A Microsoft anunciou hoje durante o evento MicrosoftEDU o Windows 10 S, uma nova edição do Windows 10 voltada para estudantes.

Rumores se referiam à esta versão como “Windows 10 Cloud”.

Windows 10 S

De acordo com a Microsoft, esta versão virá instalada em portáteis custando a partir de US$ 189. Esta versão permitirá apenas a instalação de aplicativos através da Windows Store, incluindo aplicativos Win32 convertidos via Desktop Bridge (ou Desktop App Converter). Ele também rodará os aplicativos tradicionais do Office que serão oferecidos futuramente na Windows Store como parte do Office 365.

Também será possível fazer o upgrade desta versão para o Windows 10 Pro por US$ 49,99. Em alguns casos os estudantes poderão fazer o upgrade gratuitamente.

O Windows 10 S estará disponível em novos portáteis em breve e os portáteis com ele instalado também trarão o Minecraft: Education Edition, Office 365 for Education e o Microsoft Teams.

Esta versão do sistema operacional poderá ser obtida gratuitamente por instituições de ensino rodando o Windows 10 Pro e ela também poderá ser gerenciada com o Microsoft Intune for Education.

Microsoft anuncia o Windows 10 S

Acer, ASUS, Dell, Fujitsu, HP, Samsung e Toshiba estão entre as empresas que lançarão nos próximos meses portáteis com o novo sistema operacional pré-instalado.

  • 😅Eu não vou usa-lo, mas achei a proposta muito interessante

  • Alex

    O que será que irão lançar na Build Conference na semana que vem?!

  • Paulo Lima

    Esse Windows 10 S nem precisaria ser lançado! É o próprio Windows 10 “capado” e com possibilidade de instalação apenas de aplicativos da Loja! E leiam “Loja” como algo bem limitado, até que a Microsoft resolva investir mais em parceria com desenvolvedores de aplicativos!

  • Acho bacana, uma versão mais “light” do sistema operacional, uma espécie de versão standard, podendo ser personalizada pela Windows Store, certamente tem futuro em laptops mais antigos, ou mais básicos, bem como aqueles netbooks que vinham com Windows XP.

  • herbert

    uma versao que só permitira instalar app da store, eu acho desnecessário.
    não vale a pena.

    • Mauro

      aposto quanto vc quiser q quando lancerem daq 1 semana algum doidao hacker consegue ativar modo completo nesse win ae funciona tanto os .exe locais quando store

      • Isso não será tão fácil se a Microsoft alterou ou removeu o código que permite executar esse tipo de aplicação no Windows, da mesma maneira que ela removeu o código que permitia transparência nas janelas do Windows 10..

        • Mauro

          hmm é daí vai complicar mesmo a nao ser que alguem consiga mudar colocar o kernel do windows 10 normal e sistema ainda funcionar arquivo é ntoskrnl.exe

          • Certamente o kernel desse Windows é o mesmo das demais versões do Windows 10..

    • Vale dependendo do público a ser ofertado e também ao tipo de uso, para nós claramente, só se for em sentido de acervo de colecionador ou conservados em tecnologia de informação e comunicação, mas para usuários específicos, como público infantil ou de terceira idade, vejo que vale a pena.

  • ricardo cesar

    uma duvida da diferença windows 10 education e esta versao s qual a diferença

    • Também queria saber. Para saber as diferenças e proximidades.