesmo que um lanche no McDonalds. Se você realmente conhecesse o Photoshop a fundo, jamais afirmaria com “convicção” que o GIMP faz o mesmo que ele. Há uma infinidade de ferramentas, 3D, Content-Aware, detalhamento na correção de cor, plugins & afins. O Photoshop inclusive corrige fotos tremidas: https://www.youtube.com/watch?v=rm1sA7-x33g E isso é só a “ponta do iceberg” pois nenhum programa no mercado chega aos pés dele. E quem precisa de um editor de imagens simples tem opções online que dispensam instalação como o excelente http://apps.pixlr.com/editor/ da Autodesk.

            4. Sobre vulnerabilidade leia http://www.baboo.com.br/seguranca/os-x-ios-e-linux-sao-mais-vulneraveis-que-o-windows/. Se o Linux fosse tão maravilhosamente seguro como você imagina, o quartel-general dele não teria sido miseravelmente hackeado em 2011 aonde instalaram um backdoor no kernel.org e durante *17 DIAS ninguém dali percebeu absolutamente nada* (pois eles certamente consideravam infantilmente que “antivirus é coisa para Windows”). Isso não é exatamente um cartão de visita de quem vende segurança, certo? ;)
            http://www.eweek.com/c/a/Security/Linux-Foundation-Linuxcom-Hacked-in-Kernelcom-Breach-504793
            https://nakedsecurity.sophos.com/2011/09/12/linux-world-in-security-spinout/
            http://arstechnica.com/security/2013/09/who-rooted-kernel-org-servers-two-years-ago-how-did-it-happen-and-why/

            Sobre o preço do Windows, o Windows 8.1 podia ser comprado por R$ 29 ou R$ 69 quando foi lançado. Só não comprou quem não quis. Hoje ele custa apenas R$ 119 para estudantes ou 12 x R$ 36 na Kabum. Considerando que ele será utilizado por 3-5 anos, o custo dele é baixíssimo.

            5. Não dá para comparar Steam com os jogos disponíveis no Windows. Além disso o fps no Windows é bem maior do que no Linux por causa dos drivers. Sobre performance em game, o Ubuntu 14 é massacrado pelo Windows do mesmo jeito: https://www.youtube.com/watch?v=Eab2UI1Iq2w e https://www.youtube.com/watch?v=0ix_TLCEcm0 e muitos outros em https://www.youtube.com/channel/UCBu5HY4—D2BE2Au8BNz3Q

            6. A discussão é Windows e Linux no desktop. No mundo real as pessoas preferem utilizar Windows XP de 2001 do que Linux em 2015. Isso não tem nada a ver com SmarTV ou smartphones, que são ecossistemas diferentes.

            Bem, essa discussão está chegando ao fim: leia os mais de 250 comentários de http://www.baboo.com.br/seguranca/os-x-ios-e-linux-sao-mais-vulneraveis-que-o-windows pois muitas ideias que você defende foram debatidas ali, e o assunto aqui é Windows 10.

          • José Lopes

            Nem adianta discutir aqui é doutrinação pura pelo Windows e a Microsoft, também, acredito que eles são pagos para isso

          • MVP_Baboo

            Entenda que o BABOO é um site focado em Windows coordenado por um especialista desse sistema operacional. Quando internautas vêm aqui defender abobrinhas sem sentido tipo “GIMP faz o mesmo que Photoshop” aonde qualquer profissional que conheça o básico de ambos consideraria isso uma piada, dificilmente ele será levado a sério. Aqui não é Orkut nem Facebook aonde posta-se qualquer asneira e fica por isso mesmo.

            Se recebemos dinheiro da Microsoft, isso também significa que sites sobre MacOS recebem $$ da Apple e sites sobre Linux recebem $$ da Linux Foundation, certo? Só rindo mesmo..

            Por fim, o BABOO é um site sobre Windows, e defensores de SL e de MacOS não deveriam perder tempo aqui..

          • Everson Teixeira

            o que faz o linux nao ser solução, é pq tudo é gerado para plataforma windows, sistemas, driver de impressoras. etc…e quem faz o mercado assim, é o consumidor, que como vc disse, prefere uma coisa habitual (WIN XP) do que tentar algo novo. Se instalar office 2013 já é um caos pra kem usa o 2007..imagina trocar o OS.

    • Zilma Ribeiro

      nao quando vc começar a fazer a atualizaçao , a microsoft online ira verficar se sua chave do sistema e original, confirmando a autenticidade de sua chave vc sera direcionado para uma pagina na internet onde estara disponivel uma serial key definitiva do windows 10 e imagem iso para fazer dowload do windows 10 quando precisar fazer uma instalaçao limpa do windows 10 compreendeu? isso me foi informado pelo suporte da microsoft
      qualquer duvida ligue para 0800-888-4081 suporte microsoft para clientes originais

  • Edi Carlos

    O Baboo citou algo bem interessante… se o windows vista chegou a custar quase 1000 reais pra ser usado durante 3 anos entendemos que se fosse dividir esse valor em 3 vezes anuais cada ano do windows vista custaria 333,00 reais, acredito que oque será cobrado anual pelo windows 10, será bem inferior a esse valor, portanto será muito justo o valor cobrado, e o mais interessante que teremos um OS original com todas as atualizações e suporte.

  • João Manuel Moutinho

    Tenho uma pergunta que me deixa um pouco preocupado.
    – Se eu atualizar para o windows 10, um ano depois sou obrigado de o comprar mesmo depois de instalado? A minha preocupação é esta. Se por mero acaso terei que fazer uma formatação (no que acontece a muita gente) voltarei a instalar o windows 10. Terei essa vantagem de o instalar sem problema nenhum? Ou vou ter que comprar a licença?

    • Também não entendi isso!

    • Caio d’ Marq.

      Pelo o que eu entendi com uma pesquisa básica (para ter informações suficiente de como formatar o meu notebook e instalar manualmente o SO do Windows 10, vi que se você tiver o Windows 10 já instalado, ir nas Configurações, Atualização e Segurança, e em Ativação, e assim, ativar o que pede, sua máquina irá ser “salva” nos sistemas do Windows 10, aí sempre que tiver conexão de internet para validar a chave, você poderá re-instalar o Windows 10 quando quiser nesta máquina.

  • MVP_Baboo

    Augusto Aguieiras, entenda que este site é FOCADO em Windows. Poste seu comentário com educação ou seu comentário será apagado novamente.

  • Augusto Aguieiras

    MVP, vc é um puxa saco de carteirinha da Microsoft, tudo bem aqui o foco é Windows e isso até que vendo por aí tudo bem porém não precisa ser tão meloso no gostar do windows, eu por exemplo uso o Windows desde o começo e gosto muito (Windows 1.0, 2.0, 3, 3.11, 95, 98, me etc…) porém também tem o outro lado da moeda Apple Yosemite de graça, sim o Hardware é caro mas é de qualidade e o sistema totalmente gratuito.. Como estava falando também sobre o office ser caro sim e é 1150 reais não é qualquer um que tem assim pra ficar comprando um sistema pra instalar e usar… Sei que tem por 17 reais mensais mas isso é 17 mensais que não acaba mais ou seja vc fica pagando pagando e nunca é dono e se parar de pagar acaba o serviço.
    Por exemplo conhece bem o Office 2007.. Eu o uso até hoje (original) e me atende perfeitamente e de lá pra cá o que mudou foi firulas pequenas melhorias e a núvem, mas de resto é a mesma coisa. Mas ao menos paguei uma única vez e já fazem 8 anos e o Office continua o mesmo.
    Eu queria comprar o Original Office 2013 digamos por um preço justo.. Assim como eu compraria o Windows 10 também por um preço justo (como o fiz com o Windows 7 Ultimate 32bits e 64bits – paguei 600 reais) e não me arrependi pois o mesmo já se pagou pelo o número de formatações que já fiz e reinstalei o mesmo em meu pc. Porém 1150 reais acho muito e nada justo com a atual situação do nosso país onde o valor é maior que um salário mínimo o que acho um absurdo.
    Graças a mim trabalho muito e poderia até comprar pelo preço que colocam mas não gosto de ser roubado é uma afronta aos meus princípios o Roubo e como não gosto de roubar de ninguém também não gosto de ser roubado descaradamente.
    Quanto ao seu papel de puxar o saco da Microsoft, tudo bem faz parte meu amigo até compreendo mas por favor (Menos) se contenha a ser mais técnico já que o papel do blog é passar sim a imagem do bom produto que a Microsoft tem mas não precisa ser exarcebado fica chato para nós clientes ( leitores) ver uma pessoa fissurada, ficamos como a desconfiar do que muito meloso fala algo tem por trás…. vc entendeu o recado é inteligente e acredito que o que estou falando com o intuito de uma crítica (Construtiva) e não uma puxada de orelha ok?!!! No mais parabéns ao blog pois sempre tem muitas coisas interessantes pra quem gosta como eu da tecnologia. Por favor não me entenda mal.

  • Tenho uma pergunta sobre isso, chega à ser idiota confesso, mas mesmo assim vou perguntar: Esse upgrade gratuito vale apenas para aqueles que compraram as licenças do Windows 8/8.1 ou vale também pra quem possui as versões pré-instaladas desses sistemas que vem nos notebooks, por exemplo. Digo isso pois meu notebook veio com o Windows 8.1 SL. Caso a resposta seja negativa, então posso migrar do meu Windows 7 Professional numa boa pro Windows 10 sem ter que gastar nada?

    • MVP_Baboo

      A Microsoft não postou nenhuma info sobre isso, mas certamente todas as versões para consumidores do Windows 8.x terão upgrade gratuito para Windows 10 – inclusive pré-instalada e SL.

      • Observador

        Update: It seems there’s still confusion. It is very clear from this post that for the first year it’s available, you can upgrade to Windows 10 for free if you have Windows 7 or 8. You will not pay for it. After that year is up, nothing will happen to your Windows 10 license. If you do not upgrade within that year, however, you will have to pay for an upgrade. The offer expires after a year, not the upgrade.

  • Rodrigo José

    Posso fazer uma instalação LIMPA, ou seja, formatar completamente o PC ou é uma atualização direta por cima da instalação existente? E depois de 1 ano se precisar formatar o PC?

    • MVP_Baboo

      A Microsoft não informou como funcionará, mas certamente você só poderá instalá-lo sobre Windows 7, e não em uma instalação “limpa”..

  • Carlos Renato Cruz

    minha duvida é, se depois de um ano(prazo gratuito) fizer uma reinstalação, formatação irei conseguir ? ou terei que pagar pela licença ?

    • MVP_Baboo

      A Microsoft não informou isso, mas eu acredito que a licença gratuita de um ano poderá ser utilizada até 365 dias após o lançamento oficial do Windows 10..

      • Rafael Klaatu

        pelo jeito a MS não informa muita coisa né? por que será? …..:)

    • Zilma Ribeiro

      LIGUE PARA O SUPORTE DA MICROSOFT QUE ELES TE DARAO UMA RESPOSTA MAIS OBJETIVA E MAIS VERDADEIRA- O8OO-888-4081

    • MVP_Baboo

      Ao fazer upgrade do Windows 7 ou 8.x para Windows 10 durante o primeiro ano, você receberá uma chave de instalação do Windows 10 via Loja do Windows, e essa chave será válida para instalação mesmo depois do primeiro ano – embora nesse caso você provavelmente precisará ativá-lo via fone ao invés de internet.

  • John Smith

    Se for pra pagar todo ano, como estão dizendo, vou partir pro linux ou vou começar a usar pirata, coisa que nunca fiz.

    • MVP_Baboo

      Relaxe pois o valor anual será baixo.. certamente você gasta mais em gorjeta e cafezinho em alguns meses do que a Microsoft cobrará por 12 meses :)

      • Vitor DB

        Vou esperar que seja assim. Se o preço for acessível, eu pago e livro minha consciência.

      • Rafael Klaatu

        kkkkk….relaxa, vou colocar só a cabecinha…. LOL

    • Elias

      Essa M$ gosta de abusar. Nós, usuários domésticos, não queremos assim, pelo menos eu gosto de pagar tudo à vista, detesto esse negócio de ficar com prestações intermináveis. Essa M$ é esperta, ela quer ficar recebendo eternamente, com a desculpa que o usuário terá sempre um sistema atual, mas forçando as pessoas a um pagamento obrigatório anual que nunca terá fim. Eu já gosto de usar um sistema até o fim, e uso até hoje o Vista, mas pelo menos não pago mais nada. Acho que vai ser mais um tiro no pé.

      • MVP_Baboo

        Essa tática ajudará a diminuir a pirataria, já que as pessoas consideram o Windows “caro” e poderão pagar poucos reais por ano para ter uma versão original, sempre atualizada, e mais segura..

        • Elias

          De repente, me ocorreu que, se ela fizesse um pacote por 3 anos, com bom preço, para manter o sistema sempre atualizado, aí sim, acho que seria bem mais aceitável (e fidelizando mais ainda o usuário). Esse negócio de ficar pagando todo ano, sei não! Ela quer forçar as pessoas, como forçou a retirada do Iniciar e depois teve que ceder à pressão popular. Agora quer forçar de novo a uma mudança radical, pois assim, elimina os sistemas antigos, e a necessidade de suporte, e redução de custos óbvios. Não que eu seja contra inovações, eu até gosto, mas vamos esperar os próximos capítulos…

          • MVP_Baboo

            3 anos é demais! Excetuando antivirus, eu não conheço nenhum outro serviço que a pessoa fique feliz em pagar 3 anos adiantado :)

        • Concordo, mas se até a Apple (que custa os olhos da cara tudo), está atualizando o SO gratuitamente, a MS bem que poderia fazer algo parecido (igual?).

          • MVP_Baboo

            A Apple é uma empresa de hardware que lucra vendendo smartphones e tablets, enquanto a Microsoft é uma empresa de software que lucra com Windows e Office. São modelos de negócio distintos e não tem como compará-los.

          • Concordo! Será que irão manter ainda o valor próximo daqueles 40 reais que fizeram pro Windows 8 (acho que era uma atualização)? É uma ótima sacada também.

        • Rafael Klaatu

          diminuir a pirataria = pensando no bolso deles ; pra MS tudo sempre se resume aos lucros deles. ponto.

        • Zilma Ribeiro

          MUITO ENGRAÇADO ISO

      • John Smith

        Concordo com você Elias, penso o mesmo, e outra, as tais “atualizações” do windows e outros programas da microsoft, 99% é pra corrigir falha do mesmo, ou seja, vendem com defeito, arrumam, mudam o nome e querem vender novamente, por isso estão bilionários. Quer um exemplo, o excel, tem um defeito desde que foi lançado a primeira versão, até hoje já venderam inúmeras versões e o erro continua lá, só mudam o nome e a interface, por que o motor continua o mesmo.

      • MVP_Baboo

        Essa notícia é antiga e está desatualizada. Não haverá pagamento algum depois que você instalar o Windows 10 original no seu computador – inclusive quando você fizer upgrade para as próximas versões (11, 12, 13…). Com isso, ao comprar o Windows 10, você nunca mais precisará gastar um centavo para novas versões :)

  • Juliano

    Pra mim é um tiro no pé se tentarem transformar o Windows 10 num “serviço” em que você precisa pagar uma taxa anual para continuar a utiliza-lo. Eu não pagaria. Preferiria insistir ao máximo com o Windows 8.1 até que meus programas favoritos deixassem de rodar nele, o que poderia levar uns 10 anos ou mais. Se tentarem forçar a migração apelando para games “windows 10 only”, daí que o tombo poderá ser ainda maior. Se quiserem continuar lucrando, o caminho precisara ser os serviços cobrados a parte, como office 365, xbox live, etc. Com 1 bilhão de pessoas usando dispositivos com Windows, não será difícil achar fontes de receita. Com um sistema de licenças pagas, esse numero cairia para um punhado de milhões de pessoas apenas e o OS seria atropelado por algum tipo de Android para desktops, Chrome OS ou uma versão mais amigável e moderna do Linux.

    • Juliano

      onde escrevi licenças pagas, quis dizer, licenças com prazo de validade (1 ano, 6 meses, etc).

    • MVP_Baboo

      Android, Chrome OS e Linux não competem com Windows no desktop. Linux tenta competir desde sempre e nunca conseguiu, enquanto Android e ChromeOS são sistemas operacionais criados para smartphones e tablets. E games que funcionam nas versões anteriores do Windows funcionarão perfeitamente no Windows 10 :)

      • shdn2010

        Larguei mão de microsoft desde a versão do windows vista, parti para mac, e posso dizer que para o dia a dia funciona e muito bem, utilizo linux nas minhas maquinas do serviço e garanto que nunca mais tive dores de cabeças com reinstalações, VIRUS, arquivos corrompidos, deu pau na placa mae? troque!! o linux vai iniciar ser dores de cabeças com reinstalaçoes como acontece com windows ou seja, para o dia a dia internet email, funciona e basta, agora quem quer jogos ou uma tela bonitinha cheio de recursos que provavelmente ninguem usa mais do q 40 por cento, o windows com certeza tem meios de sempre estar a frente dos concorrentes. Windows para mim não tem mais utilidade nenhuma na minha vida. (OPINIÃO PRÓPRIA)!.

        • MVP_Baboo

          É preciso separar ficção da realidade. Eu também não tenho dores de cabeça com reinstalação, virus e arquivos corrompidos, e da mesma maneira que usuários de Mac e Linux também alegam isso. Na prática só tem problema no Windows quem instala tudo que acha na web – e daí não tem sistema operacional que resista.

          Sobre “VIRUS”, o Linux tem uma vulnerabilidade desde 2000 que permite que qualquer hacker acesse seu computador remotamente sem precisa saber o login e senha do usuário http://www.zdnet.com/article/critical-linux-security-hole-found/. Muitos acham que estão imunes a problemas de segurança com outros sistemas operacionais, quando na prática eles podem estar infectados e nem sabem disso pois acham que antivirus “é coisa para Windows” ;)

          • shdn2010

            Ultilizar um sistema operacional do qual você não gosta não é ficção é uma realidade. Ficção é alguem achar q o Windows é o melhor sistema do mundo e q nao contem erros como qualquer outro e ao Contrário do que foi escrito por você infelizmente antivírus não é coisa só de windows é coisa para todos os sistemas operacionais, uma pena né, pois seria muito divertido se fosse somente para windows.

          • MVP_Baboo

            Meia dúzia de gatos pingados usam Linux no desktop pois o resto do mundo não quer ele nem de graça (literalmente). Não é muito inteligente vir em um site de Windows fazer apologia dele, certo? :)

          • Luis Castro

            …a Google já da suporte a arquivos Windows, portanto pacote office fora, Libre Office também; banco? Linux é sem problemas para acessar banco. Games? HAHAHAHAHAH, A Valve já deu um jeito nisso ou melhor esta dando um jeito nisso, é tanto que eles criaram até um Game Machine com Linux. Windows para games?

          • MVP_Baboo

            Google docs funciona, mas é limitado: eu conheço muitos que utilizam ele, mas no final do dia precisam exportar p/ um programa de verdade como o Office 2013 para fazer algo mais complexo e proveitoso;)

            Valve é OK (e até a Alienware vende o ótimo console de game Alpha), mas isso não é motivo para deixar de usar Windows – ainda mais que as placas de vídeo têm drivers otimizados para Windows, e não Linux. A imensa maioria das críticas do uso do Linux pelos próprios linuxers é justamente a péssima performance dele em games comparado com Windows..

          • Alan

            MVP’s Microsoft, são na verdade, fan boys reconhecidos pela Microsoft. Não adianta atacar o Linux, que, com certeza possui falhas. Porém, o Windows possui grandiosas falhas de longas datas, que nunca serão corrigidas.

          • Daltro Campanher de Souza

            Definitivamente vocês são contratados pela Microsoft pra ‘fazer a cabeça’ do pessoal. E não venham excluir esse comentário, pois apenas é minha opinião; quem aceitar que aceite, quem recusar que recuse.

            Eu não vou ficar discutindo sobre qual sistema é melhor. Mas digo que recursos básicos até o Lubuntu oferece usando 200mb de memória RAM, isso é no mínimo 1/2 do que o Windows 7 usa limpo, cru. Uma instalação limpa do Windows 7 consome no mínimo uns 380mb.

            Windows XP? Vocês mataram. Windows FLP? Mais um que permanece em paz. Vai negar que isso tudo é uma máfia pro pessoal comprar equipamentos novos, mesmo sem necessitar?

            Podem até apagar esse comentário, pois meu destinatário são vocês, MVPs. Windows é o mais usado no mundo? Com certeza, mas não é por isso que vocês têm quaisquer direitos de vir falar mal de outras plataformas apenas por não ter entendimento de como funcionam, de como podem ser úteis.

            Mas algum conhecimento de como são úteis devem ter, afinal, qual a porcentagem de servidores usando Azure ou Windows Server? É algo ínfimo perto da porcentagem de servidores CentOS ou mesmo Debian.

            Pensei que blogs contratados eram apenas práticas da política executiva e legislativa brasileira – mas parece que até mesmo na tecnologia existe isso, lamentável…

          • Rogerio L Santos

            MVP_Baboo Vc disse tudo! maiorias do vírus acabam sendo instaladas por os próprios usuários principalmente os mais leigos, ou ate mesmo para os mais “intendidos” que adoram baixar seus aplicativo Crackeados ou piratas que acabam baixando vírus ao invés dos programas propriamente ditos, um exemplo que tenho é a maquina windows 7 que tem onde eu trabalho que vive infectada por vírus e Malwares entre outras(ja estou cansado de remover certas pragas) pelo simples motivo da pessoas leigas que operarem a maquina e acaba clicando em tudo que esta descrito DOWNLOAD na internet, em casa usando mesmo sistema raramente tenho maiores problemas com vírus, acredito que se a MS tivesse implantado uma loja de aplicativos apos o OS XP teríamos menores incidência de tanto vírus pelo simples fato de não temos que garimpar programas na internet que em muitos caso vem infectado por vírus o acaba direcionando diretamente o download para uma pagina maliciosa.

          • MVP_Baboo

            Instale o Adblock Plus no computador do seu trabalho e bloqueie os sites de download (via hosts) ali, e isso impedirá a maioria das instalações de malware pelos usuários comuns :)

          • Alexandre Gonçalves

            Creio que a solução ideal por se tratar de um ambiente corporativo seria usar um firewall, um proxy e definir politicas de segurança para o usuário e para isso existem diversas soluções da Microsoft ou baseadas em software livre

          • MVP_Baboo

            Sim, eu concordo, mas infelizmente nem todas empresas têm alguém de TI para implementar (e manter corretamente) isso..

          • Daltro Campanher de Souza

            Tá, então me responde o que significa MVP? Começa com ‘Microsoft’?

            Porque falar de vulnerabilidades é fácil quando se lê apenas o título das matérias. “Qualys found that the bug had actually been patched with a minor bug fix released on May 21, 2013 between the releases of glibc-2.17 and glibc-2.18.”

            Qual usuário com o mínimo de conhecimento vai usar distros com essa versão desatualizada do glib? Falhas de segurança no Arch duram três dias, quando muito.

            Claro, se alguém pensar em usar Kurumin; não vai ter um ambiente tão seguro quanto alguém que usa Arch, Gentoo ou mesmo as mais agradáveis Ubuntu e Mint.

          • MVP_Baboo

            Sim, MVP é um reconhecimento da Microsoft americana diante do meu trabalho com a comunidade de Windows. Isso me dá mais credibilidade em tudo que eu escrevo sobre a minha especialidade, que é.. Windows!

            Se o Linux fosse tão maravilhosamente seguro como você imagina, o quartel-general dele não teria sido miseravelmente hackeado em 2011 aonde instalaram um backdoor no kernel.org e durante *12 DIAS ninguém dali percebeu absolutamente nada* (pois eles certamente consideravam infantilmente que “antivirus é coisa para Windows”). Isso não é exatamente um cartão de visita de quem vende segurança, certo? ;)
            http://www.eweek.com/c/a/Security/Linux-Foundation-Linuxcom-Hacked-in-Kernelcom-Breach-504793
            https://nakedsecurity.sophos.com/2011/09/12/linux-world-in-security-spinout/
            http://arstechnica.com/security/2013/09/who-rooted-kernel-org-servers-two-years-ago-how-did-it-happen-and-why/

            Será que o pessoal do kernel.org não têm um “mínimo de conhecimento”? :)

          • Daltro Campanher de Souza

            Opa, mas também não é um site para quem é ‘laico’ – ou seja, em um site de Windows vir falar de Linux é quase que travar uma discussão. E eu gosto de travar discussões, então travarei mais esta.

            Bom, parece que houve uma falha nos SERVIDORES DO KERNEL.ORG. Então veja que essa não é uma falha no Linux em si, caros leitores. Bem diferentemente de uma falha de dezenove anos (19) que aconteceu em todas as versões que se passaram do Windows.

            E vamos aos fatos: você acha que o sistema open-source é tão inocente assim meu caro? Os ‘roots’ tem ‘hashs’. Todo usuário tem um ID, todo usuário com acesso especial tem um ID. Acho que o UAC do Windows tem algo parecido. E o sistema que gerencia o kernel.org não é um sistema que vai permitir que alguém que adquiriu root em apenas alguns dias consiga alterar bruscamente seu código, sem passar pelos administradores-chefes do servidor. Consegue entender?

            E quer ir mais fundo ainda e ver que você está totalmente equivocado? O código-fonte do kernel Linux NÃO ESTÁ EM KERNEL.ORG! Sim meu caro, esse domínio é apenas um ponto de distribuição, ou seja… Quaisquer danos que ocorram nesse domínio-fantasia, não vão acontecer no código ‘real’ do kernel.

            É diferente de um kernel atualizado por 19 anos, que passou por várias atualizações: Windows 2000, 2003, XP, Vista, 7, 8. E a falha permanece, dentro de uma empresa fechada e proprietária.

            Quer comparar as falhas que já ocorreram em ambos os sistemas, é sério? KKKKKKK’

          • MVP_Baboo

            Da Linux Foundation: Kernel.org is, of course, the home for the Linux kernel. Many other projects live there as well. http://www.linuxfoundation.org/news-media/blogs/browse/2011/08/cracking-kernelorg

            Eu estou me lixando com o que tem ali ou não: o fato é que invadiram o quartel-general do Linux e durante 12 dias ninguém percebeu absolutamente nada. Se vc ainda perde tempo aqui defendendo que o Linux é seguro e que todos que usam ele são melhores do que os usuários de Windows, ok, mas no mundo real isso está bem longe da verdade.

            Essa discussão está finalizando pois nem deveria estar neste tópico. Além disso, aqui não é local para discussão Linux x Windows.

          • Daltro Campanher de Souza

            Tá certo. E está aí o seu maior problema: você não enxerga que linuxers não são melhores que usuários de Windows e vice-versa meu caro. Nenhum usuário ou fã de um sistema é melhor do que o outro, e nenhum usuário de Windows tem o direito de vir falar mal de outra plataforma sem nunca ter a usado no dia-a-dia; o mesmo vale para os usuários de Linux que são haters de Windows. Eu uso Windows cara, eu uso Windows original, mas isso não me dá o direito de falar mal de Linux – que já usei por uns seis meses há um tempo e vi que também é um ótimo sistema, muito mais estável e leve. Mais uma vez repito que a Microsoft está pouco se lixando pra quem mantém computadores mais antigos ou que não tem capacidade de rodar Windows, bem diferente da comunidade Linux – que você queira ou não queira, é muito mais convidativa e hospitaleira.

            Desafio qualquer um a ir na TechNet pedir suporte nos fóruns. Sabe o que o MVPs falam se o problema for muito sério? Eles ignoram os softwares de terceiros (no Linux – pacotes que são compilados naquele sistema), e te mandam fazer coisas que alteram a estrutura do sistema todo (~dat restauração do sistema; reinstalação limpa – “Atualizar o PC”), por simplesmente não enxergarem programas que você baixa como integrantes do próprio sistema; isso impede que o problema em si seja resolvido unicamente, em sua síntese. Isso é lamentável e mostra certa incapacidade da comunidade Windows em aceitar, ou mesmo estudar, softwares de terceiros.

            Porém essa incapacidade não é culpa da comunidade, é culpa de qualquer sistema ou software de código proprietário. Ou MVPs têm acesso ao código do kernel NT agora? Por isso que não podem dar um suporte completo – e por isso que não apóiam que você, usuário, use softwares de terceiros; ou faça qualquer alteração no sistema. Isso é ridículo a partir do ponto que você COMPRA o SO e não pode deixá-lo do seu jeito.

            É claro que o Windows tem lados bons, como o gerenciador de janelas que é bastante eficiente; e também a interface. Mas a base de seu sistema, o kernel NT6, não é estável; e chega a ser instável quando comparado ao Linux, rs’.

            Além disso, UAC; WinFlip; Aero. É (quase) a mesma coisa que o acesso root (década de 90′); Compiz (2007); KDE. Claro que o Aero em si não foi visto no KDE, mas a inspiração veio dele, isso é quase que inegável.

            Um sistema freemium também é algo já visto no Ubuntu ultimamente, e parece que agora a MS vai adotar. Enfim, diversas são as semelhanças entre os sistemas – e parece que a cada dia só ficam mais similares. Espero que o kernel e o sistema de disco também se torne algo similar; ficar executando desfragmentação a cada três meses é algo chato, e mover arquivos pequenos anda complicado por aqui kkk’

          • MVP_Baboo

            Para encerrar essa discussão:

            1. Windows 8 funciona muito bem em qualquer computador velho com 1GB RAM pois ele roda muito bem em tablets, cuja configuração de hardware é fraca.

            2. Comunidade Linux é arrogante e intrometida. Aqui no BABOO temos centenas de exemplos disso. Você é um exemplo disso ao vir aqui pregar a eterna conversa-fiada pró-Linux em um site focado em Windows em um artigo sobre Windows 10. “Taí o seu maior problema”.

            3. TechNet é suporte da MICROSOFT que responde dúvidas sobre produtos MICROSODT. Se vc tiver dúvidas de software de terceiros, há milhares de outros fóruns na web para isso – inclusive o nosso em http://forum.baboo.com.br.

            4. O código-fonte do Windows está disponível para consulta por empresas, governos, MVPs e parceiros *há mais de 10 anos* em http://www.microsoft.com/en-us/sharedsource/. Atualize-se.

            5. Windows tem auto-defrag e há diversas apliações gratuitas que desfragmentam seu computador quando ele está inativo. Você não precisa fazer nada a cada 3 meses.

            Bem, assunto encerrado. Aqui não é lugar para discussão Windows x Linux e mensagens sobre isso serão apagadas.

          • mangue

            Provavelmente não viu os detalhes da invasão. A invasão no kernel.org foi devido a uma credencial de usuário comprometida. Isso poderia acontecer em qualquer sistema. Do mesmo jeito que a culpa do windows infectado ser pelo usuário.

            Qualquer profissional especialista de segurança que se preze abrange todos os sistemas e depois quando entende de verdade esse mundo tão obscuro que é a nossa falta de segurança, passa a utilizar tecnologias com transparência pelo menos para si próprio. Isso requer a filosofia do SL.

          • MVP_Baboo

            A “filosofia SL” não ajudou em nada o fato da invasão passar despercebida por 17 dias (e não 12). Defensores do SL deveriam esquecer a religiosidade do SL e se focar com mais seriedade no seu uso – que nesse caso foi pavoroso.

            Se os servidores Linux tivessem antivirus, certamente eles teriam sido uma excelente barreira de proteção contra o malware que foi enviado ali – mas certamente seus admins acreditam cegamente na “filosofia SL” e acham que antivírus é coisa para Windows, certo? :)
            http://www.theregister.co.uk/2011/08/31/linux_kernel_security_breach/

            O que será que os usuários do kernel.org pensaram quando receberam esse divertido e-mail? http://pastebin.com/BKcmMd47 ;)

  • Mário Avelino

    Pelo visto Redmond se tornará locador e não mais vendedor, desistindo de vender licenças passarão a alugar por um tempo. Parece um caminho mais lógico e coerente com o que já ocorre como “serviços” por aí. Pode ser bom, mas antes é preciso “criar” essa cultura entre os usuários domésticos já acostumados com licenças individuais e únicas. O preço a pagar pela pressa, caso haja como de costume, será um aumento considerável na pirataria já bem parruda e gordinha.
    Poxa Sid, tenho que concordar com o já dito. Informações adicionais são difíceis de conseguir, mas também esperava mais detalhes. Para muitos como eu, que estão loucos pra mandar o Win 8.mimimi pro espaço, qualquer informação sobre a nova versão do SO é aguardada com ansiedade.

    • MVP_Baboo

      A Adobe partiu para o modelo de aluguel de software ao invés da “venda em caixa” e atualmente tem cerca de 3 milhões de assinantes. Curiosamente esse modelo agrada as empresas, mas não agrada o consumidor final e pequenas empresas, que preferem utilizar versões antigas dos software. Isso acontece pois nem todas as empresas e consumidores utilizam os softwares da Adobe diariamente – e se usam, eles aproveitam no máximo 5% do que o software tem a oferecer.

      No caso do Windows é um pouco diferente, pois os usuários de versões antigas ou piratas finalmente poderão ter uma versão nova e muito mais potente do Windows que utilizam DIARIAMENTE pagando muito pouco por isso a cada 12 meses. Perceba que o Office 365 já faz isso, e por custar muito pouco por ano, poucos reclamaram :)

      • Mário Avelino

        É Baboo…
        Melhor mandar polir a armadura e selar Rocinante pois o que li acima confirma as previsões de Delfos (Ou será de Nostradamus?). Pelo visto sua batalha Quixotesca contra a pirataria ainda não terá trégua, nem mesmo com a nova estratégia do Ganexa.
        Sem dúvida o “rental software” é a saída mais lógica. Pode até não ser a mais barata no longo prazo, mas sem dúvida pode colocar o Windows (que espero não seja tão ruwindos assim) ao alcance de todos. Até da galera que anda de buzão e as vezes não tem grana pro cafezinho na padaria poderia, em tese, alugar o SO.
        O problema é a precipitação de Redmond que parece não se preocupar com a cultura do usuário doméstico pagante. Aquele que paga pela licença uma só vez estando ela “embarca” ou não no hardware. Sem mudar isso, por mais barato que pareça ser o “aluguel”, não será bem aceito e a pirataria continuará. Esse me parece ser o caso do Smith e do Elias.
        Redmond por vezes parece Narciso e vez ou outra se afoga no lago. O Windows 8.mimimi ta aí pra confirmar que hábitos não se quebram unilateralmente e nem sempre dá pra impor algo sem provocar a ira de Khan.

        • MVP_Baboo

          Hehehe a pirataria é eterna, mas ao menos o Windows está ficando cada vez mais barato. Antigamente ele custava mais de R$ 700 (ou mais de R$ 1000 no caso do Vista Ultimate!) e hoje o custo é 70% menor.. A solução de alugar é uma boa opção..

          • Alexandre Gonçalves

            E as Versões para estudantes, já que foi citada a galera que anda de onibus e nao tem dinheiro pro cafezinho, algumas faculdades oferecem uma gama interessante de softwares para “aprendizado”

          • MVP_Baboo

            Muito bem lembrado! São as versões Acadêmicas que saem de graça para estudantes..

  • Nathan

    Poxa, o Baboo que é um site focado só em Windows e produtos MS, poderia dar as notícias mais detalhadas, né? Até o Yahoo, onde vi essa notícia primeiramente enquanto estava navegando por lá, detalhou mais a respeito.

  • Sinto cheiro do modelo de negócios do Office 365.. o “Windows as a Service” e o “primeiro ano” tá dando cara de que vai ser cobrado depois perpetuamente, como o office 365 ou de que forma eles vão pagar as contas?

  • niquelnausea

    sou usuário linux já a alguns anos, e apesar das criticas, considerei o windows 8/8.1 um ótimo sistema operacional.
    mesmo que a licença do windows 10 custasse o mesmo que me custou a licença do windows 8 no lançamento (pouco mais de R$50), acharia um preço justo,

  • Elias

    Acho que fica em dúvida se essa gratuidade é permanente ou somente para o 1º ano (tendo que comprar assim que vencer o prazo de 1 ano)? Se for permanente, poxa, excelente. Do Windows 7 para o 8.1 temos que comprar, mas para instalar o Windows 10 seria free, show!!!

    • Ton

      é permanente, o 1ºano é pra support ,não vai ser preciso comprar depois de 1 ano .exattamento como tu disse [Do Windows 7 para o 8.1 temos que comprar, mas para instalar o Windows 10 seria free, show!!!]

      • John Smith

        Sempre tem que se pensar no seguinte, micros precisam ser formatados, e 1 ano é tempo suficiente para você ter que fazer isso, por erros no próprio SO, será que consegue instalar esse upgrade depois de 1 ano sem pagar????? Eis a questão.

    • felippe

      resumindo se o usuário quiser atualizar para o windows 10 tem que manter o sistema tanto 8.1 quanto 7 atualizado porque depois de 1 ano não sera mais possível fazer a atualização gratuita