O Shell do Windows é basicamente o ambiente do sistema operacional que conhecemos. Em termos simples, ele nos dá acesso aos elementos do sistema operacional e objetos necessários para execução de aplicações e também lida com recursos como a barra de tarefas, menu Iniciar, área de trabalho e mais.

Atualmente, o Shell do Windows é diferente dependendo da versão do sistema operacional que você está usando. Por exemplo, o Windows 10 Mobile utiliza um Shell diferente do presente na versão para desktops.

Agora novas informações indicam que a Microsoft está trabalhando para melhorar isso com um novo passo em direção à sua visão “One Windows”.

Novo Shell do Windows se adaptará melhor a diferentes plataformas

De acordo com informações do site Windows Central, a Microsoft está trabalhando em um novo “shell adaptável” para o Windows 10 que funcionará em PCs, tablet, smartphones, HoloLens e até mesmo no Xbox One.

O Shell do Windows 10 atual ainda não é um elemento completamente universal, ao contrário do subsistema OneCore e dos aplicativos baseados na Universal Windows Platform.

Os PCs e tablets compartilham o mesmo Shell graças ao Continuum, mas smartphones, HoloLens e Xbox One possuem versões individuais próprias que são mantidas e atualizadas separadamente.

Com futuras atualizações do Windows 10, a Microsoft pretende implementar um Shell único que se adaptará a diferentes plataformas e assim transformá-lo em um sistema completamente universal.

Novo Shell do Windows se adaptará melhor a diferentes plataformas

Conhecido internamente na empresa como “Composable Shell” ou “CSHELL”, este novo Shell do Windows poderá se adaptar a diferentes tipos de dispositivos de forma similar ao modo como o Continuum alterna entre o modo padrão e o modo tablet.

O site afirma que o novo Composable Shell começará a aparecer em futuros builds do Windows 10 para smartphones, PCs e para Xbox One, mas nenhuma data específica foi divulgada.

Embora não tenha sido mencionado pelo nome, o Composable Shell já apareceu publicamente em uma demonstração da Microsoft meses atrás. Nesta demonstração foi possível ver o modo Continuum do Windows 10 Mobile com um ambiente mais parecido com o do Windows 10 para PCs, ou seja, nela foi possível ver uma versão inicial do Composable Shell:


A demonstração também indicou que a Microsoft está trabalhando para que o Continuum se adapte de duas formas: na versão para smartphones ele se transforma em um ambiente similar ao Windows 10 para desktops e eventualmente o ambiente para desktops poderá se transformar um ambiente para smartphones e outros dispositivos como o HoloLens e o Xbox One.

Outro benefício do novo Shell do Windows é que a Microsoft não precisará mais disponibilizar múltiplas atualizações para diferentes plataformas. Uma só servirá para todas.

Vale lembrar que embora o novo Shell seja universal, isto não significa necessariamente que certos dispositivos terão acesso a recursos e funcionalidades que eles não precisam.

Novo Shell do Windows se adaptará melhor a diferentes plataformas</a></p>