Confirmando os rumores surgidos no início de junho, a Microsoft anunciou hoje sua mais nova edição do Windows 10, o Windows 10 Pro for Workstations.

Esta edição foi desenvolvida com base no feedback dos participantes do Windows Insider Program.

Windows 10 Pro for Workstations

De acordo com o anúncio da Microsoft, esta edição foi criada “para oferecer melhor performance e confiabilidade em PCs com alto desempenho”.

O novo Windows 10 traz recursos como o suporte para o sistema de arquivos ReFS (Resilient file system), que é otimizado para grandes volumes de dados, suporte para Persistent memory em sistemas equipados com módulos de memória não-volátil (NVDIMM-N), suporte para compartilhamento de arquivos mais rápido com o recurso SMB Direct e outros.

Sobre os módulos NVDIMM-N, eles tornam possível ler e gravar arquivos com a máxima velocidade possível – a da memória RAM. Como a memória é não-volátil, os arquivos continuarão armazenados mesmos e o computador for desligado.

Microsoft anuncia o Windows 10 Pro for WorkstationsO Windows 10 Pro for Workstations também traz suporte para processadores normalmente utilizados em servidores*, como Intel Xeon e AMD Opteron, e até 6TB de memória RAM.

*É possível utilizar até quatro processadores.

Esta nova edição do Windows 10 será lançada nos próximos meses junto com o Windows 10 Fall Creators Update.

  • Eu não vi nada de mais nesse SKU. A maioria dos recursos que a Microsoft diz serem já estão disponíveis no Windows 10 Pro a muito tempo. As únicas vantagens são o suporte melhorado de hardware. Essa deveria ser uma nova versão do Windows Server, que no caso seria uma alternative mais barata que o Windows Server Standard.

    • Mauro

      é ficou generico demais oque seria suporte melhorado ao hardware? driver mais novo de alguma coisa que pro nao teria?

    • Não acho que tenha relação com o Server. Acho que é, como o próprio nome diz, para quem trabalha com edição de vídeos, estatísticas, renderização 3D, simulação, etc. Ou seja, realmente para quem trabalha em Desktop de alta performance.

  • TecBeta

    E ainda tem I-D-I-O-T-A que diz que o W7 é melhor que o W10. É lamentável

  • Italo Reis

    Baboo os Tec-Manja estão começando a processar canais que falam as verdades sobre os produtos Microsoft.

    https://www.youtube.com/watch?v=8jPcKO1kEds

    Daqui a pouco é você levando processo pelas midias brasileiras….

    • Aparentemente esse youtuber “baixou o nível” no vídeo dele, ofendendo o jornalista que escreveu o artigo e com isso o Tecmundo (corretamente) reclamou..

      As minhas críticas são gerais (note que eu uso muito os termos “jornalistas despreparados”, “especialistas” e “youtubers”) e eu sempre removo o logotipo do site e o nome do jornalista quando eu publico alguma imagem. Isso é necessário pois a minha intenção é justamente abordar o CONTEÚDO errado, independentemente quem escreveu ele e aonde ele está postado.

      Inclusive no vídeo “Como remover vírus do jeito ERRADO – o que NÃO FAZER”, eu falo claramente no início que eu não tenho intenção de denegrir, difamar ou constranger os autores dos vídeos justamente para evitar menosprezar o trabalho deles mesmo eu sabendo que eles estão errados.

      Eu não me preocupo nada em relação a isso por dois motivos:

      1. Antes de começar a gravar meus vídeos, eu tomei o cuidado de consultar meu advogado para saber o que eu NÃO POSSO fazer (justamente para evitar o problema que esse youtuber teve)

      2. O meu conteúdo é puramente técnico, e com isso é muito fácil saber quem está certo e quem está errado :)

  • Quero ver se aparecerá doidos dizendo que essa é a “melhor versão do Windows para jogos”, “Windows gamer”, “versão mais estável e segura”, entre outras 500 asneiras.

    • Hehehe certamente..

    • mpptritan

      Hahahah, estava vindo escrever justamente isso!
      O vídeo do Baboo sobre o Windows LTSB deu o que falar em certas comunidades. Muita gente contestando, mas na minha opinião ninguém fez o mais básico. Se dizem que essas versões são supostamente melhores, façam benchmarks entre essas versões e o Windows 10 Pro, e mostrem o ganho, simples assim. Duvido que apresente qualquer diferença.

      • Italo Reis

        Pessoal já fez Benchmark e o Windows 10 Home e o Pro tiveram desempenho melhores que o LTSB.

    • Quero ver um monte de gente criando partições ReFS achando que isso aumenta a velocidade de alguma coisa e tendo seu PC travado toda hora e um monte de problemas de compatiblidade.

  • Samuel Alexandre

    Já imagino os jogadores instalando essa versão e logo depois reclamando que Windows não presta.

  • Se já vier sem aquele tanto de apps como os joguinhos já fico feliz, por mim versão home tudo bem mas versão pro vim com isso, mas com certeza minha key do pro não deve funcionar com esse Windows. E vamos ver o que a microsoft vai remover do Fall Creators Update, sempre que sai uma atualização nova removem algo de bom que tinha nas versões anteriores.

    • Mauro

      removem algo e adicionam outras coisas né

      • Na maioria das vezes acredito que acrescentem mais do que tiram ou ocultam em algum lugar difícil de achar. Tipo, não gosto da calculadora com tela moderna, vou la e instalo a calculadora do Winaero, em outras versões sumiram com o Backup do Windows 7 estava bem escondido lá em histórico de arquivos, apesar do backup do Windows funcionar muito bem mas em meus clientes prefiro deixar uma imagem de Sistema salva casa de algum problema no Windows 10 quando faz aquelas atualizações de versões e depois não inicia mais vou lá e volto um backup funcionando e atualizo o que tem que atualizar, mas tem gente que gosta né, a microsoft empurra essas atualizações de versões do Windows quase todo mês, quando você precisa do computador ele deu algum problema, tenho uns equipamentos de clientes mesmo que pararam de funcionar o driver da rede quando atualizei para Windows 10, toda vez que desliga o computador o rede volta com problema ai tem que desinstalar e reinstalar os drivers. Fui no site da Intel, procurei em alguns foruns e dizem que não é compatível mesmo a rede, fazer o que tive que voltar pra Windows 8.1. Meu desktop mesmo tive vários programas de quando desligava o equipamento ele desligava e depois de 2s ligava novamente, isso aconteceu com vários clientes com placa mãe gigabyte que tenho quando atualizaram para o 1703, tive que voltar a versão para resolver o problema. Tem umas 2 semanas que atualizei meu Windows novamente e agora está na 15063.502, até o momento está indo bem sem travar, esta desligando o VMWare parou de travar também e vai indo. Mas tem gente que gosta de tudo mais novo que vai saindo então fazer o que né.

  • Anderson Freitas

    Sei lá, tenho visto tão poucas workstations ultimamente (bem raro) que me surpreende o foco nesse nicho

    • VR5

      Setor de engenharia que trabalha com programas CAD/CAM & similares usam massivamente…

      • Mauro

        magina pc com 4 cpus e 6 tb de ram o custo deve ser inimaginavel mas quando sair ja to vendo pessoal “gamer” instalando em pc pra jogar e ficar dizendo a win workstation é melhor pra jogos que pro normal e LTSB hehe

        • Yurih_Oliveira

          Nem se compara LTSB com as outras versões. É basicamente um Windows 10 sem as tralhas que ele trás. Segurança do Windows 10 com a mesma usabilidade do 7

          • Isso é ficção. A performance no LTSB é a mesma das demais edições do Windows 10. Eu publicarei um vídeo sobre isso em breve com dois testes interessantes..

          • Mauro

            boa :) Aurélio

          • Samuel Alexandre

            Realmente em termos de desempenho do sistema, é a mesmo entre as versões, o que muda é o consumo de memoria maior, nas Home e Pro, porque nestas versões o sistema aloca mais coisa na memoria em cache, como o Aurélio abordou no seu vídeo “as tralhas” não afetam em nada o desempenho do sistema, pois ficam em suspensão e não consomem recursos da máquina.

          • Leandro Nas Nogueira

            Eu gostaria de ver um video sobre o KMSpico, como ele age no sistema, ocupa memoria no systema, as vezes faz uso da cpu em 100%, que é tao valioso para os gameres,