A Microsoft introduziu o recurso TruePlay no Windows 10 Fall Creators Update para ajudar a impedir o uso de trapaças (cheats) em jogos.

TruePlay no Windows 10 Fall Creators Update

De acordo com a Microsoft, este recurso permite que os desenvolvedores dos jogos identifiquem que está trapaceando e tomem atitudes de acordo com a necessidade.

Se ativado, o TruePlay monitora as sessões de jogos em busca de padrões indicativos do uso de trapaça. Durante o monitoramento, dados são analisados e caso a trapaça seja detectada eles são enviados ao desenvolvedor do jogo.

A Microsoft destaca que os dados serão coletados e os alertas serão gerados somente quando o TruePlay detectar que o jogador está trapaceando. Para proteger a privacidade dos usuários e impedir a ocorrência de falsos positivos, os dados só são enviados aos desenvolvedores dos jogos quando o uso de trapaça é corretamente detectado.

Jogos monitorados pelo TruePlay no Windows 10 Fall Creators Update são executados em um processo protegido, o que já deve impedir o uso de certos tipos de cheats.

É importante destacar que por enquanto isto só funciona para jogos baixados através da Windows Store, como Forza, Cuphead e outros. Os desenvolvedores dos jogos também podem optar se querem ou não que seus jogos façam uso desta tecnologia.

Para ativar o TruePlay basta acessar a área Jogos no aplicativos Configurações:

TruePlay no Windows 10 Fall Creators Update pode identificar trapaceiros em jogosEmbora este recurso possa ser desativado, desenvolvedores podem optar por torná-lo um requisito para seus jogos e podem limitar a experiência do usuário com ele desativado (impedir partidas multiplayer, por exemplo).

  • Eu nunca falei que o Windows é perfeito. Isso é invenção sua..

    • Anônimo

      Nada é perfeito, mas a forma que você fala nos vídeos parece ser. Num vídeo somente além de menosprezar as ‘dicas’ de outras pessoas você junta uma quantidade grande e problemas gerados pelo próprio Windows(que supostamente não precisaria de qualquer tipo de ‘ajuda’ do usuário) e fala das possíveis soluções.
      As soluções existem começando pela própria Microsoft, mas vender uma licença do SO por mais de R$ 800,00 para seus clientes(que em boa parte é formada de leigos) é complicado…

  • Anônimo

    A trapaça é que a$ informaçõe$ da$ pe$$oa$ $ão muito valio$a$…

  • Daniel Alexandre Gonçalves

    Mais uma frescura para utilizar recursos do processador e deixar ele dando shuttering nos jogos, até otimizar isso vai updates hein?! kkk

    • Night Side

      Um cheater n gostou kkkkkkkkkkkkkkk

    • Anônimo

      Não fala isso cara! O Windows é perfeito e mais uma forma de coletar informações é sempre uma maravilha! Acabou de se tornar num cheater(mesmo sendo trapacear), segundo os experts aí. Microsoft sempre aproveitando seu domínio para empurrar o que quiser…

      • Night Side

        Então não use internet, o Google faz isso, Facebook, Twitter. O Baboo me parece que tem um vídeo dando informações a esse tipo de coisa que vc alega que o Windows faz…
        https://www.youtube.com/watch?v=Djp0pIttnbM
        https://www.youtube.com/watch?v=YaJ-93m2HSA
        Só falta falar que a solução é Linux. Não muito obrigado, se por um lado é livre e de código aberto, por outro lado, infelizmente, pra mim, não é funcional!

      • “Domínio”? Você está vivendo nos anos 90?

        Microsoft lucra com Windows, Office e Azure, e saber algo sobre você não aumentará o faturamento dela. Google, Facebook e antivírus chineses, por outro lado, lucram com banners e por isso eles precisam saber O MÁXIMO sobre você – e nesse caso a coleta de informações é crucial para eles..

        • Anônimo

          “e saber algo sobre você não aumentará o faturamento dela.” porque será que as empresas de tecnologia gostam tanto de coletar informações? Lucro e governos, sendo o resumo dinheiro e poder.

  • Fernando Junior

    Realmente isso é muito bom!

  • Roger Carvalho

    Muito boa iniciativa, padronizando.