Confirmando os rumores surgidos no início de junho, a Microsoft anunciou hoje sua mais nova edição do Windows 10, o Windows 10 Pro for Workstations.

Esta edição foi desenvolvida com base no feedback dos participantes do Windows Insider Program.

Windows 10 Pro for Workstations

De acordo com o anúncio da Microsoft, esta edição foi criada “para oferecer melhor performance e confiabilidade em PCs com alto desempenho”.

O novo Windows 10 traz recursos como o suporte para o sistema de arquivos ReFS (Resilient file system), que é otimizado para grandes volumes de dados, suporte para Persistent memory em sistemas equipados com módulos de memória não-volátil (NVDIMM-N), suporte para compartilhamento de arquivos mais rápido com o recurso SMB Direct e outros.

Sobre os módulos NVDIMM-N, eles tornam possível ler e gravar arquivos com a máxima velocidade possível – a da memória RAM. Como a memória é não-volátil, os arquivos continuarão armazenados mesmos e o computador for desligado.

Microsoft anuncia o Windows 10 Pro for WorkstationsO Windows 10 Pro for Workstations também traz suporte para processadores normalmente utilizados em servidores*, como Intel Xeon e AMD Opteron, e até 6TB de memória RAM.

*É possível utilizar até quatro processadores.

Esta nova edição do Windows 10 será lançada nos próximos meses junto com o Windows 10 Fall Creators Update.