A Microsoft anunciou hoje algumas melhorias na acessibilidade do Windows 10 Fall Creators Update, próxima grande atualização do Windows 10.

A atualização, conhecida pelo codinome Redstone 3, foi anunciada pela empresa no dia 11 de maio e tem lançamento previsto para setembro.

Melhorias na acessibilidade do Windows 10 Fall Creators Update

De acordo com o post publicado no Microsoft Accessibility Blog, a atualização trará diversas melhorias no Narrador:

– Modo de aprendizado do dispositivo
O Narrador poderá enviar comandos por teclado, tela sensível ao toque ou tela em braile e receber feedback sobre o que o comando faz sem que o comando em si seja executado.

– Facilidade de uso
O Narrador poderá ler controles de forma mais precisa e consistente, incluirá o Scan Mode habilitado por padrão e lerá apps como Configurações e Clima como se estivesse lendo uma página da Web. A Microsoft continuará trabalhando para oferecer com o Narrador um modelo de interação unificado, onde o usuário poderá navegar por apps para Windows e páginas da Web com um conjunto consistente de comandos.

– Melhorias no suporte para braille
Usuários do Narrador poderão digitar e ler usando diferentes traduções em braile. Eles também poderão utilizar atalhos de teclado em braile.

– Descrições de imagens geradas automaticamente
O Narrador no Windows 10 Fall Creators Update poderá utilizar inteligência artificial para gerar descrições para imagens automaticamente. Isto poderá ser feito até mesmo extraindo textos de imagens usando reconhecimento óptico de caracteres (OCR).

Melhorias na acessibilidade do Windows 10 Fall Creators Update

A atualização também trará melhorias com foco em usuários com visão comprometida:

– Lupa
A Lupa na área de trabalho agora seguirá o foco do Narrador, o que tornará ambos mais fáceis de serem utilizados em conjunto. A Lupa também terá uma opção para suavizar fontes e imagens, e mais opções de configuração.

– Filtros de cores
O Windows 10 Fall Creators Update incluirá filtros de cores, incluindo alguns criados para tornar mais fácil a visualização de conteúdo por pessoas daltônicas – permitindo que eles diferenciem melhor entre cores como vermelho e verde.

Outras melhorias trazidas pela atualização incluem algumas com foco em leitura e escrita:

– Ferramentas de aprendizado no Microsoft Edge
Além do suporte para ebooks e leitura em voz alta, as ferramentas de aprendizado do navegador também serão suportadas em páginas da Web.

– Predição de textos
Além dos teclados sensíveis virtuais, a predição de textos também será suportada em inglês usando teclados físicos.

  • Maxgrilo

    Para mim só corrigindo os bugs esta ótimo, do final do mês passado ate o dia 17 tive que formatar meu Desktop 3 vezes porque a droga do sistema tudo no mundo que de errado ele não consegue recuperar, perdi meu RAID 0 por causa de uma tela azul, e as outras duas vezes basta o sistema travar ai a pessoa reinicia e pronto tenta recuperar de todo modo e não da certo, isso tudo depois desse miserável Windows 10 para Criadores, o sistema esta pior que o Windows ME e olha que nem usei isso, outra coisa baixei a ISO da própria Microsoft e não fiz apenas a atualização não na época formatei do zero mesmo, outra coisa uso SSD e tanto testei nos mais antigos como em outro novo que tinha 2 meses de comparado.

    Mesmo a proteção do Sistema ativada ele não cria o ponto de Restauração, agora estou acabando de arrumar tudo aqui eu mesmo vou criar um ponto e ainda vou fazer a imagem do Sistema para ver se fica tudo OK, serio antes dessa atualização nunca tinha tido problemas assim no Windows 10 mais parece que toda vez a Microsoft piora o sistema com essa atualizações, nem na época que usava o Windows pirata desde o Windows 2000 ate o Vista não tinha problemas como esse e ficava mais de 2 anos em meu PC sem precisar formatar ai desde as versão originais do 7 no Notebook e do 8 que comprei na Black Friday e uso no meu Desktop.

  • Valter

    A Microsoft bem que podia deixar o teclado virtual melhor, para usar em tablets não é nada agradável, é pouco personalizável, ruim demais.

  • Depois do narrador no Windows PE eu não espero mais nada. Não, espero só um tema em alto contraste que não interfera em apps UWP que suportem tema escuro. Depois disso tudo estará perfeito.

  • Deyverson Gonçalves dos Santos

    Parabéns para a Microsoft por estar pensando nas pessoas!

    • project

      ou será que só pensam em lucros??

      • Gostaria que o Google tivesse a mesma preocupação com seu browser. Chrome é o pior em acessibilidade.

        • project

          a google é gigante kkk nao sei o que dizer quando se tem vários navegadores usando o mesmo núcleo do Chrome, as primeiras versões era mais seguro porque ele usava o mesmo núcleo do safari eu acho né, depois que tornou tudo da google a sua segurança decaiu e hoje esta mesma coisa inseguro, estao dando tiro para todos os lados e nao tem mais inovação nenhuma é sempre a mesma conversa que vai fica mais rápido kkk, nem quero comenta nada do Android kkk