A Microsoft introduziu o recurso TruePlay no Windows 10 Fall Creators Update para ajudar a impedir o uso de trapaças (cheats) em jogos.

TruePlay no Windows 10 Fall Creators Update

De acordo com a Microsoft, este recurso permite que os desenvolvedores dos jogos identifiquem que está trapaceando e tomem atitudes de acordo com a necessidade.

Se ativado, o TruePlay monitora as sessões de jogos em busca de padrões indicativos do uso de trapaça. Durante o monitoramento, dados são analisados e caso a trapaça seja detectada eles são enviados ao desenvolvedor do jogo.

A Microsoft destaca que os dados serão coletados e os alertas serão gerados somente quando o TruePlay detectar que o jogador está trapaceando. Para proteger a privacidade dos usuários e impedir a ocorrência de falsos positivos, os dados só são enviados aos desenvolvedores dos jogos quando o uso de trapaça é corretamente detectado.

Jogos monitorados pelo TruePlay no Windows 10 Fall Creators Update são executados em um processo protegido, o que já deve impedir o uso de certos tipos de cheats.

É importante destacar que por enquanto isto só funciona para jogos baixados através da Windows Store, como Forza, Cuphead e outros. Os desenvolvedores dos jogos também podem optar se querem ou não que seus jogos façam uso desta tecnologia.

Para ativar o TruePlay basta acessar a área Jogos no aplicativos Configurações:

TruePlay no Windows 10 Fall Creators Update pode identificar trapaceiros em jogosEmbora este recurso possa ser desativado, desenvolvedores podem optar por torná-lo um requisito para seus jogos e podem limitar a experiência do usuário com ele desativado (impedir partidas multiplayer, por exemplo).