Confira neste artigo algumas novidades no Windows 10 Fall Creators Update (Windows 10 v1709). A atualização foi lançada nesta terça-feira pela Microsoft.

O Fall Creators Update está disponível gratuitamente para os usuários das versões suportadas do Windows 10 através do Windows Update e da Media Creation Tool e do Assistente de Atualização.

Novidades no Windows 10 Fall Creators Update

A mais recente atualização do Windows 10 introduz alguns elementos da nova linguagem de design Microsoft Fluent Design System em diversas áreas do sistema operacional, como a Central de Ações, o navegador Microsoft Edge, Windows Store, notificações e alguns aplicativos pré-instalados como o Groove Música:


Novidades no Windows 10 Fall Creators Update


Os menus de contexto exibidos no menu Iniciar também trazem novos ícones:

O Windows 10 Fall Creators Update também inclui o novo botão “Pessoas” na barra de tarefas. Ele pode ser usado para manter seus contatos favoritos sempre ao seu alcance:

Habilite ou desabilite o botão Pessoas com a opção abaixo:

O Gerenciador de Tarefas foi atualizado e agora exibe informações sobre a GPU do computador (dedicada ou integrada) na guia Desempenho, o que sempre foi muito pedido pelos usuários:

Para quem usa o Hyper-V, o assistente para criação rápida de máquinas virtuais introduzido incialmente no Windows 10 Creators Update foi atualizado no Fall Creators Update e agora também permite que o usuário crie máquinas virtuais a partir de fontes de instalação disponibilizadas online.

No exemplo abaixo a Microsoft oferece uma versão de avaliação do Windows 10 Enterprise v1703 para que o usuário crie a máquina virtual:

Ainda é possível criar a máquina virtual usando a opção Fonte de instalação local destacada abaixo:

Como mencionado meses atrás, o recurso Arquivos Sob Demanda do OneDrive está disponível para todos os usuários com o lançamento do Windows 10 Fall Creators Update.

Com este recurso você pode acessar todos os seus arquivos na nuvem sem precisar fazer o download deles e ocupar espaço em seu dispositivo. Você não precisará mudar sua forma de trabalhar, porque todos os seus arquivos, incluindo os online, poderão ser acessados no Explorador de Arquivos conforme necessário:

Se a opção ainda não aparecer após a instalação do Fall Creators Update, baixe e instale a versão mais recente do cliente do OneDrive disponível aqui.

O compartilhamento de conteúdo ficou mais fácil no Fall Creators Update. Clique com o botão direito do mouse em um arquivo no Explorador de Arquivos e escolha a opção Compartilhar:

A nova interface de compartilhamento será exibida com contatos e aplicativos:

A lista de novidades no Windows 10 Fall Creators Update inclui diversas melhorias no navegador Microsoft Edge. Entre elas estão o suporte para uso da caneta para escrever em documentos PDF abertos no navegador, suporte para visualização do índice de conteúdo dos documentos PDF (imagem abaixo), suporte para formulários em documentos PDF, melhorias na performance durante a visualização de documentos PDF e suporte para escrita usando a caneta em documento no formato ePUB:

Para quem gosta, esta atualização do Windows 10 introduz novos emojis baseados no padrão Emoji 5.0 e versões atualizadas dos emojis existentes:

Na parte de segurança, o Windows 10 Fall Creators Update traz uma versão melhorada da Central de Segurança do Windows Defender que traz novidades como o recurso Exploit Protection, que oferece as defesas anti-exploit disponíveis antes como parte do Microsoft EMET (Enhanced Mitigation Experience Toolkit), e o recurso Acesso a pastas controladas, útil para impedir que documentos importantes e outros arquivos sejam bloqueados por ransomwares.

As defesas anti-exploit do recurso Exploit Protection já vem habilitadas por padrão*. Para conferir as opções, abra a Central de Segurança do Windows Defender e clique em Controle de aplicativos e do navegador:

*Menos a opção Forçar aleatoriamente imagens (ASLR obrigatório).

Localize o item Exploit Protection na lista e clique no link Configurações do Exploit Protection para conferir as opções separadas em Configurações de sistema (que afetam o sistema operacional como um todo) e Configurações de programa (habilita defesas para programas específicos:



Sobre o recurso Acesso a pastas controladas, ele só pode ser usado se o Windows Defender for o antivírus padrão do sistema operacional. Se você estiver usando um antivírus de terceiros a opção não estará disponível.

Para usar este recurso, abra a Central de Segurança do Windows Defender e ative a opção abaixo. Você também pode configurar aplicativos confiáveis que poderão acessar as pastas protegidas:

Quando a opção acima for ativada as pastas do próprio Windows (Documentos, Fotos e outras) já serão protegidas por padrão. Você pode adicionar mais pastas clicando no link Pastas protegidas exibido na imagem acima e depois no botão Adicionar uma pasta protegida:

Nos portáteis, o ícone da bateria exibido na área de notificação agora inclui um slider para que o usuário possa ajustar rapidamente o Modo de energia do Windows:

O aplicativo Configurações foi atualizado e agora inclui uma área só para a Cortana, opção para vincular smartphones com Android e iOS ao Windows 10, melhorias em recursos como o Storage Sense e mais:

O Windows 10 Fall Creators Update inclui diversas melhorias com foco na acessibilidade (detalhes aqui).

Por exemplo, o Fall Creators Update tornará o Windows 10 mais acessível para usuários portadores de Esclerose lateral amiotrófica (ou ALS), também conhecida como doença de Lou Gehrig, uma doença neurodegenerativa que afeta as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

Portadores desta doença poderão utilizar o recurso Eye Control em conjunto com acessórios certificados para controlar o sistema operacional com os olhos graças às tecnologias de detecção de movimento ocular mais recentes. A digitação em teclados virtuais para usuários com deficiências também ficará mais fácil.

As empresas também poderão tirar proveito das melhorias no Windows Defender Advanced Threat Protection com foco no Fall Creators Update.