Como parte do seu compromisso com a transparência e a privacidade, a Microsoft publicou hoje um post que ajudará você a ficar mais bem informado sobre sua privacidade no Windows 10 Creators Update.

Ela também destacou os seguintes pontos:

– A empresa está melhorando as informações no produto sobre sua privacidade. Com duas descrições curtas sobre cada configuração de privacidade e um botão “Saiba mais” para tornar as informações sobre suas escolhas de privacidade fáceis de acessar e entender.

– A declaração de privacidade da Microsoft será atualizada para incluir mais informações sobre as melhorias de privacidade no Windows 10 Creators Update; bem como compartilhar mais detalhes sobre os dados que ela coleta e usa para suportar novos recursos oferecidos nesta atualização. Como as atualizações anteriores das declarações de privacidade, essas informações serão disponibilizadas aos poucos online, permitindo que você explore progressivamente mais informações sobre suas escolhas de privacidade no Windows 10. A empresa também resumiu as principais alterações no Histórico de Alterações para a Declaração de Privacidade da Microsoft.

– A Microsoft começou a publicar mais informações sobre os dados coletados. A empresa se comprometeu a coletar no nível Básico somente dados necessários para manter seu dispositivo com Windows 10 seguro e atualizado. Para clientes que escolhem o nível Completo, os dados de diagnóstico são usados para melhorar o Windows 10 para todos e oferecer experiências mais personalizadas para você, onde você escolhe nos deixar fazê-lo.

Pela primeira vez, a Microsoft publicou uma lista completa dos dados de diagnóstico coletados no nível Básico. Os pontos de dados individuais que se relacionam com um item ou evento específico são coletados em conjunto e denominados Eventos. Estes são mais organizados em áreas de diagnóstico. A empresa também fornece um resumo detalhado dos dados que foram coletados dos usuários nos níveis Básico e Completo de diagnósticos.

Privacidade no Windows 10: mais transparência e controle para os usuários

Com o Windows 10 Creators Update, a Microsoft agiu para ajudar a garantir que você tenha informações para fazer escolhas conscientes e você esteja no controle das experiências personalizadas que escolher com o Windows 10:

Primeiro, todos terão a oportunidade de rever suas configurações de privacidade. A Microsoft acredita ser importante que você compreenda suas escolhas. Ela tornou isso o mais fácil possível com descrições mais claras de cada configuração de privacidade e botões “Saiba mais” que permitem mergulhar mais profundamente nas informações que são coletadas e como são usadas.

Para aqueles que já estiverem executando uma versão do Windows 10, uma notificação será exibida para agendar o Creators Update e escolher suas configurações de privacidade, conforme descrito abaixo.

A primeira imagem mostra um exemplo de como a tela de configurações de privacidade pode aparecer para você. Os valores reais das alternâncias nesta tela serão baseados nas suas configurações atuais no Windows 10. Por exemplo, se você optou anteriormente por desativar os serviços de localização, a alternância nessa tela será inicialmente definida como “Desativado” para os serviços de localização:

Privacidade no Windows 10 Creators Update: mais transparência e controle para os usuários

A segunda imagem mostra a mesma tela com todas as alternâncias definidas para “Desligado” (e, no caso de diagnósticos, para “Básico”):

Você pode usar os botões de alternar para personalizar suas escolhas. Além disso, a qualquer momento você pode ir para Configurações do Windows no Menu Iniciar e, em seguida, selecione Privacidade, para revisar e alterar suas configurações e para encontrar mais detalhes e links para a Declaração de Privacidade da Microsoft.

Para os que estão configurando um novo dispositivo Windows 10 pela primeira vez ou executando uma instalação limpa do sistema operacional, a nova experiência de configuração de privacidade se parecerá com essa abaixo.

A primeira imagem é a tela como ela aparecerá pela primeira vez, com botões de alternar mostrando as configurações recomendadas da Microsoft. Cada botão fornece uma breve descrição da finalidade da configuração. Se desejar mais informações sobre os ajustes, selecione o botão “Saiba mais”:

Esta tela irá substituir as telas “Obter rápido” e “Personalizar configurações” que estavam disponíveis nas experiências de configuração nas versões anteriores do Windows 10. Você deve atuar nessa tela antes de usar o Windows 10.

A imagem seguinte mostra a mesma tela com todas os botões ajustados para “Desligado” (e, no caso de diagnósticos, para “Básico”). Novamente, cada botão de alternar fornece uma breve descrição do resultado da configuração:

Ambas as imagens desta tela de configuração exibem opções em duas colunas (se for necessário por sua resolução de tela) para evitar a necessidade de rolar para ver todo o texto na tela. Se você estiver configurando ou atualizando manualmente o Windows 10 Creators Update usando ferramentas avançadas, como a Ferramenta de Criação de Mídia, a tela poderá adotar o formato de coluna única e exigir a rolagem, dependendo do tamanho da tela ou do idioma. Essas ferramentas são destinadas a usuários técnicos avançados e não são recomendadas para a maioria dos clientes.

Depois de analisar e selecionar as configurações, você deve tomar uma decisão final para aprovar suas escolhas selecionando o botão “Aceitar”.

Para os que utilizam dispositivos móveis com o Windows 10 Mobile, as principais opções de privacidade relevantes na versão para celular da Atualização do Windows 10 para Criadores serão apresentadas após a instalação da atualização.

A única diferença no celular é a configuração “Personalizar experiências com dados de diagnóstico” vem desativada automaticamente para todos os clientes e não é apresentada como uma opção na tela de privacidade devido às limitações da plataforma móvel:

O post da Microsoft pode ser visto na íntegra aqui.